Veja como preparar um delicioso risoto roxo
Rodrigo Perez, da Essencial Nutrição

Outubro de 2021 – Faltam dois meses para o início do verão, que oficialmente começa no dia 21 de dezembro. Mas se você é adepto de uma alimentação saudável e nutritiva em qualquer período do ano, uma boa dica é um delicioso risoto roxo. Alimentos roxos são ricos em antocianina, um antioxidante capaz de prevenir até mesmo alguns tipos de câncer, além de auxiliar na clareza mental. A beterraba, por exemplo, é um alimento poderoso.

Confira abaixo a receita de risoto roxo preparado pelo chef Rodrigo Perez, da Essencial Nutrição (http://www.essencialnutricao.com.br), empresa especializada em disponibilizar serviços em restaurantes corporativos.

Risoto roxo

Ingredientes
• 300 gramas de beterraba cozida (crua ou pré-cozida)
• 2 colheres de sopa de azeite
• 1 cebola grande picadinha
• 3 a 4 dentes de alho picados
• 200 gramas de risoto de arroz (ou integral)
• Caldo de legumes natural
• 60 gramas de queijo de cabra macio
• 100 gramas de nozes picadas

Modo de preparo

1. Coloque as beterrabas em uma panela grande e as cubra completamente com água. Deixe a água ferver e reduza o fogo, coloque a tampa e cozinhe até que fiquem macias.

2. Deixe a beterraba esfriar e, em seguida, descasque e corte em pedaços pequenos.

3. Aqueça o óleo em uma panela de tamanho médio e refogue a cebola e o alho até ficarem macios, depois junte o arroz e cozinhe por mais 2 a 3 minutos. Os grãos devem ficar levemente translúcidos.

4. Adicione um pouco de água à panela e mexa, abaixe o fogo e acrescente o caldo quente, concha por concha, mexendo regularmente o arroz para garantir que ele não grude.

5. Quando o caldo for quase todo usado e o arroz estiver cozido, misture a beterraba em cubos e metade do queijo de cabra. Deixe por cerca de 5 minutos antes de desligar o fogo.

6. Sirva o risoto com uma variedade de nozes picadas e tostadas, o queijo de cabra restante e uma salada verde crocante.

7. A falta de clareza mental pode ser uma consequência da preocupação. É por esse motivo que incentivamos a ingestão de alimentos roxos, já que podem clarear as mentes, pois ajudam o corpo a produzir óxido nítrico, composto que melhora o fluxo sanguíneo, relaxando os vasos.
_____________________________________________________
SOBRE A ESSENCIAL (http://www.essencialnutricao.com.br)
Com sede em São Carlos (SP), tem à frente o casal de empreendedores Ronaldo e Regina Agnelli, que em 2000 decidiu unir 30 anos de experiência em administração e nutrição para criar a empresa que atende mais de 70 clientes, produzindo 500 mil refeições por mês. É especializada em disponibilizar serviços em restaurantes corporativos de alto valor nutricional que amplificam a produtividade e a sensação de bem-estar de cada cliente fundamentada por profissionalismo e inovação. E acredita que planejar e preparar a nutrição de clientes de maneira técnica, porém, sem perder características essenciais à saúde e a satisfação de alimentar-se, é a grande contribuição à boa mesa.

A empresa oferece um atendimento personalizado e diversificado, que busca melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e consumidores por meio de pratos nutritivos, criativos, balanceados e preparados com temperos naturais, o que faz valer o slogan “paixão por sabor e saudabilidade”. O Sistema de Gestão de Qualidade é certificado com a ISO 9001-2015 pela norte-americana ABS Quality Evaluations, e a companhia investe de maneira constante em treinamentos, pesquisas orientadas aos melhores processos, técnicas, produtos e sabores.
____________________________________________________
 ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ESSENCIAL NUTRIÇÃO