Bairro Vale do Sereno recebe projeto de revitalização com investimentos da iniciativa privada
EPO_Residencial Sol e Terra_crédito Jomar Bragança

O Vale do Sereno, bairro de Nova Lima próximo à divisa com Belo Horizonte, está se transformando em um exemplo de ocupação urbana que concilia a preservação ambiental com um moderno conceito de qualidade de vida. O planejamento do bairro ganha uma nova etapa com um projeto de revitalização com o conceito de “cidade caminhável” e mobilidade, que possibilitará aos moradores acessarem uma gama de serviços, já disponíveis na região, a pé ou de bicicleta. Obras e intervenções urbanas já começaram a ser realizadas e ficarão prontas até 2024. O investimento do projeto é feito pela iniciativa privada, com a participação de um conjunto de empresas que atuam na região.

Para Guilherme Santos, diretor comercial e de Novos Negócios da EPO, uma das empresas participantes do consórcio, o Vale do Sereno “é um bairro totalmente planejado para o crescimento e desenvolvimento sustentável do Vetor Sul, pautado nos conceitos de novas centralidades contemporâneas”. “O objetivo é assegurar uma ocupação vertical planejada baseada em conceitos de sustentabilidade, levando a qualidade de vida dos seus moradores e preservando as extensas áreas verdes da região.”

O master plan foi idealizado e desenvolvido pelo engenheiro e arquiteto urbanista André Pessoa Ayres. Morador da região, ele observou que o Vale do Sereno está no início e oferece todas as condições para um urbanismo planejado. Um dos conceitos centrais é o chamado novo urbanismo, em que a cidade é planejada para as pessoas e não para os carros. Dentro dessa ideia, ganham grande importância os espaços públicos, a mobilidade e a possibilidade de os moradores ocuparem as ruas e interagirem com a natureza do Vale do Sereno.

\"O objetivo é ter um bairro que cresce de forma organizada e com um projeto urbanístico singular. Isso previne o crescimento desordenado, para que o cliente não compre uma vista que no futuro não terá mais ou compre um imóvel em um bairro tranquilo que pode mudar no futuro\", complementa Paulo Henrique Vasconcelos, presidente da PHV Engenharia e da Associação dos Empreendedores do Vila da Serra.

“Os moradores terão à disposição ruas mais largas, calçadões, travessas que vão interligar essas ruas, novas praças e locais de diversão para crianças, obras de arte espalhadas por calçadões, um anfiteatro ao ar livre e uma nova igreja”, explica André Pessoa. O projeto contempla um calçadão e trilhas formando um anel caminhável com mais de 4km.

O Vale do Sereno vai propiciar aos moradores acessar, a pé ou de bicicleta, supermercado, shopping, escolas, restaurantes e outros que já estão em construção ou em projetos futuros. “É um modelo de qualidade de vida que está sendo implantado em cidades como Paris”, afirma o arquiteto.

Outro pilar do projeto é a sustentabilidade, com boas práticas ambientais. O Vale do Sereno possui cerca de 50 mil metros quadrados de mata protegida por uma APP (Área de Preservação Ambiental), onde existem uma nascente e até uma cascata. “Estamos criando condições para que as pessoas interajam com essa maravilha e colaborem, assim, com a preservação”, explica o arquiteto. Para isso, já estão em execução 2,1km de trilhas ecológicas sinalizadas, com passarelas e escadas facilitando o acesso.

Outra empresa que investe no projeto é a RKM Engenharia. De acordo com o CEO da empresa, Ricardo Alfeu, a RKM vai implantar bancos com cobertura nas calçadas para o uso de todos os moradores do bairro e cuidará de jardins de alguns canteiros centrais e rotatórias do bairro.

O projeto, sob a chancela do escritório de André Ayres, contará com projetos arquitetônicos dos espaços públicos assinados por Gustavo Penna, um dos mais reconhecidos profissionais em todo o Brasil. A realização é do consórcio Vale do Sereno Empreendimentos e com diversas incorporadoras que atuam na região, com a gestão supervisionada pela Associação das Residências e Condomínios do Vale do Sereno (ARCVS) e aprovação e acompanhamento da Prefeitura Municipal de Nova Lima.

Editorias: Imóveis  Negócios
Empresa: LARA COMUNICAÇÃO