Empresa de marketing digital aposta na diversidade para mais inovação e criatividade
(Rock Content/ Divulgação)

A diversidade e inclusão são temas que se tornaram recorrentes dentro das empresas. A preocupação é benéfica não apenas para criar um ambiente mais diverso, mas também para promover a inovação, advinda pela possibilidade de se ter times que trazem diferentes perspectivas e contextos.

Foi pensando nisso que a Rock Content, empresa mineira de Marketing Digital decidiu estruturar uma célula de diversidade dentro do time de RH, que se tornou responsável por coletar os dados de diversidade da empresa. Assim, conseguiram gerar relatórios comparativos com o mercado e com os dados demográficos da população, e implementar ações de melhoria para promover o ambiente diverso que acreditam ser o mais benéfico para o futuro.

“Além de uma visão geral sobre o cenário da Rock Content, o censo nos permitiu descobrir mais sobre os nossos pilares prioritários de diversidade e inclusão. Decidimos pegar dados demográficos da população brasileira como parâmetro inicial para a produção do nosso primeiro relatório.” afirma Rômulo Abreu, líder do pilar de diversidade na empresa.

A pesquisa revelou alguns dados animadores. Na startup, 53,6% do time é composto por mulheres, sendo que, quando falamos de líderes, 61,36% são do gênero feminino. A empresa também não possui desigualdade salarial, sendo que o teto é estipulado de acordo com o cargo e nível de senioridade do funcionário, sem distinções.

Ainda falando sobre a empresa, 22,2% dos profissionais se declaram LGBTQ+, Dentre os líderes, 11,36% fazem parte desse grupo. Ambos os dados sobre equidade de gênero e orientação sexual superam os dados da expectativa populacional, quando comparado com os dados demográficos.

Nesse censo, Rômulo e sua equipe também conseguiram identificar pontos de atenção que já estão sendo trabalhados, como uma maior inclusão para pessoas com deficiência e a promoção de um ambiente cada vez mais multiétnico.

Para isso, a empresa já conta com uma consultoria especializada, além de treinamentos específicos para todas as lideranças, bem como ações educativas para os colaboradores.

“Além disso, a empresa tem planos de publicar seu primeiro relatório de diversidade nos próximos meses, tornando público o nosso compromisso em melhorar o cenário e contribuir para as causas como um todo. Iremos desenvolver outras ações externas e pretendemos convidar outras empresas para se juntarem nesta empreitada conosco. Dessa forma conseguiremos promover trocas significativas, replicar boas práticas e contribuir juntos para uma realidade melhor.” declara Rômulo.

Editorias: Mídia  GLTB  Propaganda e Marketing  Recursos Humanos  Sociedade
Empresa: Rock Content