15ª CineBH recebe inscrições de filmes para a Mostra \"A Cidade em Movimento\"

Estão abertas as inscrições de filmes – longas, médias e curtas - para seleção da mostra A Cidade em Movimento, que integra a programação da 15ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte que acontece de 28 de setembro a 03 de outubro, em formato digital pelo site cinebh.com.br. Podem participar filmes de qualquer gênero (documentário, ficção, experimental, animação, etc.) produzidos nas cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte que é formada por 34 municípios: Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 09 de agosto de 2021, às 23h59 (horário de Brasília) também pelo site http://www.cinebh.com.br.

Para esta edição, a temática da mostra \"A Cidade em Movimento\" será Cidade (em) comum trazendo como perspectiva a ideia do comum no cinema convocando as relações entre filme, processo e cidade na construção de um sentido de comunidade. Uma comunidade que partilha o fazer, a experiência e o compromisso político das imagens. É possível pensar uma comunidade de imagens que dialoga com as práticas e fazeres coletivos que movem a cidade? Como os gestos de produção coletiva e compartilhada se inscrevem nos filmes que a cidade produz, não apenas do ponto de vista temático, mas também na forma, na narrativa e nos processos de criação e distribuição dos filmes? O objetivo é destacar realizadores e coletivos que atuam política e artisticamente no espaço urbano tomando para si a câmera filmadora para tornar visíveis as lutas, os atritos e as subjetividades de uma cidade que vibra, resiste e se organiza, mesmo diante das adversidades que assolam os nossos dias.

Pensar uma comunidade de imagens de uma Cidade (em) Comum, fruto da dinâmica contemporânea entre sujeitos, coletivos, espaços e dispositivos de produção audiovisual. Assim, a Mostra A Cidade em Movimento vai direcionar seu olhar para a cidade compartilhada entre os sujeitos e as coletividades que produzem a experiência cinematográfica. Onde filmar não é o ato primeiro (aquele de produzir um filme), mas “um ato com”, um gesto comum. Onde as imagens se abrem à coletividade, tomam posição e surgem no mundo não apenas para torná-lo visível, mas também para constituí-lo e transformá-lo. A curadoria é assinada por Paula Kimo.

Mais informações no regulamento, disponível para consulta no site cinebh.com.br.

SOBRE A MOSTRA “A CIDADE EM MOVIMENTO”

Criada a partir de 2016, como uma seção na programação da Mostra CineBH, a mostra A Cidade em Movimento consiste em uma ação coletiva em diálogo com as questões, pulsações e movimentos atuais da cidade Belo Horizonte e sua região metropolitana, e que são expressos em performance, exibição de filmes, rodas de conversa e outras manifestações artísticas. É uma janela para dar visibilidade aos discursos produtivos e criativos, ampliando as suas conexões. É também um espaço para ocupar, refletir e propor caminhos para o futuro, do ponto de vista de quem vive e movimenta a cidade. Os filmes exibidos dentro dessa mostra constituem um registro e um acervo fundamentais para o entendimento do espaço urbano contemporâneo da cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

SOBRE A MOSTRA CINEBH

Com edições anuais e consecutivas, a CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 15ª edição de 28 de setembro a 03 de outubro de 2021, em formato online e gratuita, reafirmando seu propósito de mostrar o cinema para o mundo, promover o diálogo entre as culturas, aproximar povos e continentes, fazer a conexão do cinema brasileiro com o mercado audiovisual, realizar encontros de negócios, investir na formação, intercâmbio e cooperação internacional, construir pontes nas escolas, comunidades, redes sociais e com a cidade de Belo Horizonte e Minas Gerais.

A 15a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 12º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2021 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

Link para fotos

ATENÇÃO:

Convidamos você para seguir a Universo Produção/CineBH/Brasil CineMundi nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores dos eventos e receber notícias e conteúdos exclusivos. Canais e endereços:

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2021

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: http://www.cinebh.com.br / http://www.brasilcinemundi.com.br

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção No Twitter: @universoprod

No Facebook: brasilcinemundi/ cinebh / universoproducao No LinkedIn: universo-produção

INSCRIÇÕES ABERTAS E GRATUITAS PARA FILMES DA MOSTRA A CIDADE EM MOVIMENTO

Até o dia 09 de agosto de 2021, às 23h59 (horário de Brasília), pelo site http://www.cinebh.com.br

15a CINEBH - MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
BRASIL CINEMUNDI - 12th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING