Precious Brazil promove parceria para uso de minerais em móveis e artigos de decoração

O Brazilian Minerals é uma ação do Precious Brazil, iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa a abertura de novos mercados para o segmento de minerais. Em 2017, um coletivo de indústrias de Soledade, no Rio Grande do Sul, foi o piloto dessa iniciativa. Com o objetivo de ampliar as possibilidades de uso desses materiais e agregar valor ao produto, o IBGM juntamente com o Sindmóveis de Bento Gonçalves e o Sindipedras (RS), promovem nos dias 2 e 3 de abril (terça e quarta-feira), a Oficina de Inovação: móveis e minerais.

O evento tem como principal objetivo aproximar designers renomados e com presença no exterior com as indústrias de Soledade, para que sejam criadas parcerias a fim de desenvolver móveis e artigos de decoração com design diferenciado e utilizando os minerais beneficiados na região.

Com mais de cinquenta anos no ramo, a HL Minerais é uma das empresas participantes do projeto. Segundo o diretor, Fernando Lodi, participar do Brazilian Minerals é uma forma de alcançar novos clientes e mercados. “Inovação é a palavra buscada pela nossa marca, já que a possibilidade de combinar as pedras com madeiras e metais é infinita”, afirma.

Para seleção do time de designers foi criado um comitê, composto por membros do IBGM e do Sindmóveis, que avaliou, dentre os participantes do Projeto Raiz inscritos na ação, aqueles com maior aderência à proposta: Faro Design, Jack Fahrer, Larissa Guimarães Batista e Lattoog Serviços e Comércio de Móveis foram selecionados para visita ao Polo e, com isso, visualizar as possibilidades de criação e de sinergia entre as empresas.

Para Leonardo Lattavo, arquiteto e diretor da Lattoog, o convite para participar desta iniciativa abre as portas para o uso de um material que não é comum em mobiliário. “Acreditamos que a aplicação das gemas brasileiras seja muito rarefeita no mundo do desenho industrial. Consideramos importante a possibilidade de colaborar para melhorar esse quadro”, ressalta. Os responsáveis pela Faro Design, Ilse Lang e Conrado Silva, falam que não é de hoje o desejo de contribuir com a valorização dos produtos da região. “É um anseio antigo da empresa incluir as pedras na coleção porque gostamos de priorizar materiais e manufatura de excelência da nossa região”, contam.

Dia 2 (terça-feira)

9h00 às 9h15 - Café da manhã colonial no Sindipedras

Com mensagem de boas-vindas do presidente Gilberto Bortoluzzi

9h15 às 9h45 – Apresentação da Pesquisa Móveis e serviços de design de móveis nos Estados Unidos

Carla Carvalho, da Apex-Brasil

09h45 às 10h15 - Case Design na Pele e modelos de parceria design/indústria

Rafael Andrade, consultor do CICB

10h15 às 10h45 - Perfil dos designers

Cada designer fará a apresentação de sua marca, produtos/coleções e presença no mercado externo

10h45 às 12h30 – Perfil das indústrias de Soledade

Cada empresa fará um breve relato dos seus produtos, capacidade produtiva e expectativas em relação ao desenvolvimento de parcerias para inovação no uso dos minerais como artigos de decoração, móveis e acessórios.

12h30 às 13h30 - Almoço no restaurante Italians

13h30 às 17h30 - Visita a 4 fábricas participantes do projeto

18h00 – Jantar no restaurante La Traviatta

Dia 3 (quarta-feira)

9h00 às 12h - Visita a 4 fábricas participantes do Projeto

12h às 13h30 - Almoço no Gênova Restaurante

13h30 às 16h30 - Visita a 3 fábricas participantes do projeto

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 95 empresas do setor.

Editorias: Economia  Industria
Empresa: Pamella Aparecida Massola