Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Via Varejo, Lojas Americanas e Grupo Pão de Açúcar lideram o Ranking IBEVAR-FIA 2022, pesquisa anual que analisa as 120 varejistas com maior faturamento no país
O Ranking IBEVAR-FIA 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, traz o Grupo Carrefour na posição de maior empresa de Varejo do Brasil. Magazine Luiza, Via Varejo, Lojas Americanas e GPA completam o top 5 do levantamento, que destaca as 120 organizações varejistas que mais faturaram no ano, analisando 30 segmentos de negócios.
“O Ranking IBEVAR-FIA premia as empresas que mais se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento do setor. Precisamos cada vez mais incentivar as organizações e mostrar a importância de cada uma para o Varejo brasileiro”, diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.
Para a realização do Ranking IBEVAR-FIA, o instituto classifica cada empresa de acordo com o seu faturamento bruto do último ano, utilizando os dados declarados por cada uma. O Grupo Carrefour, líder do ranking 2022, faturou R$ 81,1 bilhões, enquanto o Assaí, segunda colocada, registrou R$ 45,6 bilhões, Magazine Luiza, terceira colocada, R$ 42,9 bilhões, seguida de Via Varejo com R$ 36,3 bilhões, Lojas Americanas com R$ 32,2 bilhões e Grupo Pão de Açúcar, em quinta posição, com R$ 29 bilhões. Juntas, as seis maiores empresas representam 36,7% do total do faturamento das 120 varejistas listadas em 2021. O número mostra leve queda em relação a 2020, quando a participação das cinco líderes do setor somava 33,3% do faturamento total.
O Ranking IBEVAR–FIA também destaca as maiores empresas do setor no ano de acordo com o seu segmento. Em Moda e Esporte, a campeã é a Renner com um faturamento de R$ 14,4 bilhões, enquanto farmácias e drogarias é liderada pela Raia Drogasil, com R$ 26,6 bilhões. Em material de construção, o maior faturador é St. Gobain Brasil com R$ 11,5 bilhões, Fastfood fica com Mc Donald´s com R$ 5,6 bilhões e Varejo Especializado com Cacau Show, campeã do ano passado, com R$ 2,9 bilhões.
Confira o ranking completo no site http://www.ibevar.org.br/.
Sobre o IBEVAR
O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Sem fins lucrativos, a organização reúne comitês de Tecnologia e Inovação, Varejo Digital, Gestão de Pessoas e Lideranças Criativas, PRACS e Pricing com executivos de alto nível que debatem temas relevantes para as melhores decisões do mercado. O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.