Estudo identifica desafios e pontos fortes para lideranças lgbtqia+

Russell Reynolds ouviu executivos que se identificam com a comunidade, mapeando como se dá jornada desses profissionais até as cadeiras de liderança e o papel das organizações

Poucos líderes identificam-se como membros da comunidade LGBTQIA+, mas eles estão no mercado e em setores diferentes. A Russell Reynolds Associates, líder global em pesquisa e busca de executivos, ouviu profissionais identificadas com a comunidade para mapear os pontos fortes e as experiências para caminhar até às posições de liderança e identificou atributos como a capacidade de assumir uma autotransformação e a importância que as experiências pessoais tiveram no desenvolvimento da carreira, com destaque para a capacidade de tomar decisões estratégicas. Outros traços em comum foram a perseverança, resiliência e empatia.

O estudo Liderança e Identidade: Como Líderes LGBTQIA+ Percorreram o Caminho para o Sucesso mostrou que, apesar das dificuldades e das armadilhas que podem vir a acontecer com aqueles que assumem sua homossexualidade, todos os executivos C-level ouvidos revelaram que experimentar os altos e baixos percorridos até a ascensão ao topo da pirâmide nas organizações foi o que os fizeram chegar mais fortes e confiantes.

“As organizações precisam de ter uma visão mais inclusiva. Definir e implementar políticas e práticas que promovam a diversidade, atraindo pessoas e desenvolvendo o pertencimento de todos”, diz Flavia Leão, diretora geral da Russell Reynolds. Leão destaca ainda como executivos mais seniores podem ser aliados para os profissionais LGBTQIA+, contribuindo com o desenvolvimento da organização no que se refere à Diversidade & Inclusão.

Outros destaques mencionados pelos entrevistados foram a capacidade excepcional de articulação e de se conectar com os outros. Esses pontos foram relacionados pelos líderes a partir da experiência de cada um para encontrar a própria identidade e autenticidade. A pesquisa indicou ainda que resiliência é um ativo importante quando se é membro de um grupo minoritário, justamente porque é o grupo que encontra mais desafios culturais, independentemente de quão inclusiva a empresa é ou conscientes os colegas são. Há casos que, intencionalmente ou não, os colegas podem dizer ou fazer algo que pode ferir aqueles que são diferentes deles. Por isso, é fundamental que essas lideranças existam para aumentar a conscientização em torno das opressões enfrentadas pelas minorias e criar ambientes melhores para outros profissionais da comunidade.

O estudo identificou também que, além de sua própria movimentação e conquistas, as empresas que escolheram trabalhar são locais inclusivos. Todos mencionaram como esse ambiente era essencial para apoiar sua autenticidade e pertencimento na organização, para que pudessem concentrar sua atenção em seu trabalho e não em suas diferenças.
A inclusão nas organizações está na forma como elas definem e implementam suas políticas e práticas para desenvolver um maior senso de pertencimento entre todos os colaboradores. Uma empresa inclusiva protege os colaboradores contra assédio e discriminação e pode ajudar no desenvolvimento de um líder LGBTQIA+ com mentorias.

Os líderes entrevistados pela Russell Reynolds ascenderam às posições de liderança em um período em que ser homossexual era um grande tabu e em um momento em que os membros da comunidade LGBTQIA+ não eram assumidos ou eram excluídos. Todos atualmente são vistos como exemplos pelos resultados que geram aos negócios das organizações.
“Progredimos em muitos aspectos, mas ainda o caminho ainda é longo para impulsionarmos ou criarmos ambientes com mais oportunidades para a diversidade ser um alavancador de grandes líderes”, conclui.

Sobre a Russell Reynolds Associates
A Russell Reynolds é líder global em consultoria e busca de executivos. Com atuação junto a organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos em mais de 26 países, a consultoria atua em todos os setores da economia. Russell Reynolds apoia os clientes a construir equipes de líderes transformacionais que podem enfrentar os desafios de hoje e antecipar as tendências digitais, econômicas e políticas que estão remodelando o ambiente de negócios global. Desde ajudar os conselhos administrativos com sua estrutura, cultura e eficácia até identificar, avaliar e definir a melhor liderança para as organizações, a empresa traz 52 anos de experiência para apoiar os clientes na solução de seus problemas de liderança mais complexos. A Russell Reynolds existe para melhorar a forma como o mundo é conduzido. Mais informações em http://www.russellreynolds.com.

Editorias: Negócios  GLTB
Empresa: Beatriz Soares Gomes