Colégio Santo Agostinho - Unidade Contagem - adota plataforma Redação Nota 1000 e garante a pontuação dos alunos
Divulgação.

Nos últimos 12 meses, a média da redação subiu da faixa de 800 para 900 pontos e contribuiu para o aumento das aprovações dos alunos nas universidades federais.

Fundado em 1934, na cidade de Belo Horizonte, o Colégio Santo Agostinho, além da matriz na capital, possui unidades no bairro Gutierrez e nos municípios vizinhos de Contagem e Nova Lima. Uma das instituições mais tradicionais de Minas Gerais, oferece cursos do ensino infantil ao ensino médio. A Unidade Contagem foi Inaugurada em 1977 e oferece cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Assim como as demais instituições de ensino, o Colégio Santo Agostinho – Unidade Contagem - viu na redação um dos grandes desafios a ser superado em termos de aprimoramento. A busca no desenvolvimento e descoberta de técnicas, bem como recursos que contribuam no crescimento constante dos alunos é uma prática permanente. Esse foi um dos motivos que levou a instituição a pesquisar no mercado soluções inovadoras nesta disciplina e decidiu pela contratação da Redação Nota 1000, uma plataforma de prática e correção de redações do Brasil.

Desde o início de 2020 os alunos passaram a contar com uma plataforma digital. O desempenho da escrita é avaliado e um diagnóstico é disponibilizado, apontando problemas. Isso permite ao colégio corrigir o ponto mais evidente de erros, onde o detalhamento não é entendido por todos. A interface com o usuário é feita por meio de dados e gráficos das competências em um único ambiente online.

“Buscamos uma forma de testar a correção externa das redações dos alunos, pautados pela questão do próprio ENEM e dos principais vestibulares do Brasil, como Fuvest e Unicamp. Na época, entendemos que uma análise de corretores especializados enriqueceria os critérios já praticados pelos nossos professores”, explica Jean Santos Otoni, Coordenador de Área e Professor de Língua Portuguesa e Produção de Textos.

A parceria do colégio com a Redação Nota 1000 é realizada na Unidade de Contagem. Consiste no uso da plataforma para a prática da redação online e da avaliação externa feita por cerca de 400 corretores treinados especialmente para esta atividade.

Os ganhos do trabalho em conjunto foram notórios. Segundo Jean Otoni, em 2019, a média da nota da redação dos alunos era de 840 pontos. Em 2020 subiu para 904 pontos. “Este foi o ano com o maior número de aprovações nas universidades federais”, comemora o educador, ciente das melhorias implantadas pela instituição neste ano.

A unidade de Contagem possui 1359 alunos matriculados. O contrato do Colégio Santo Agostinho atualmente contempla 370 alunos da 6ª. à 8ª. séries que usam a plataforma, sendo as correções feitas pelos professores. Nas 2as. e 3as. séries do ensino médio, 170 alunos passaram a usar o Redação Nota 1000 e são avaliados pelos corretores profissionais.

Subindo a régua

Após os alunos produzirem cerca de 3,8 mil redações, houve a constatação de que as notas atribuídas pelos professores do Colégio Santo Agostinho evoluíram e chegaram a estar bem próximas e alinhadas, acima dos 800 pontos. “Esse cenário trouxe uma nova perspectiva para a instituição, em termos de metas a serem alcançadas. Daqui em diante, vamos buscar a média de 900 pontos para todos os nossos alunos”, acrescenta Jean Otoni.

A instituição já contava com bons resultados, mas a entrada da plataforma garantiu que os dados permanecessem positivos. O processo de escolha de uma plataforma não é simples, pois deve estar alinhada aos propósitos do colégio.

Pioneirismo e liderança

A Redação Nota 1000 é uma edtech pioneira em seu ramo de atividade e atingiu a impressionante marca de 2 milhões de redações corrigidas desde a fundação em 2014.

Durante o período de pandemia de COVID-19, a empresa aumentou o faturamento em 35% e em 50% o volume de redações corrigidas.

\"Nessa fase, as escolas colocaram temas relacionados com a pandemia e os alunos ficaram mais engajados em dissertar sobre o assunto. Isso ajudou bastante no aumento de correções\", afirma Clayton Dick, CEO da Redação Nota 1000. \"Vale reforçar também que a quantidade de redações digitadas, ao invés das manuscritas, aumentou de forma exponencial com a educação à distância\", completa.

O foco da edtech é melhorar o desempenho em redações do ENEM, FUVEST e grandes vestibulares. O diferencial da empresa é a qualidade e o detalhamento das correções, o que assegura grande impacto na evolução da redação de alunos e escolas.

\"Criamos a Redação Nota 1000 para ajudar a melhorar esse cenário, já que não há como um professor corrigir um volume significativo de produções na velocidade da demanda - cada vez mais crescente. Com a nossa plataforma, a escola consegue corrigir um bom volume anual de redações sem ter o trabalho de gerir corretores próprios ou, então, se preocupar com a logística de entrega de correções em papel para os alunos\", finaliza Dick.

Editorias: Educação
Empresa: LARA COMUNICAÇÃO