Bureau Veritas inspeciona uma das principais obras de infraestrutura do país: o contorno de Florianópolis

Grupo verifica a execução de túneis, pontes e viadutos do quilômetro 220 ao 228, que fazem parte do projeto dirigido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Arteris

O Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), é o responsável por inspecionar uma das principais obras viárias do Brasil, o Contorno de Florianópolis, capital de Santa Catarina. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Arteris, concessionária de rodovias do país, contratam o Grupo para certificar oito quilômetros do projeto, incluindo túneis, pontes e viadutos.

“O Contorno de Florianópolis é hoje a obra de infraestrutura rodoviária de maior complexidade em execução no Brasil. A solidez da nossa experiência em quase 200 anos no mercado foi o diferencial para fazermos parte de um projeto desse porte e contribuir para essa construção tão importante para a região”, diz Rafael Perez, diretor executivo de Construção & Infraestrutura do Grupo Bureau Veritas.

O Bureau Veritas verifica as etapas do quilômetro 220 ao 228, trecho Sul A do Contorno de Florianópolis. Para isso, a equipe de engenheiros do Grupo tem a responsabilidade de cuidar da parte técnica e de acompanhar todo o desenvolvimento do projeto, além de garantir a qualidade dos serviços em campo e dos materiais utilizados, verificar aderência dos processos e certificar que todas as normas de ABNT, as legislações da Engenharia e as técnicas que devem ser aplicadas em cada uma das etapas estão sendo seguidas corretamente.

Os serviços são realizados em campo, em laboratório e em uma sala técnica. Os dados coletados vão para um sistema desenvolvido especialmente para o projeto e, após serem analisados, são consolidados em relatórios finais e entregues ao cliente.

Com cerca de 50 quilômetros de extensão, o Contorno de Florianópolis cruza quatro municípios e interliga Palhoça e Tijuca, região metropolitana da cidade. A rodovia, que foi construída para ser plana e com curvas suaves, tem o objetivo de melhorar a circulação e reduzir o tráfego no local. A obra está prevista para ser concluída em 2024.

Sobre o Grupo Bureau Veritas

Com receita global de 4,6 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 75 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo 5 mil profissionais no Brasil. O Bureau Veritas oferece um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos que atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social.

Editorias: Construção e Arquitetura  Ecologia e Meio ambiente  Turismo
Empresa: Beatriz Soares Gomes