Scot Consultoria volta para a estrada com o Confina Brasil

A Boehringer Ingelheim Saúde Animal é apoiadora da expedição que retomará dia 28 de setembro o levantamento de dados a campo com o objetivo de concluir o mapeamento de 1 milhão de animais criados de forma intensiva nos cinco principais estados confinadores do País.

Após uma breve pausa devido à pandemia do novo coronavírus, a Scot Consultoria se prepara para pegar a estrada novamente com a retomada do Confina Brasil. A expedição que conta com o apoio da Boehringer Ingelheim Saúde Animal, tem como objetivo visitar, avaliar e mapear cerca de um milhão de animais criados de forma intensiva nos cinco principais estados brasileiros confinadores, o que representa, aproximadamente, 20% do gado total confinado no País. A comitiva que já passou durante o mês de março por quase todo o interior paulista, realizará as últimas medições no Estado antes de partir para Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

De acordo com Marco Túlio Habib Silva, diretor de marketing da Scot Consultoria, desde quando se iniciou a pandemia, todos os envolvidos na iniciativa ficaram apreensivos com a suspensão das atividades de coleta a campo. Porém, neste período, o projeto em si não parou. De forma online, a equipe fomentou a geração de conteúdos informativos com foco no uso de tecnologias, realizando bate-papos, enquetes e entrevistas com profissionais do setor.

Além disso, foram apresentados dados preliminares do levantamento no Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria, que este ano aconteceu no formato digital, uma prévia do que os profissionais tinham coletado até momento da pausa e como a pandemia poderia ter impactado o produtor. “Em julho precisamos refazer uma parte do questionário dos 23 confinamentos que já tínhamos visitado, principalmente nas questões que poderiam ser impactadas como intenção de confinamento, custo de alimentação, entre outras”, lembra Silva.
Baixada a poeira, agora em setembro a equipe refez os contatos com os pecuaristas para ver a possibilidade de retomar o projeto e as visitas nas fazendas. Para surpresa de todos, praticamente 100% deles disseram que as atividades não pararam completamente, e que sim, poderiam receber a equipe do Confina Brasil. Com esse importante aval e com o apoio dos patrocinadores, a expedição volta à estrada. “Resolvemos dividir a equipe, um veículo fará uma rota fixa e o outro carro passará por alguns pontos aleatórios de coletas. Os demais membros continuarão remotamente dando suporte”, diz o diretor de marketing da Scot.

Retomada com cautela
O projeto recomeça oficialmente na próxima segunda-feira, dia 28 de setembro, respeitando todas as regras de distanciamento. Além disso, os profissionais que vão à campo seguirão à risca as medidas de segurança e higienização, utilizando os materiais de prevenção necessários durante o percurso, além de testes para a Covid-19. A expedição segue até o dia 09 de outubro, finalizando o Estado de São Paulo e, a partir daí, seguirá rumo a Mato Grosso do Sul. O segundo giro será retomado no dia 13 de outubro passando por Goiás, Mato Grosso e sendo finalizado em Minas Gerais no dia 13 de novembro. “Com o apoio de todos os envolvidos, com muita cautela e segurança vamos voltar e conseguir finalizar a coleta de dados de 2020, entregando aquilo que o projeto Confina Brasil se comprometeu a fazer”, ressalta Silva.

O projeto
O Confina Brasil surgiu diante da necessidade de haver informações mais precisas sobre a pecuária intensiva no País e, por isso, a importância de avaliar os dados de confinamentos e semiconfinamentos, relacionados a todos os processos de produção envolvidos na atividade. São eles: gestão, manejo, sanidade, nutrição, logística, produção de alimentos, sustentabilidade e automação.

A ideia é aproveitar a rota para também levar ao grande público o importante trabalho que os pecuaristas fazem em suas fazendas, sendo eles cada vez mais eficientes, sustentáveis, tecnificados e preocupados com bem-estar dos animais. “O Brasil é muito grande e gostaríamos de entender cada realidade nestes cinco estados que vamos visitar. Assim, saberemos de fato a diferença entre o pequeno, o médio e o grande confinamento com uma imagem mais fiel da atividade no País”, aponta o diretor.

Apoiadores
O Confina Brasil tem patrocínio da Boehringer Ingelheim, BB Seguros, John Deere, Nutron/Cargill e UPL. Além da Assocon, entidade que representa produtores de gado de corte e demais integrantes da cadeia produtiva da carne bovina, a expedição conta com o apoio institucional Sociedade Rural Brasileira (SRB), da Unesp Jaboticabal e o Hospital de Amor de Barretos.
Todas as informações da rota serão atualizadas diariamente no Instagram @confinabrasil e no site do projeto http://www.confinabrasil.com.
Sobre - A Scot Consultoria é uma empresa dedicada à competitividade do agronegócio brasileiro. Foi criada com intuito de viabilizar a coleta, análise e divulgação de informações de mercado para o campo, onde geralmente há carência de informações confiáveis. Formada por profissionais especializados em agropecuária, as informações claras permitem decisões precisas. A proposta da Scot Consultoria é contribuir para o crescimento e fortalecimento do agronegócio, levando informações atuais a todos aqueles ligados aos elos da cadeia produtiva.

Editorias:   Alimentos  Animais
Empresa: Fábio Martins de Souza