|
Divulgação |
Em um esforço conjunto para enfrentar o desafio da poluição urbana, a Coca-Cola FEMSA Brasil – em parceria com Blue Keepers, Beagá Limpa, Instituto Limpa Brasil, Sprite e Pacto Global da ONU – vai realizar, no dia 14 de setembro (sábado), um mutirão de limpeza na região da lagoa da Pampulha, um dos cartões postais de Belo Horizonte. A ação de conscientização ambiental começará às 9h, com concentração no Clube da Caixa (av. Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 17 – Pampulha). A comunidade local é convidada a participar e pode fazer inscrição on-line.
A iniciativa é parte de um projeto contínuo da The Coca-Cola Company por meio da marca Sprite, iniciado em dezembro de 2022, e que hoje inclui um calendário anual de ações de limpeza de rios, praias e lagoas em diversas cidades brasileiras. Nacionalmente, a coordenação estratégica das ações é realizada pelo Blue Keepers, um programa nacional da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) Rede Brasil, do qual a empresa é participante desde 2018. Cada cidade recebe três eventos de limpeza, mobilização e sensibilização, onde Sprite e Blue Keepers se unem para apoiar e fortalecer ONGs locais que já atuam na conscientização ambiental.
Em Belo Horizonte, a ação de limpeza na lagoa da Pampulha é coordenada pelo movimento social Beagá Limpa e pelo Instituto Limpa Brasil. A iniciativa conta também com a colaboração de outras instituições locais, como Florzinha Sustentabilidade, Óleo Verde, Eu Amo Minha Quebrada, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Cataunidos, Rotary Club de Belo Horizonte Liberdade, Ah é lixo!?, Pomar BH, Grupo Amor Pet\'s e Grupo de Voluntários Greenpeace Belo Horizonte.
A gerente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, Bruna Porto, destaca a importância de iniciativas como essa para mobilizar a comunidade e reforçar o compromisso da companhia com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. “A sustentabilidade é um dos nossos pilares. Esse projeto é uma forma de conscientizar e gerar impactos positivos nas comunidades em que atuamos, além de dar visibilidade ao papel de cada um de nós na construção de um futuro para nosso planeta”, declara.
Mundo sem resíduos
O projeto nasceu a partir de uma iniciativa sustentável da The Coca-Cola Company, que consistiu na mudança da embalagem de Sprite, substituindo o PET verde por uma versão transparente, com o objetivo de facilitar a reciclagem do material. “Desde 2018, nós da Coca-Cola assumimos globalmente os compromissos de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado, além de contribuir para a coleta e reciclagem de 100% das embalagens que colocamos no mercado até 2030.” afirma Rodrigo Brito, diretor de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e Cone Sul.
“Desde a década de 1990, realizamos programas e iniciativas de grande escala para a coleta, reciclagem e circularidade de nossas embalagens, que vão desde a ampliação de nossa linha de retornáveis até programas como ‘Reciclar pelo Brasil’, ‘Recicla Solar’ e ‘sustentaPET’, iniciativas de fomento e apoio à reciclagem, que, juntas, envolvem e apoiam diretamente mais de 460 organizações e cooperativas em 160 cidades brasileiras, contribuindo para a coleta e reciclagem de milhares de toneladas de embalagens pós consumo anualmente. Nesse sentido, a iniciativa com Sprite, Blue Keepers e o Pacto Global na prevenção e combate à poluição em rios e oceano se conecta a esses programas e iniciativas à medida que também sensibiliza e engaja cidadãos e consumidores a destinar corretamente as embalagens utilizadas, contribuindo para sua circularidade”, completa Rodrigo Brito.