Sugestão de pauta: Empresas l Negócios l Comércio l Economia
DESTAQUE NO HVC KYOTO, PORTAL TELEMEDICINA BUSCA PARCEIROS NO JETRO BUSINESS CONNECT
Em 2022 participam do evento em Tóquio 45 empresas, incluindo 27 no setor de saúde, 12 em tecnologia de viagens e 6 em alimentos
Julho de 2022 – Acelerada pelo Google desde 2015, quando foi um dos destaques do Lauchpad Accelerator, a Portal Telemedicina, uma empresa B2B e B2B2C que oferece uma solução completa e inovadora capaz de conectar médicos com pacientes através da teleconsulta, além dos melhores especialistas do país com clínicas e hospitais, também obteve uma atuação elogiada entre as 23 startups participantes de sete países do Healtech Venture Capital Kyoto, realizado no princípio deste mês na histórica cidade japonesa. Agora, ela prepara-se para representar o Brasil no JETRO Business Connect, marcado para os dias 1 e 2 de setembro, em Tóquio.
O JETRO Business Connect é um programa de apoio a empresas estrangeiras que tenham fortes intenções de investir no Japão. Neste ano participam cerca de 45 empresas, incluindo 27 no setor de saúde, 12 em tecnologia de viagens e 6 em alimentos. “Será mais uma oportunidade para mostrarmos as nossas soluções para o mercado japonês, que nos desperta o interesse pelo seu potencial e as necessidades latentes. Mas também por ser um canal para fomentarmos as nossas ações futuras para a Ásia”, explica Roberto Figueroa, CIO da Portal Telemedicina, que tem apoio da JETRO São Paulo (http://www.jetro.go.jp/brazil).
Em Quioto, a Portal Telemedicina participou de três rodadas de negócios. Não foi a empresa ganhadora do HVC, mas abriu as portas para novos relacionamentos que podem indicar parceiros a médio prazo, especialmente entre universidades, clínicas, hospitais e fundações. “Foi uma boa experiência. Avaliamos as necessidades do mercado japonês e pudemos estabelecer nossos pontos fortes e fracos”, diz Figueroa.
Hoje, o segredo para o modelo de negócios funcionar – baseado em tecnologia intensiva de machine learning – está na parceria com diversos atores. A ideia é levar a mesma expertise já estabelecida em 26 projetos de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, aqueles em maturação nos Estados Unidos desde 2020 e os que serão iniciados na França ainda neste ano com as primeiras provas de conceito.
Segundo Roberto Figueroa, o mercado no Japão deverá ser aprofundado no segundo semestre de 2023. Até lá, a companhia tem aproveitado as oportunidades oferecidas pela JETRO e suas parceiras. O JETRO Business Connect é a primeira grande chance depois de Quioto. A própria Embaixada do Brasil em Tóquio também busca espaço para as empresas brasileiras no país, como um recente encontro realizado na capital japonesa com foco de atrair investimentos para a área de inovação. Alguns contatos importantes foram realizados, mas a ideia era sentir e proporcionar interação entre empresas de ambos os países.
_______________________________________________________
SOBRE A JETRO SÃO PAULO (http://www.jetro.go.jp/brazil)
A Japan External Trade Organization (Jetro) atua no Brasil há mais de 60 anos no fomento de comércio e investimentos entre empresas dos dois países e na atração de investimentos brasileiros para o Japão, além do aprimoramento do ambiente de negócios. Estabelecida em 1958 em Tóquio, conta com 50 escritórios domésticos e 76 no exterior, em 55 países. No Brasil, só mantém escritório na capital paulista.
_______________________________________________________
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA JETRO
Core Group (http://www.coregroup.com.br)
Luane Shimabuku (luane@coregroup.com.br) – Tel. (11) 2832-5501
Sandra Takata (sandra@coregroup.com.br) – Tel. (11) 2832-5507
Helder Horikawa (helder@coregroup.com.br) – Tel. (11) 2832-5511