E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




João Batista, fundador do Enxuto, morre aos 87 anos
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
João Batista Gonçalves, fundador do Enxuto Supermercados
João Batista Gonçalves, fundador do Enxuto Supermercados

Maio de 2020 – Homem com grande visão empreendedora e um dos pioneiros no varejo supermercadista no interior de São Paulo, o empresário mineiro, nascido em Areado, sul do Estado, João Batista Gonçalves, que adotou Campinas na década de 60, faleceu nesta sexta-feira, dia 8 de maio, aos 87 anos de idade, de causas naturais.

João Batista era uma das maiores referências para o setor, especialmente na região de Campinas, município que escolheu em março de 1963 para dar início à sua trajetória profissional e onde fundou o Enxuto Supermercados (http://www.enxuto.com.br), rede de nove lojas que completa 57 anos de história em 2020. Com olhar clínico para os negócios, ele deixa um legado de persistência, determinação, autoconfiança e hábil negociador que começou seu sucesso como um pequeno comerciante que comprava arroz à granel na cidade goiana de Quirinópolis, ensacava e o vendia com o nome de Arroz Enxuto.
Com os negócios de vento em popa, João Batista decidiu expandir. Em 1967, fundou na cidade a Cerealista Alvorada para atuar na área de secos e molhados, onde comercializava aproximadamente cem itens diferentes. No atacado, brilhava com o famoso Arroz Enxuto, marca que próprio empresário registrou naquele mesmo ano.

Em 1973, o pequeno negócio transformou-se em supermercado, batizado de Enxuto, em Campinas, com uma área de vendas de 200 metros quadrados, logo ampliada para 420 metros quadrados. Em 1974 inaugurou a segunda loja na vizinha Cosmópolis, com 300 metros quadrados, que em 1977 ganhou a sede própria de 800 metros quadrados. O grande marco da empresa ocorreu em 1990 com a inauguração do primeiro hipermercado, também em Campinas, com área total de 17 mil metros quadrados e 320 colaboradores.

Hoje, além de Campinas e Cosmópolis, o Enxuto está presente com lojas em Piracicaba, Rio Claro e Limeira. A companhia mantém ainda cinco pontos do Enxuto Drive (Clique & Retire) e três pontos do Enxuto Aqui (contêineres instalados em condomínios e vias de acesso na cidade). No total, a empresa contabiliza 1,5 mil funcionários e está pronta para expandir operações. “O Enxuto nunca teve a pretensão de ser o maior, mas sim o melhor no que se refere a atendimento ao cliente e qualidade de mercadoria”, costumava dizer João Batista aos filhos e netos. “Querer é poder. O impossível não existe. Quando a gente quer, consegue tudo!”, também comentava o empresário.

João Batista já não estava mais no comando do Enxuto. Em 2006, a rede passou pelo processo de Governança Corporativa e atualmente funciona por meio de conselhos compostos por quotistas e de um diretor-geral. A família Gonçalves, porém, está à frente do Conselho de Quotistas e do Conselho de Administração. Um dos filhos de João Batista, Pedro Celso Gonçalves, presidiu a Associação Paulista de Supermercados (Apas) entre os anos de 2014 e 2018.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO ENXUTO SUPERMERCADO
(http://www.enxuto.com.br)
Core Group (http://www.coregroup.com.br)
Laís Araújo (lais@coregroup.com.br) – Tel. (11) 2832-5502
Sandra Takata (sandra@coregroup.com.br) – Tel. (11) 2832-5507 /11 9 9418-7149


Editorias: Negócios  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Core Group  
Contato: Helder  
Telefone: 11-28325511-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: helder.horikawa
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.