E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Colírio: a dose certa, no lugar certo
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Colírio dentro do olho
Colírio dentro do olho

Tem coisa que, mesmo parecendo simples, na prática pode ser difícil, como pingar colírio no olho: para muitas pessoas, aplicar – no lugar e na dose certa - é uma missão complicada e, mesmo quem realiza o procedimento com facilidade, nem sempre o faz de maneira correta e segura. Vamos ver como fazer isso direito, conforme explicações do Oftalmologista Dr. Cláudio Domingues.
Antes de mais nada, lavar bem as mãos. Além de muito sensíveis, os olhos são uma porta de entrada para o organismo, assim como a boca, nariz e ouvidos. Cuidado com as contaminações. Pelo mesmo motivo, é preciso ter ao atenção ao frasco, especialmente na região do bico e da tampa, para que eles não se tornem veículos de transmissão de micro-organismos, como vírus e bactérias. Muito importante: durante a aplicação jamais toque o bico do frasco, seja na mão, seja na região do olho.
A maneira correta de aplicar o colírio é inclinar a cabeça ligeiramente para trás e puxar a pálpebra inferior levemente com os dedos, de maneira a formar uma pequena “bolsa” onde será pingado o líquido. Procure olhar para cima e, claro, manter os olhos bem abertos. Em seguida, relaxe as pálpebras e pisque suavemente, para que o colírio se espalhe uniformemente. Evite “apertar” os olhos, para não expulsar parte do medicamento – o que leva a outro ponto importante: aplique apenas a dose correta, que é sempre de 1 gota.
Porém, alguns pacientes não conseguem realizar o procedimento dessa forma. Neste caso, existe uma alternativa: deitado, pingue a gota no canto interno, próximo ao nariz. Depois pisque delicadamente o olho e incline suavemente a cabeça para o lado oposto para que o colírio escorra em toda a sua superfície interna. Faça em um olho de cada vez. Esse método também é especialmente indicado para crianças, mesmo quando muito pequenas: a gota colocada no canto nasal, mesmo com o olho fechado, escorregará naturalmente para dentro quando ele for aberto.
Finalmente, existe a forma “solidária” de pingar colírio: peça para alguém ajudar. Do ponto de vista “operacional”, é mais fácil. Basta a pessoa também tomar as mesmas medidas de higiene e cuidados.
O olho é um órgão muito especial e, por ser exatamente por meio dele que enxergamos, é compreensível a dificuldade e - até mesmo a “aflição” - que muitas pessoas têm de aplicar medicamento. Mas, fazendo de uma das formas indicadas e, principalmente, com calma, vai dar certo!

____________________________________________________________

Sobre os especialistas

Dr. Cláudio Domingues
CRM 49624
Graduado em 1984 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com especialização no Instituto Tadeu Cvintal do Hospital Santa Catarina e pós-graduado pelo Centro de Extensão Universitária, Dr. Cláudio Domingues, Oftalmologista e cirurgião, está à frente do Centro Oftalmológico Perdizes – COP.

________________________________________________________________

Sobre o Centro Oftalmológico Perdizes – COP
Clínica especializada, criada em 1988 pelo Dr. Cláudio Domingues, reúne profissionais de todas as principais áreas da oftalmologia: córnea, retina, estrabismo, catarata e glaucoma.
Rua Cardoso de Almeida, 634 – Perdizes – São Paulo
F.: 11 3862-2441 ou 3868-1312

________________________________________________________________

Se você achou a pauta interessante e quiser mais informações, esclarecer dúvidas sobre Oftalmologia, obter entrevista ou imagens, entre em contato com a Assessoria de Imprensa:
Ideia Contexto
Rosa Cristina Visconti
Jornalista - Mtb 20633
(11) 99725 6640

________________________________________________________________

Material produzido e distribuído em setembro de 2020

Editorias: Estética e Beleza  Feminina  Masculino  Saúde  Terceira idade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Ideia Contexto  
Contato: Rosa Cristina M.F.Visconti  
Telefone: 011-997256640-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.