Além de sobrecarregar o sistema de saúde, a pandemia da Covid-19 acelerou o abismo entre classes. Diversas ações de apoio às comunidades vulneráveis têm surgido para amenizar o sofrimento daqueles que precisam de alimentos, medicamentos e suporte financeiro.
Em 2020, a Urban Arts se uniu ao Fundo Emergencial para a Saúde e criou a campanha Artista Solidário, que destinava valores dos lucros das vendas para o fortalecimento do sistema público de saúde do Brasil. Em nova fase, os valores arrecadados serão doados integralmente para o projeto Gerando Falcões, do empreendedor social Eduardo Lyra, que já arrecadou 60 milhões de reais impactando mais de 1 milhão de pessoas vulneráveis por todo o país. “Temos orgulho em apoiar essa organização social que atua dentro de estratégia de rede, em periferias e favelas de todo o Brasil, focados em esporte e cultura para crianças e adolescentes e qualificação profissional para jovens e adultos”, afirma André Diniz, sócio-fundador da Urban Arts que se junta a essa rede de solidariedade.
A campanha Artista Solidário vai destinar 100% da comissão do artista de cada venda das artes participantes e a Urban Arts 100% do lucro destas vendas para a instituição. Para participar, o artista interessado deve entrar no site da marca e acessar o link Venda sua Arte (no topo da página) e fazer o cadastro. Durante o preenchimento, o interessado deve sinalizar que quer ser um Artista Solidário na área de Formas de Recebimento. As artes disponibilizadas receberão um selo especial da campanha. As doações podem ser acompanhadas em tempo real na área de vendas do site. Confira, a seguir algumas das artes participantes da campanha.