Nova regra do Banco Central abre espaço para o fomento comercial entrar no mercado de antecipação de recebíveis de cartão de crédito

Desde segunda-feira (7), todas as vendas realizadas no país por meio de cartão de crédito passaram a ser enviadas para registradoras a fim de conferir maior segurança para quem opera com antecipação de recebíveis. A nova regra do Banco Central também elimina o risco de duplicidade na negociação desses ativos. “Espera-se que, com o início do registro, a concorrência na negociação de recebíveis de cartão aumente, propiciando a redução do spread e o aumento do volume das operações, principalmente no segmento de micro e pequenas empresas, mais dependente de garantias para a obtenção de crédito”, avalia o BC em nota.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), somente no primeiro trimestre deste ano foram feitos 6,5 bilhões de pagamentos com cartão no país, totalizando R$ 558,3 bilhões. Dada a complexidade para as registradoras implantarem sistemas que atendam esse volume de operações, neste primeiro momento apenas os setores regulados pelo BC estão operando no novo ambiente. Mas, em uma segunda etapa, as empresas do fomento comercial também entrarão neste mercado. “O foco das registradoras homologadas tem sido priorizar as empresas reguladas pelo Banco Central. Se elas não estivessem operando no novo modelo poderiam sofrer duras sanções. Em seguida, vão atender as demais empresas não reguladas”, estima Roberto Ribeirom sócio-diretor da Simples Factoring, presidente do Sindisfac-MG e vice-presidente da ABRAFESC, ao se referir às três registradoras regulamentas pelo BC para essa operação.

Além disso, por meio de comunicado, o próprio Banco Central afirma que “as registradoras, poderão disponibilizar as informações a qualquer financiador a quem o lojista consentir o acesso, de forma simples e padronizada”.

“Os sindicatos do fomento comercial estão em contato com outros parceiros tecnológicos já homologados pela Registradora especializada em recebíveis (CERC) para tentar viabilizar a nossa participação, apesar de que, ainda assim, será necessário o cadastramento junto à registradora. Esperamos, em breve, poder dar mais detalhes sobre esse excitante mercado de recebíveis de cartão de crédito que está apenas iniciando para o nosso setor”, comenta Hamilton de Brito Jr., presidente do SINFAC-SP e da ABRAFESC. Atualmente, existem três empresas autorizadas a atuar como credenciadoras de recebíveis no país: CIP, Cerc e Tag.

Editorias: Negócios
Empresa: LARA COMUNICAÇÃO