E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Como fugir das dívidas e sair do vermelho em 2020
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
freepik
freepik

*Por Dora Ramos

Chegou a época do ano em que somos bombardeados por inúmeros convites que incentivam o consumo. São comerciais na televisão e rádio, anúncios na internet e panfletos nas ruas, tudo desperta o impulso consumista e a necessidade de adquirir determinado produto. Não há nenhum problema em consumir estes produtos se o valor que você gasta está dentro do seu orçamento. O problema é quando, por falta de planejamento ou disciplina, você corre o risco de cair na estatística que assombra os brasileiros a cada ano, a inadimplência.

O número de inadimplentes no país é de 63,4 milhões e teve aumento de 2,5% em comparação ao ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Serasa Experian. Devido à facilidade oferecida, o consumidor, quase sempre, prefere parcelar as compras no cartão de crédito. Embora não haja cobrança de juros, a divisão em valores menores acarreta uma grande quantidade de parcelas. Ou seja, a compra dos presentes em dezembro será quitada apenas em julho, agosto ou até depois. Além disso, com uma renda extra do 13º salário, todos têm por costume participar dos famosos amigos secretos, presentear familiares e amigos, sem falar nos gastos pessoais que todos adoram nesta época do ano.

Mas o que fazer para não ultrapassar o orçamento e manter o equilíbrio financeiro? Confira 5 dicas que ajudarão a conter o orçamento neste ano e a ter mais tranquilidade para realizar um planejamento financeiro para 2020.
1 - Compre à vista
No momento da compra, sempre é oferecida a forma de pagamento com o cartão de crédito, mas fuja dele. Prefira quitar suas despesas à vista, pois, além de estar criando uma dívida a prazo, utilizando o crédito você corre o risco de se enrolar e cair nos juros e taxas que estão cada vez mais abusivos.
2 - Faça uma programação de pagamentos
No dia a dia são muitas preocupações e tarefas para administrar ao mesmo tempo. Por isso, organizar o orçamento é uma atitude fundamental para não ficar no vermelho, você pode utilizar ferramentas tecnológicas como aplicativos de celular, planilhas ou até mesmo um caderno de anotações, isso permite que os processos sejam mais automatizados de forma segura, rápida e eficaz. A ideia é ter o controle das suas contas e realizar uma programação semanal de pagamentos para que não haja cobranças indevidas e evitar atrasos que geram juros e taxas. Assim, você saberá exatamente para onde seu dinheiro está indo.
3 - Priorize as despesas
Não podemos esquecer que todo mês temos despesas fixas, como contas de consumos, água, luz, em alguns casos aluguel e condomínio e outros impostos. Portanto, coloque todas as despesas na ponta do lápis e se organize para garantir o pagamento desse tipo de conta em primeiro lugar.

4 - Se está devendo, negocie

Esta é a melhor época do ano para aproveitar e liquidar ou renegociar suas dívidas e sair do vermelho, isso porque, a partir de novembro várias empresas de serviços públicos, entidades, associações e de banco de dados organizam mutirões para auxiliar os consumidores a liquidar ou renegociar seus débitos. Para alguns, o dinheiro extra como 13º salário e até mesmo o saque do FGTS pode ser usado para o pagamento dessas dívidas.

5 - Poupe e invista seu dinheiro

Como andam as expectativas e sonhos para 2020? Com o orçamento organizado, é hora de poupar e investir, para isso, existem diversas possibilidades de investimentos como: tesouro direto, títulos de capitalização, fundo de renda fixa. E para garantir sua segurança financeira na aposentadoria, vale à pena conferir as opções de previdência privada.

*Dora Ramos é contadora e CEO da Fharos Contabilidade.

Editorias: Economia  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Hiago Viana  
Contato: Hiago Viana Silva Martires  
Telefone: 11-33923025-210

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.