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SETE SEGREDOS DAS FARMÁCIAS INDEPENDENTES PARA O CRESCIMENTO NO MERCADO
Luiz Muniz*
O crescimento do varejo farma sempre se mostrou bastante consistente. Não apenas por questões econômicas, uma recente pandemia, a longevidade da população e o lançamento de outras moléculas, contribuem num espectro macro para esse comportamento. Se levarmos então em consideração as deficiências do sistema público de saúde no Brasil, onde as farmácias são a porta de entrada para o acesso a saúde no Brasil isso fica mais evidente.
Basta ver que no Brasil, até o final de 2022, havia cerca de 90,9 mil estabelecimentos farmacêuticos com portas abertas, sendo que cerca 66% eram de origem independente, ou seja, sem qualquer ligação com redes de farmácias ou associações de drogarias, segundo o estudo feito pela ABCFarma (Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico) em conjunto com o instituto de pesquisas IQVIA. Ah!!! Vale observar que só no Estado de São Paulo estão aproximadamente 15 mil lojas.
Em valores, o varejo farma obteve algo em torno de R$ 185 bilhões de faturamento em 2022. Ainda enfrentando desafios por não ter a mesma escala frente as grandes redes, abaixo listo sete bons motivos responsáveis que alavancam o sucesso das farmácias independentes, atrelado especialmente a pontos específicos de gestão:
1 - Atendimento personalizado: São capazes de entregar isso ao cliente com mais facilidade. Além disso constroem relacionamentos fortes com a vizinhança, oferecendo cuidados e atenção individualizados. Isso é fator preponderante para estabelecimento de relações de confiança.
2 - Presença local: Tendem a estar profundamente enraizada na comunidade que atendem, permitindo que entendam melhor as necessidades de seus clientes e adaptem suas ofertas.
3 - Mercados de nicho: algumas farmácias independentes se especializam em nichos de mercado ou áreas específicas de saúde, como medicamentos compostos, remédios fitoterápicos ou medicamentos especiais.
4 - Flexibilidade e inovação: As farmácias independentes têm a vantagem de serem mais flexíveis, ágeis e inovadoras em comparação com as grandes redes.
5 - Colaboração com provedores de saúde: Farmácias independentes podem colaborar estreitamente com provedores de saúde locais, incluindo médicos e clínicas. Essas colaborações podem levar a encaminhamentos e uma abordagem bem mais ampla para o atendimento ao paciente.
6 - Serviços expandidos: Para se manterem competitivas elas ampliaram seus serviços além da dispensação medicamentosa, oferecendo imunizações, gerenciando terapias, realizando exames de saúde (aferição de pressão e medição de glicose) e outros serviços de valor agregado.
7 - Foco no bem-estar: Ao se concentrar na promoção do bem-estar geral e cuidados preventivos, fornecem recursos adicionais como aconselhamento para capacitar seus clientes a fazerem escolhas mais saudáveis.
Mesmo diante de desafios como a concorrência de grandes redes com preços mais competitivos, custos operacionais mais elevados e complexidades regulatórias, o bom desempenho das farmácias independentes é influenciado por sua capacidade de se diferenciar, respondendo às necessidades de suas comunidades e fornecendo serviços que vão além da mera dispensação de medicamentos.
O varejo farmacêutico deve crescer ainda mais nos próximos anos e estar preparado para atender as demandas e as novas necessidades dos consumidores fará uma grande diferença. É hora de fazer a lição de casa, sem medo, mas com muita confiança.
*É mestre em Estratégia de Operações, especialista em empresas familiares e diretor da Telos Resultados
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SOBRE A TELOS RESULTADOS (http://www.teloscr.com.br)
A Telos Resultados é uma consultoria que atua no tripé Estratégia, Performance e Processos e reúne uma equipe de profissionais pronta para impulsionar o crescimento de seus clientes. Seu principal executivo e fundador, Luiz Muniz, é ex-sócio da Falconi Consultores e reúne expertise nos segmentos Atacadista/Distribuidor, Farmacêutico, Varejo, Logística, Aviação, Indústria, Energético, entre outras.
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