A importância da água para todos foi tema de live do Museu Planeta Água com a Sanepar

Para iniciar a série de lives do Museu Planeta Água, em celebração ao Dia Mundial da Água, o Diretor de Meio Ambiente e Ação Social da SANEPAR, Julio Gonchorosky, e a jornalista e curadora de conteúdo do Museu, Maria Celeste Corrêa, conversaram sobre a importância da água para todos e as maneiras de combater a crise hídrica, problema enfrentado por Curitiba e região há mais de um ano.
O primeiro tema abordado foi a necessidade de conservação da Serra do Mar. O conjunto de montanhas é o local de onde vem cerca de 70% da água que abastece a capital e sua região metropolitana. Ainda dentro do tema, foi levantada a importância da conservação das florestas da região para que o fornecimento de água, em sua mais pura forma, seja garantido.
“É fundamental entender que a água não brota do nada, a água brota da terra apenas se tiver um ecossistema em seu entorno, se tiver uma floresta, um bioma estável”, aponta Julio, salientando que a oferta de água é um dos serviços ecossistêmicos que as florestas nos oferecem.
A conservação não é focada apenas na água ou na sua floresta, mas em tudo que existe na Serra do Mar, pois todo o conjunto está interligado e funciona como uma engrenagem, fazendo com o que o ecossistema sempre esteja renovado e funcionando.
Outro tema abordado na live foi a estiagem que Curitiba e região estão vivendo e a importância de cuidar deste recurso natural que captamos tão perto de nós. “Se não houver essa preocupação, e a consequente discussão, o custo desse bem poderá ser bem maior no futuro, pois se acabar a água fornecida pela Serra do Mar, teremos de procurar e captar água a mais de 50km de distância. Imaginem o custo disso”, completa o executivo.
Ele ainda sugeriu maneiras para a população contribuir com a economia da água. “Como cidadãos, conseguimos contribuir para a conservação da água das seguintes maneiras: redução do tempo do banho (máximo 10 minutos), evitar lavar calçadas com mangueira, escovar os dentes e lavar a louça/roupa com a torneira fechada, juntar o óleo de cozinha e o entregar para entidades especializadas (para evitar com que esse tipo de óleo contamine a água)”.
Outro ponto abordado durante a live foi a importância da redução do uso de plástico no dia a dia da população. Os resíduos plásticos chegam aos rios e, consequentemente, vão parar nos mares, tornando-se uma das maiores fontes de poluição dos nossos oceanos. A conscientização da população sobre esse tema é de grande importância, pois assim evitamos que cerca de 2,41 milhões de toneladas de plásticos cheguem aos oceanos a cada ano.
A banalização do uso da água, por sua facilidade de acesso, principalmente nos centros urbanos, acabou tornando-a “invisível” aos olhos da população. Este foi um dos fatores que levou à criação do Museu Planeta Água, do mesmo modo que à sequência de lives da instituição para a conscientização e o debate sobre este tema que é vital para todos.
Para conferir a live acesse o Instagram do Museu Planeta Água (@museuplanetaagua).

Sobre o Museu Planeta Água
Está sendo desenvolvido, em Curitiba, um espaço exclusivo para desvendar os mistérios da água e revelar sua importância para a manutenção da vida humana e de todas as outras formas de vida. O Museu Planeta Água será um grande espaço museográfico do país totalmente dedicado a esse valioso recurso natural. Interativo, o Museu se propõe a adotar uma abordagem multidisciplinar e abrangente, apresentando os mais variados aspectos relacionados à água e seus usos - científicos, educacionais, históricos, sociais e de saúde. A previsão de inauguração é para o ano de 2021.
Idealizado pela Associação Brasileira do Conhecimento (EGEO) e desenvolvido pela Straub Design, o Museu Planeta Água é patrocinado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), CTG Brasil e Compagás, além de contar com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e da Unesco desde a sua concepção. Recentemente, o Planeta Água também conquistou o apoio da Fundação Grupo Boticário, Instituto Fashion Revolution e The Nature Conservancy (TNC).
Para saber mais sobre a Semana Mundial da Água, promovida pelo Museu, acompanhe no Instagram - @museuplanetaagua.

Mais Informações
Assessoria de Imprensa - Comunicare Agência