Evento de empreendedorismo anuncia novidades para gestão de PMEs e contadores

Milhares de empresários de pequenos e médios negócios, contadores e profissionais dos setores de tecnologia e inovação tiveram acesso em primeira mão, durante o We Are Omie Business Experience, às novidades que prometem revolucionar o mercado de contabilidade no Brasil e aumentar a eficiência na gestão de PMEs. O evento de empreendedorismo e negócios foi um sucesso de público já na sua primeira edição, realizada no último dia 4 de outubro, no Transamérica Expo Center Norte, em São Paulo, com mais de 2.800 participantes, 32 palestras e centenas de oportunidades de negócios geradas.

O evento foi organizado pela Omie, empresa de sistemas de gestão ERP na nuvem que mais cresce no país e que tem a maior rede de franquias do setor – ficou em 3º lugar na pesquisa Deloitte Exame 2018 entre as PMEs com maior variação positiva de faturamento.

“Existe um novo paradigma de uso inteligente da tecnologia como aliada dos empreendedores. Até pouco tempo, o design de softwares de gestão era criado com o objetivo de facilitar a execução de tarefas por parte do usuário. Agora, o novo modelo é permitir que o usuário não precise mais executar tarefas rotineiras, pois elas são feitas automaticamente pelo sistema, através de recursos como inteligência artificial, robotização, machine learning e automatização”, afirma Marcelo Lombardo, CEO e fundador da Omie.

Quatro novidades anunciadas no evento seguem esse novo paradigma. São elas:

- Inteligência Artificial Fiscal: foi lançada uma ferramenta inédita na plataforma Omie que calcula automaticamente os impostos que devem constar na emissão da Nota Fiscal para venda de produtos. O sistema também monitora as alterações das leis e regras relativas às alíquotas que ocorrem diariamente, atualizando em tempo real as informações de cadastro da empresa e de seus produtos. “O sistema tributário no Brasil é tão complexo que, desde a Constituição de 1988, já houve mais de 5 milhões de mudanças e portarias publicadas pelos governos. Os empresários só se dão conta de que pagaram menos ou mais impostos devidos quando são multados ou levam prejuízo”, lembra o CEO da Omie, Marcelo Lombardo. “Há centenas de variáveis para se chegar ao valor dos tributos e ainda se perde muito tempo para fazer esse cálculo manualmente. A nossa nova ferramenta reduz a praticamente zero o risco de erro no lançamento e pagamento dos impostos”, garante o diretor de Inovação e Tecnologia da Omie, Rafael Olmos. A solução foi criada em parceria com a Systax, empresa especializada em inteligência fiscal.

- Novo software online para contadores: a Omie e a ProfitSee lançaram o Omie Smart, mais completa plataforma de gestão empresarial online que transforma o contador em um consultor para os seus clientes. O software permite que ele tenha acesso em um só lugar, de forma prática e estratégica, às informações das empresas que atende e possa simular cenários com os melhores caminhos para se alcançar os resultados esperados. “O contador visualiza os dados contábeis e financeiros das empresas em um painel com indicadores que geram diagnósticos. É possível saber, por exemplo, se o cliente está gastando mais do que faturando, se a taxa de inadimplência está alta ou baixa, variações no volume de estoque. Além disso, a plataforma apresenta dados resumidos de balanço, compras e vendas, lucro, orçamento previsto e realizado, crescimento de patrimônio, indicadores de liquidez. E ainda cria simulações e análises para saber, por exemplo, quanto vale aquela empresa”, explica o diretor de Contas Estratégicas da Omie, Wagner Xavier.

- Capacitação para empreendedores e contadores: a Omie Academy, uma escola de empreendedorismo, visa preparar empresários para as tendências e novas habilidades que estão surgindo em meio à quarta revolução industrial e à inteligência artificial integrada aos negócios. É também uma iniciativa educacional voltada para o desenvolvimento da carreira contábil no Brasil. “As profissões estão em permanente mutação e o setor de contabilidade vive essas mudanças de forma acelerada. Queremos ajudar os contadores e seus clientes a prosperar nessa nova jornada com treinamentos e estudos dirigidos, por meio de videoaulas, workshops, e-books e exercícios práticos”, afirma o Head da Omie Academy, Gilberto Cunha. Mais informações no site academy.omie.com.br.

- Joint Venture no mercado de sistema contábil: as empresas de software contábil SCI, Tron, Mastermaq e Fortes, junto com a Omie, acabam de anunciar a formação de uma Joint Venture para desenvolver a mais moderna plataforma de sistemas web voltados a escritórios de contabilidade, com investimento inicial de R$ 40 milhões e uma representatividade de 40% do mercado de software contábil do país. Com lançamento previsto para o início de 2019, o novo produto rodará completamente na nuvem e promete entregar mobilidade plena e facilidade de uso, automatização de tarefas e informações em tempo real para contadores e seus clientes, usando os mais modernos recursos de linguagem de programação, robotização e inteligência artificial.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Negócios
Empresa: Danthi Comunicações