Escritor cearense fascinado pelas áfricas

O escritor cearense Charles Odevan consegue difundir no maior site de comércio eletrônico do mundo, a Amazon; sua obra bilíngue que contempla suas pesquisas etno-historiográficas em torno das comunidades tradicionais de terreiro da Região Metropolitana de Fortaleza iniciadas em 1992.

Crítico do valor-dissociação e aberto a teoria do filósofo, historiador e pedagogo Robert Kurz; Charles Odevan quer devassar as relações que há entre os processos civilizatórios da chamada diáspora negra brasileira e suas difrações ante os eurocentrismos e branquitudes ainda presentes na formação intelectual da classe média letrada brasileira.

O escritor cearense quer aproximar as relações que há entre a África continental e seus reflexos na formação cultural simbólica do povo cearense e do povo brasileiro. Assim como, visa confrontar o rescaldo civilizatório helênico-semita da tradição ocidental judaica cristã com os sistemas simbólicos das religiosidades de matriz africana e afro-indígena.

Na suas perquirições há lugar não só para ensaios sobre as peculiaridades dos povos de terreiro como para investigar a gênese do patrimônio material e imaterial negro no Brasil e na diáspora negra atlântica. Com um olhar utilizando uma metodologia que inclui a africologia de Molefi Kete Asante e que conjuga os saberes pós-coloniais.

Editorias: Cultura e Lazer  Economia  GLTB  Política  Religião e Espiritualidade
Empresa: Charles Odevan Xavier
Contato: Charles Odevan Xavier