De drone de pulverização a mulher digital, japoneses querem negócios na Oiweek Digital

Setembro de 2021 – Para aproximar as startups e executivos de companhias japonesas e brasileiras, a 100 Open Startups e a Japan External Trade Organization (http://www.jetro.go.jp/brazil) realizam, pelo segundo ano consecutivo, a Oiweek Digital Brasil-Japão, entre os dias 28 e 30 de setembro. Serão três dias intensos de trocas de informações e conhecimento, apresentações de cases e experiências, networking e reuniões de Speed-Dating com algumas das companhias mais inovadoras de ambos os países. Em 2020, participaram mais de 340 startups, 51 corporações fizeram suas apresentações e foram registradas 227 reuniões entre os participantes.

De acordo com Shizuko Matsudaira, vice-presidente da Jetro no Brasil, para a Oiweek Digital Brasil-Japão 2021, a Jetro preparou uma seleção de startups japonesas para pitch days com o objetivo de estabelecer parceiros e fomentar negócios no Brasil. Elas apresentarão suas soluções, no dia 28 de setembro, nas bancas de agritech e geral.

As empresas japonesas já confirmadas são a ACbiode, AD-DICE Corp., Agroinfo Design, Amatelus, Aww, Axelspace Corporation, BlueBee Inc., Dreamstock, PJP Eye, Sagri Co. e TBM. Abaixo, veja o que cada uma pretende apresentar por aqui e buscar parceiros de negócios.

EMPRESA O QUE FAZ SITE

ACbiode
recicla cinzas e biomassa em compostos químicos multifuncionais, como absorventes para derramentos de óleo, filtros, etc

AD-DICE
inteligência artificial para automação de atividades

Agroinfo Design
Desenvolve softwares para informatização e automação de máquinas agrícolas

Amatelus
desenvolve materiais de educação em várias áreas com uso de tecnologia e o Swipe Vídeo

Aww
é pioneira no desenvolvimento de humanos virtuais no Japão (Imma, por exemplo, foi a primeira modelo virtual do país)

Axelspace
satélite geográfico de baixo custo para o setor agrícola e outros segmentos

BlueBee
desenvolve drones de vários modelos para pulverização de áreas

Dreamstock
plataforma de relacionamento que reúne jogadores e clubes de todo o mundo (tem mais de 200 mil atletas registrados)

PJP Eye
energia de carbono orgânico

Sagri
produz satélite geográfico de baixo custo para o setor agrícola

TBM
produz material de calcário, que pode ser uma boa alternativa ao papel e plástico

Confira a programação da Oiweek - No dia 28 de setembro, a programação conta também com Open Talks e Open Table, com apresentação de oportunidades para startups e desafios de open innovation de companhias como Bayer, Wayra | Vivo e Ernest Young. No período da tarde, estão previstos workshops de inovação com empresas japonesas, como Ajinomoto, Hitachi, Mitsui, NTT Data, Tokio Marine, Furukawa Electrics e NEC do Brasil.

Das 18 às 19 horas, ocorre o Open Talk Show “Perspectivas dos executivos japoneses sobre como é inovar no Brasil”, com as participações de Hiroshi Hara (presidente da Jetro no Brasil), Masaki Kato (presidente da Metal One) e Yasutoshi Miyoshi (presidente da Hitachi South America). A moderação fica a cargo de Bruno Rondani (CEO da 100 Open Startups).

No dia 29, a programação começa também com Open Talks e Open Table com YDUQS, Andrade Gutierrez, Porto Seguro e AES Brasil, pitches de startups brasileiras selecionadas pela 100 Open Startups, Baita Aceleradora e Jetro, workshops e Open Talk Show com o tema “Ecossistemas brasileiros de inovação”.

No dia 30, pela manhã, ocorrem as reuniões de Speed-Dating entre corporações e startups brasileiras e japonesas e, das 10 às 10h40, ocorre o workshop “Techs brasileiras: internacionalização e captação de investimentos – caso Japão”, com as participações de Jayme Queiroz (Apex Brasil), Rafael Della Giustina Leal (Desk Ásia – Divisão de Promoção Tecnológica do Ministério das Relações Exteriores) e Tatiana Nagamine (analista da Jetro). Das 11 às 12 horas, o Facebook realizará workshop de marketing digital usando as plataformas digitais Facebook e Instagram para otimizar negócios. O evento encerra-se com outra sessão de Speed-Dating, das 14 às 18 horas.

A participação em todos os workshops é gratuita. Mais informações e inscrições pelo site da Oiweek Digital Brasil-Japão 2021, http://www.oiweek.com/setembro.
_______________________________________________________
SOBRE A JETRO SÃO PAULO (http://www.jetro.go.jp/brazil)
A Japan External Trade Organization (Jetro) atua no Brasil há mais de 60 anos no fomento de comércio e investimentos entre empresas dos dois países e na atração de investimentos brasileiros para o Japão, além do aprimoramento do ambiente de negócios. Estabelecida em 1958 em Tóquio, conta com 46 escritórios domésticos e 73 no exterior, em 54 países. No Brasil, só mantém escritório na capital paulista.

Sobre a 100 Open Startups
A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week - Oiweek, comunidade que reúne mais de 150 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de mais de 39 mil acordos de open innovation e R$ 2 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são 18.300 startups e 3.600 corporações participantes da plataforma.

_______________________________________________________
 ASSESSORIA DE IMPRENSA DA JETRO