|
Freepik |
Na hora de promover a saúde e o bem-estar através da orientação alimentar, não há ninguém melhor do que eles: os nutricionistas. No Brasil, o ‘Dia do Nutricionista’ é celebrado todos os anos ao fim do mês de agosto, no dia 31. E se, para a maioria das pessoas, alimentar-se pode parecer algo trivial, os profissionais da nutrição sabem bem que não existe nada mais importante do que uma relação inteligente com a comida e, é claro, com a saúde.
Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), o país se aproxima hoje da marca de 200 mil profissionais de nutrição, um número que experimenta um crescimento consecutivo nos últimos anos. Nessa soma, cada vez mais brasileiros buscam melhorias no bem-estar por meio do apoio de nutricionistas. Paralelamente, as evoluções constantes no campo da saúde individualizada encontram ainda um novo caminho e uma parceria única: nutrição e farmácia personalizada.
Para a nutricionista Débora Sena, é essencial compreender que a nutrição está em todos os lugares. Ela explica que todo o funcionamento do corpo humano depende dos alimentos que consumimos, água que bebemos e oxigênio que respiramos. Apesar disso, a especialista não deixa dúvidas de que a nutrição não deve ser tratada como uma regra coletiva. “Somos iguais como seres humanos mas não somos como seres fisiológicos. Dessa forma nosso corpo responde de maneiras diferentes em intensidade, tempo, benefício e malefício a todas as coisas. Por isso todo ser é único e não digno de comparativo”, afirma.
O papel da nutrição personalizada é atuar diretamente nessa singularidade dos pacientes. Ao trabalhar com nutrientes específicos em dosagens, formas e tempo de uso particulares, os profissionais permitem que os tratamentos ganhem mais eficiência. Para o farmacêutico e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Inovação do Grupo Farmácia Artesanal, Mário Abatemarco, o dever da manipulação de medicamentos é exatamente aprimorar os rumos da saúde individualizada. “No âmbito de trabalho da Artesanal existe essa possibilidade de personalizar desde a dose até a forma farmacêutica, como cápsulas, gotas, gomas, entre outros. Tudo isso melhora a adesão do paciente ao tratamento e acarreta melhores resultados”, destaca Mario.
De braços dados, nutricionistas e farmacêuticos possibilitam avanços progressivos na promoção do bem-estar. Desde a criação de novas fórmulas e novas estratégias de suplementação até a busca por novos ativos e tecnologias de manipulação, a comunicação entre essas duas áreas permite que o paciente tenha cada vez mais acessibilidade para consumir suplementos.
“As novas tendências estão cada vez mais voltadas para a forma como manipulamos os produtos para atender melhor às necessidades dos pacientes. Por exemplo, o uso de muitas cápsulas pode ser inconveniente, então, estamos constantemente desenvolvendo novas maneiras de administrar suplementos. Isso inclui não só o uso de suplementos puros ou dissolvidos em água, mas também incorporados em preparações como vitaminas, sopas, mingaus, sucos, blends, doces, bolos, entre outros”, explica Débora Sena sobre a expansão da saúde otimizada.
Para o Grupo Farmácia Artesanal, uma prioridade para a preservação da parceria com o meio da nutrição é o olhar individual não apenas para os pacientes, mas também para o prescritor. Nesse objetivo, Débora adiciona que as farmácias de manipulação têm a missão de conhecer as demandas de cada profissional e trabalhar para que as farmácias se tornem extensões dos consultórios. Assim, a experiência do paciente se torna continuada e muito mais realista. “Quando há interesse genuíno da farmácia em saber quem somos e quem tratamos ela consegue dar todo suporte e assistência 100% personalizada para cada um de seus pacientes”, completa a nutricionista.