Investir em tecnologia é fundamental para varejo supermercadista reduzir perdas

Maio de 2022 – Top 5 entre as grandes corporações do varejo supermercadista, atrás apenas de Carrefour, Assaí, GPA e Grupo Mateus, a Perdas S.A. obteve em 2021 R$ 11,7 bilhões em faturamento. Claro que a “empresa” em questão não existe, mas é um fantasma que assola as companhias do setor, que registraram no ano passado vendas totais de R$ 611 bilhões. Em pesquisa divulgada em São Paulo, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em contrapartida, aponta que só de furtos as perdas chegam a R$ 3,2 bi, uma alta de 15% em relação a 2020.

Diante desses números, os supermercadistas têm a oportunidade, e principalmente a necessidade, de refletir e colocar em prática ações relativas à prevenção de perdas. “Analisá-las e atacá-las é tarefa essencial para os supermercados. É primordial adotar a prevenção como cultura, destacando sua importância a partir da própria diretoria”, diz Haílton Santos, diretor Comercial da Gunnebo Cash Management (http://www.gunnebo.com.br), referência no desenvolvimento de soluções efetivas e inovadoras para segurança, produtividade e gestão nos segmentos de varejo, bancos e transporte massivo.

Assim, nesse contexto, a eficiência operacional torna-se obrigatória para a redução das perdas, como destaca a própria ABRAS. As oportunidades de ganho estão 57% concentradas em quebras operacionais, à frente de furtos externos (15%), erros administrativos (10%) e furtos internos (7%). Para 76,4% das empresas participantes da pesquisa da ABRAS, treinamento de prevenção de perdas para colaboradores é a primeira atividade adotada. Definição de metas de perdas, controles e planos de ações, com 70%, vêm logo a seguir.

A pesquisa da Abras revela que o CFTV, com 87,1% das menções, é o principal recurso tecnológico adotado pelos supermercadistas para o ganho da eficiência operacional e a consequente diminuição das perdas. Alarmes de acesso, com 86%, coletor de dados para inventários, com 85,4%, também são destaques. O estudo ainda sugere o uso de solução de monitoramento de frente de caixa (57,5%), cofre inteligente (56,6%) e etiquetas antifurto (23,4%).

Soluções para todo o setor – A Gunnebo Cash Management oferece soluções em praticamente todas as frentes mencionadas pela ABRAS. O Gatecash, por exemplo, é uma ferramenta de monitoramento no PDV que disponibiliza análises de vídeos que oferecem um avançado algoritmo que identifica se o consumidor ou o colaborador executou alguma operação suspeita, como passar o produto com seu código de barras obstruído de forma que ele não seja lido pelo equipamento e nem registrado junto ao sistema de automação comercial.

A Gunnebo Cash Management disponibiliza também o Intelisafe, cofre inteligente munido de um software avançado, o Cash Control, que permite a sincronia de todos os processos, desde o depósito do dinheiro no cofre até o transporte ao banco. Com ele, o varejista consegue acompanhar e controlar em tempo real tudo o que ocorre com os cofres de suas lojas. Obtém também relatórios dos depósitos, melhora os processos na tesouraria, rejeita notas falsas e auxilia a coleta de dinheiro pelas empresas de transporte.

De acordo com Haílton Santos, entre 6 e 18 meses o varejista recupera os investimentos na aquisição de tecnologias para prevenção de perdas e aumento da eficiência operacional. E, definitivamente, como ele mesmo diz, não existe produto ou equipamento caro, com um bom planejamento e melhores soluções para a sua loja e negócio.

_______________________________________________________

SOBRE A GUNNEBO CASH MANAGEMENT (http://www.gunnebo.com.br)
Com sede na Suécia, e presente em 28 países, a Gunnebo Cash Management é referência no desenvolvimento de soluções efetivas e inovadoras para segurança, produtividade e gestão nos segmentos de varejo, bancos e transporte massivo. A empresa atende redes varejistas em todo o país, como Carrefour, GPA, Sonda, Nordestão, Super Nosso, Koch, Coop, C&A, Riachuelo, Marisa, Centauro, RaiaDrogasil, DPSP, Farmácias Pague Menos, Lojas Americanas, Magazine Luiza, etc.
_______________________________________________________
 ASSESSORIA DE IMPRENSA DA GUNNEBO CASH MANAGEMENT