Eastman colabora com a NB Coatings para oferecer plástico automotivo sustentável
Eastman colabora com a NB Coatings para oferecer plástico  automotivo sustentável
...

O bioplástico de engenharia TrēvaTM inova em economia circular por meio de
tecnologia de reciclagem proprietária

São Paulo, 18 de novembro de 2019 - A fornecedora global de plásticos especiais Eastman anuncia sua colaboração com a NB Coatings, líder em tintas para plásticos para fabricantes de equipamentos originais (OEMs) domésticos e de transplantes, para criar uma nova solução para superfícies interiores pintadas de classe A com o bioplástico de engenharia TrēvaTM. O material oferece uma opção viável para empresas interessadas em criar produtos sustentáveis e econômicos. Com a recente comercialização de sua tecnologia de renovação do carbono, a Eastman produz Trēva com conteúdo de base biológica e reciclada. Quando pintada com sistemas de pintura NB Coatings, o material pode atender aos exigentes requisitos de superfície Classe A, conforme especificado pelos OEMs.

\"O Trēva fornece uma alternativa sustentável de base biológica ao policarbonato, ao ABS e ao PC-ABS para aplicações em interiores automotivos em uma posição de custo neutro\", disse Chris Scarazzo, líder do segmento de mercado automotivo da Eastman. \"As inovações de material da Eastman correspondem ao que os OEMs precisam para desenvolver peças duradouras com materiais sustentáveis e os ajuda a atingir suas metas de conteúdo sustentável e substituição de plástico à base de petróleo\".

Oriundo de florestas gerenciadas de maneira sustentável, o Trēva possui de 42 a 46% de conteúdo de base biológica certificado pelo programa BioPreferred® do USDA. Para continuar reduzindo o desperdício e maximizando recursos, o bioplástico se beneficia da tecnologia de renovação do carbono da Eastman, processo de reciclagem de propriedade da empresa, que recicla resíduos de plástico que, normalmente, são enviados para aterros sanitários ou encontrados como lixo nos cursos de água.

Esta é uma tecnologia de reciclagem química que retira os resíduos de plásticos variados do aterro e os converte em componentes moleculares simples que são reintroduzidos na produção de uma variedade de produtos Eastman, incluindo Trēva ⎯ sem comprometimento de desempenho.

Em aplicações automotivas, o Trēva à base de celulose apresenta alto desempenho e impacto ambiental reduzido. Com propriedades óticas e de birrefringência, fornece alta transparência e resistência superior e é adequado para aplicações como lentes HMI (interface homem máquina). Esta solução também suporta os desafios dos interiores automotivos, incluindo altas temperaturas, umidade, UV, arranhões/estragos e requisitos gerais de durabilidade. Trēva tem baixas emissões de COV (VOC, em inglês), o que é crítico para peças internas. Sua facilidade de processamento e seu excelente fluxo permitem boa estabilidade dimensional e desenhos com paredes finas para menor uso de material e menor peso.

“Como fornecedora de revestimentos ambientalmente consciente, a NB Coatings está animada em anunciar essa descoberta em pintura, em colaboração com a Eastman”, disse Jesse Fritcher, vice-presidente técnico da NB Coatings. \"Nossos testes com o Trēva consideraram a adesão de nossas tecnologias de revestimento comparável, se não mais fácil, do que os tipos tradicionais de PC-ABS atualmente em uso, o que fornece novas opções sustentáveis para os engenheiros de design automotivo\".

Para mais informações, visite: eastman.com/automotive-sustainability

Sobre Eastman Chemical Company
A Eastman é uma empresa global de materiais avançados que produz uma ampla gama de produtos encontrados em itens que as pessoas usam todos os dias. Com o propósito de melhorar a qualidade de vida de uma maneira considerável, a Eastman trabalha com seus clientes para entregar produtos e soluções mantendo um compromisso com a segurança e com a sustentabilidade. O modelo de crescimento da empresa impulsionado por inovação é favorecido por plataformas de tecnologia de classe mundial, profundo engajamento com cliente e desenvolvimento de aplicações diferenciadas, para ampliar sua posição de liderança em atrativos mercados finais, tais como transporte, construção civil e produtos de consumo. Como uma empresa inclusiva e diversificada, a Eastman emprega, aproximadamente, 14.500 pessoas ao redor do mundo e atende clientes em mais de 100 países. A companhia alcançou, em 2018, aproximadamente, 10 bilhões de dólares em receitas e está sediada em Kingsport, Tennessee, EUA. Para obter mais informações, visite http://www.eastman.com

Sobre a NB Coatings, Inc.
A NB Coatings, Inc. (NBCi), antiga Bee Chemical, foi fundada em 1945 e adquirida pela Nippon Paint (USA) Inc. em 2006 da Rohm & Haas. A NBCi é líder em revestimentos automotivos para plásticos na América do Norte. A Nippon Paint é o quarto maior fabricante de tintas e revestimentos do mundo, com receita global superior a US$ 8 bilhões. Para mais informações sobre a NBCi, visite http://www.nbcoatings.com

Informações à imprensa:

Liliana Ciardi