Saiba como identificar colas atóxicas para uso em madeira

Colar as peças é a solução mais prática e rápida para projetos, reparos domésticos e artesanato e por isso, é uma técnica cada vez mais adotada por profissionais de marcenaria, amadores e DIYers. Contudo, o consumidor precisa ficar atento às embalagens dos produtos, pois existem colas atóxicas e outras que fazem mal à saúde. As colas Titebond Original, Titebond II Premium e Titebond III Ultimate, por exemplo, são tão seguras que atendem às normas mais rígidas do mercado mundial, como a norte-americana de rotulagem de riscos crônicos à saúde ASTM D4236 e a brasileira ABNT NBR 14725-2.

Para não deixar o consumidor errar nesta tarefa, a Grossl, parceira oficial no Brasil da Titebond, ensina qual a cola mais segura e indicada para cada projeto.

Titebond Original: é ideal para uso em projetos de ambiente interno, onde não haverá contato com água ou com umidade, como: móveis para escritório, quartos, molduras, instrumentos musicais. É uma cola à base d’água para madeira usada por marceneiros, indústria de móveis e profissionais da madeira há mais de 70 anos em muitos países. Desenvolve uma junta mais forte do que a própria madeira.

Titebond II Premium: indicada para montagem de móveis de banheiro, lavanderia, sacada, áreas molhadas de churrasqueira, portas e esquadrias. É uma cola à base d’água para colagens de alto desempenho. Foi a primeira cola a passar na norma ANSI/HPVA Tipo II de resistência à água e é aprovada pela FDA para contato indireto com alimento.

Titebond III Ultimate: é a escolha perfeita para a construção de casas de passarinhos, móveis de jardins, decks, pergolados. Ideal para projetos de marcenaria de uso externo e complexos, é uma cola versátil, com resistência superior, e atende às rigorosas especificações ANSI / HPVA Tipo I, o que a classifica como “resistente à água”. Também é resistente à maresia e aprovada pelo FDA para contato indireto com alimentos, o que a torna uma excelente opção para projetos de utensílios de cozinha, como tábuas de corte.

As três colas têm em comum colagem mais resistente do que a própria madeira, excelente resistência ao calor e facilidade de lixar. Além disso, podem ser limpas com água enquanto estão úmidas e apresentam forte aderência e um tempo de fixação a partir de 30 minutos.

Editorias: Negócios
Empresa: Orlando Oliveira