Soneda Perfumaria aposta nas experiências e atendimento para crescer

Julho de 2021 – A Soneda Perfumaria (http://www.soneda.com.br) acaba de completar pouco mais de um mês do início das operações de sua 32ª unidade na Rua Augusta, 1.670, quase na esquina com a Avenida Paulista, na região dos Jardins, em São Paulo.

A megaloja com 12 mil SKUs foi montada em uma área de 600 metros quadrados com uma arquitetura minimalista criada pela Kawahara & Takano Retailing, que transmite a essência da beleza através de um gigantesco cubo de vidro e com pilares recuados, o que faz com que ela pareça estar flutuando. Um símbolo icônico, que tem chamado a atenção dos milhares de paulistanos que transitam por ali diariamente.

A Soneda desembarcou nos Jardins atenta ao poder de consumo das classes A e B, públicos pelos quais passou a olhar com mais desejo a partir de 2019 com a inauguração da loja do Parque Shopping Maia, em Guarulhos. No ano passado, o trabalho foi reforçado com o lançamento da unidade da Avenida Brigadeiro Faria Lima, no bairro de Pinheiros, outra região nobre e importante centro comercial e financeiro da capital.

O sinal de que a estratégia em atuar as classes A e B deu certo já veio no ano passado. “Quando começamos as operações do Shopping Maia em 2019, a loja era a última em faturamento. Hoje, já ocupa o ranking das dez que mais vendem na rede”, compara Minoru Kamachi, diretor da Soneda Perfumaria.

Segundo dados da Nielsen, no Estado de São Paulo a empresa tem 30% do market share de perfumaria auditadas e 11% em todo o território nacional. Se observadas as vendas por categorias, a Soneda é ainda mais destacada. Em tintura para cabelo, ela tem 34% do market share em São Paulo e 16,5% no Brasil. Quando o assunto é pós-shampoo, os dados são, respectivamente, 30% e 15%.

Em cada uma das lojas, o objetivo do projeto da KT Retailing foi criar um espaço aprazível, acolhedor e inovador, que ofereça momentos de experiências únicas às clientes. E essa é a grande sacada da Soneda. Na loja da Augusta, elas encontram um ecossistema de 11 marcas (P&G, Unilever, Coty, Wella, L’oreal, Truss, Johnsons, Maestral, MultB, Nívea e Eico) logo na entrada, que promovem experiências imersivas em três etapas: cuidado, preparo e transformação. “O preço nunca pode ser o nosso diferencial. O diferencial é o cuidado com o cliente, o atendimento a ele e começamos a entender que o ambiente também faz parte desse universo de transformação”, afirma Minoru.

Aplicações gratuitas e consultores pela loja – Na Soneda Perfumaria da Rua Augusta a visitante poderá ter um atendimento mais personalizado e consultivo com a equipe de vendedores da loja. “Vendedores não, consultores. Sim, consultores, porque a equipe de atendimento não está ali à disposição somente para vender, mas dar dicas e uma completa curadoria sobre nossos produtos”, diz Minoru.

Uma boa ideia disponibilizada na loja da Augusta é que a cor da cesta de compras define se a cliente quer ou não ajuda. A roxa aponta que ela necessita de auxílio. A preta, por sua vez, é destinada para aquela que prefere fazer suas compras sozinha.

Há ainda o Soneda Studio, um salão de beleza onde as clientes que comprarem colorações poderão aplicá-las gratuitamente com toda segurança e conveniência. No mesmo espaço há também serviços complementares de maquiagem e design de sobrancelhas. Outro destaque é a Soneda Drugstore, uma área em que são comercializados produtos da categoria de dermocosméticos e outros não farmacêuticos.

Com o covid-19, a loja, como as demais, funciona ao público com todos os protocolos de segurança e com capacidade de atendimento reduzido em 40%. A loja da Augusta funciona de segunda a sábado, das 9 às 21 horas, e aos domingos, das 11 às 19 horas.
______________________________________________________

SOBRE A SONEDA PERFUMARIA (http://www.soneda.com.br)
A Soneda Perfumaria foi criada em 2018 pela família Kamachi após a aquisição da rede Perfumaria 2000. Hoje, tem 32 lojas distribuídas por 15 cidades: São Paulo, Atibaia, Amparo, Rio Claro, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Mauá, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha, Santos e Guarujá. No total, emprega mais de 700 funcionários diretos e mantém, desde junho de 2020 um canal de e-commerce com 11 mil SKUs e que já representa 3% das suas vendas.

Mensalmente, a rede atende 500 mil clientes e mantém um mix total de produtos em torno de 20 mil SKUs. Segundo dados da Nielsen, no Estado de São Paulo a Soneda tem 30% do market share de perfumaria auditadas e 11% em todo o território nacional.
______________________________________________________

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SONEDA