E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Sucesso do e-commerce depende de uma gestão logística pronta para fidelizar o consumidor
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Por Luiz Paulo Ribeiro Sales, Sales Director VTEX


O sucesso de um e-commerce está diretamente ligado à operacionalização de sua área logística. Inúmeras variáveis como o prazo de entrega, o preço do frete, extravios e danos em produtos podem afetar não somente a decisão final de compra do consumidor, mas também impactar o resultado financeiro de uma empresa. Por isso, a logística deve estar na lista de prioridades quando se pensa em abrir uma loja virtual.
A logística é, definitivamente, uma das etapas mais importantes no momento de estruturação e planejamento de um e-commerce, independente do segmento de atuação. E os canais de entrega escolhidos para executar esse trabalho também. Hoje, mais de 50% do volume de pedidos feitos em lojas online são entregues por transportadoras privadas, seguido pelos Correios, com quase 40% de participação, e pela opção de retirada em loja, com 10%. Os dados são da edição 2018 do relatório Webshoppers.
Ao optar por terceirizar a gestão logística do e-commerce, alguns fatores devem ser considerados, como velocidade de entrega, competitividade nas taxas de frete, e redução de custos operacionais (não há a necessidade de contratação de mão de obra e nem gastos com equipamentos para gerir o estoque, por exemplo). No caso da logística reversa, dependendo do segmento, ela pode ser um grande entrave para o crescimento de receita de um e-commerce, especialmente quando a taxa de devolução alcança boa parte do volume total de produtos comercializados. E neste momento, a loja deve estar preparada para realizar um processo ágil e criterioso de recebimento e conferência do item, formalizando a troca.
Pensando nas vendas futuras, algumas ações podem ser implementadas para que a logística reversa cause menor impacto. Entre elas: solicitar no momento da retirada do produto - no caso de e-commerce que também atue no varejo físico - que o cliente verifique o produto antes de sair da loja; usar a loja física para a devolução de compras online; evitar erros em novos pedidos verificando o histórico de compras ou ainda rastrear os motivos da devolução do item, identificando como melhorar a experiência do consumidor na compra de determinado produto.
Ter um processo logístico consolidado e que obedeça ao passo a passo ideal – recebimento, armazenagem, coleta, conferência, embalagem e expedição – garante ao e-commerce uma maior transparência e comunicação entre todos os agentes operacionais, melhora a eficiência e ainda reduz custos. Do lado do consumidor, essa estrutura tem um papel crucial na experiência de compra: a satisfação e a fidelização. Durante a Logistic Training Session (dia 31/05, às 13h, na Conference Area, do VTEX DAY), eu e Aline Salles, Head VTEX Logistics, apontamos caminhos para empresas e empreendedores que buscam uma gestão logística mais eficaz e uma área de atendimento em sinergia com o processo de entrega. Com quantas transportadoras meu e-commerce deve trabalhar? Como diminuir o custo de transporte? O leilão de frete é uma alternativa? Como reduzir o retorno de produtos? Essas são algumas das perguntas que iremos colocar em discussão.

Participam do debate Alexandre Felix, CEO na Transfolha e Ana Maia, Sales Manager na CNTLog, companhia fornecedora de ferramentas integradas de logística para o e-commerce, players importantes do setor e que irão compartilhar suas soluções e estratégias visando a otimização de custos (operação própria x operação terceirizada) e a diminuição da logística reversa.
Os participantes da Logistic Training Session também têm a oportunidade de conhecer as trajetórias de grandes operações: as principais dores e os aprendizados vividos no percurso de estruturação do processo logístico. Pietrangelo Leta, diretor da área e-commerce do Zona Sul Supermercados, rede de supermercados do Rio de Janeiro; Fabio Miguel, diretor de Suprimentos do Grupo Boticário; Luiz Biazzi, Diretor de Logística na Sequoia; Leandro Bassoi, vice-presidente de operações logísticas do Mercado Livre; e Rafael Darrouy, fundador da Pedivela, startup que conecta empresas e transportadoras a ciclistas autônomos para entregas de produtos em baú de carga, destacam suas iniciativas no desenvolvimento de uma área enxuta e eficiente de logística e customer care.
As sessões de treinamento serão a grande atração do segundo dia do VTEX DAY. Elas foram pensadas para atender aos diferentes perfis na tomada de decisão.
O VTEX DAY, maior evento de inovação do mundo, está chegando! Com mais de 15 horas de conteúdos inéditos, distribuídos em dois dias de evento, 170 marcas patrocinadoras e público superior a 15 mil pessoas, a 7ª edição acontecerá no São Paulo Expo, espaço com mais de 43 mil m².

No app oficial do VTEX DAY, disponível na App Store e Play Store, é possível checar a programação atualizada sobre o evento. Planeje sua agenda e aproveite o máximo desse encontro de negócios. A agenda completa também pode ser acessada no site vtexday.vtex.com

Informações sobre o VTEX DAY
Data: 30 e 31 de maio de 2019
Horário: 30 de maio, às 8h, e 31 de maio, às 9h
Local: São Paulo Expo
Website: https://vtexday.vtex.com
Twitter @VTEXTrueCloud
Website VTEX: http://www.vtex.com

Para mais informações escreva para: contatovtexday@vtex.com.br ou acesse vtexday.vtex.com

Editorias: Negócios  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Orlando Oliveira  
Contato: Orlando Oliveira  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.