Setor funerário investe em programa de compliance
Grupo Zelo, com sede em Minas Gerais, é a primeira empresa do setor a adotar práticas de combate a fraudes e corrupção, bem como, compromisso ético com a sociedade na execução de seus serviços

Consumidores conscientes buscam cada vez mais produtos e serviços de empresas responsáveis, que tenham a ética, a integridade e a transparência como seus principais valores. Neste sentido, as organizações que contam com um setor de compliance ativo têm se diferenciado e se destacado no panorama de um mercado cada vez mais competitivo.

E no segmento funerário não é diferente, como ressalta Roberto Toledo, diretor de Compliance do Grupo Zelo, empresa mineira sediada em Belo Horizonte e que atua em mais de 600 cidades em todo o país. “Mais do que resultados, o Grupo Zelo se preocupa em como alcançá-los. Ter uma área de compliance é um compromisso ético com clientes, fornecedores, acionistas e funcionários. Trata-se de um pacto contrário a toda forma de assédio, desvio de conduta, obtenção de vantagem indevida, combate à corrupção, dentre vários outros”.

O gestor esclarece como é a atuação da área na organização, explicando que o setor de compliance atua ativa e reativamente para assegurar que a ética e a integridade estejam em todos processos e relacionamentos do Grupo Zelo e com todos seus stakeholders. “O compliance é o principal defensor dos valores da empresa e garante que os objetivos sejam alcançados observando-os em todos os processos.” A equipe de compliance atua para que os clientes recebam a prestação de serviços de forma ética e que as falhas sejam corrigidas, assim que são identificadas”.

Pioneirismo
O Grupo Zelo destaca-se no segmento por ser a primeira empresa do setor funerário a implantar um programa de compliance, conforme salienta Roberto Toledo. “Estamos compromissados em assegurar que o momento mais doloroso, que representa a perda das pessoas amadas, não se torne ainda pior, pela falta de ética e respeito na condução dos serviços”. O gestor aponta como os principais desafios da atuação do compliance a implantação de uma cultura de integridade entre os colaboradores, fornecedores, acionistas e demonstrar o quanto isso é importante para os clientes.

Além de reduzir os riscos empresariais, o compliance é um diferencial competitivo no mercado. E os consumidores estão cada vez mais interessados em empresas éticas e transparentes. “Pesquisas apontam que a maioria das pessoas tende, no momento de fazer escolhas ao contratar serviços, a optar por empresas que sejam éticas e tenham boa reputação. Demonstrar isso à sociedade nos coloca numa condição de vanguarda e a frente de todas outras organizações do setor. E o compliance é o compromisso do Grupo Zelo com a sociedade”, afirma Roberto Toledo.

A preferência por organizações que atuam de forma ética e transparente é uma tendência que também começa a ser observada na escolha por um plano funerário, como realça Toledo. “Os consumidores deveriam buscar empresas com solidez, para garantir que terão a contrapartida do dinheiro que estão investindo. O compliance é um dos mecanismos que atesta a seriedade e solidez da prestadora dos serviços, sendo um sinal de que não vai se envolver em atos que podem fazê-la deixar de existir, como já vimos acontecer algumas vezes do mercado”.

As ações de compliance são parte dos processos do Grupo Zelo, que atua continuamente para proteção de dados pessoais de funcionários e clientes. “Temos um Código de Ética, que veda a utilização indevida de dados de todos os stakeholders. Caso haja alguma violação, disponibilizamos um canal de integridade, que permite inclusive o anonimato, pelo qual é possível fazer denúncias sobre qualquer violação, não só de dados pessoais”, reitera o diretor de compliance do grupo.

Compliance - O setor de compliance é responsável por desenvolver mecanismos para detectar, e evitar, desvios e fraudes nas empresas, prevenir atividades antiéticas ou ilegais no ambiente de trabalho e realizar o monitoramento e as diligências cabíveis quanto às denúncias. São as ações realizadas para garantir relações éticas e transparentes entre as empresas, o Poder Público e a sociedade.

A área abrange todas as políticas e os controles internos e externos aos quais a organização precisa se adequar para estar em plena conformidade com as regras e legislações aplicadas aos seus processos. Esta conformidade deve se aplicar tanto para os funcionários, quanto para os fornecedores.

Sobre o Grupo Zelo
O Grupo Zelo nasceu em 2017, com a aquisição da Funerária Bom Jesus e da carteira de clientes das empresas Santa Clara, Santa Rita e Bom Pastor. Teve as suas atividades iniciadas no mercado funerário de Minas Gerais em conformidade com a Lei Federal 13.261/2016, que dispõe sobre a normatização, a fiscalização e a comercialização de planos de assistência funerária em âmbito nacional.

Em apenas dois anos, o Grupo Zelo aumentou sua área de atuação de 15 para 40 cidades. Ampliou o número de 350 para 1.300 colaboradores. E aumentou seu número de clientes de 500 mil para 1,5 milhão de associados. De lá para cá, o Grupo cresce continuamente com foco na oferta de estrutura completa para o atendimento, do início ao fim, de serviços de assistência funerária.

A empresa mineira já é uma das maiores do setor e segue investindo em gestão e inovação como nenhuma outra. Mensalmente, são prestados diversos serviços – ornamentação, velório, transporte para qualquer lugar do país, cremação, sepultamento, manutenção de jazigos, tanatopraxia e serviço funerário completo - com índice de satisfação de 95% apontado pelos seus clientes.

O Grupo Zelo atende a mais de 600 cidades em todo o país e está presente em 40 cidades em três estados. Conta com uma frota de 250 veículos diversificados em funerários, administrativos, comerciais, manutenção, suporte a família, ônibus e caminhões.

Para garantir a prestação do serviço funerário, com qualidade e excelência, através de um atendimento humanizado e profissional e assegurar a satisfação total dos clientes, o Grupo Zelo utiliza um moderno sistema integrado de serviços, planos e cemitérios, com gestão integrada de controle de folha, estoque, ativos e demais processos. As tecnologias implantadas garantem também o sistema de roteirização de frota e de atendimento eletrônico de clientes.
___________________________
ASSESSORIA DE IMPRENSA: ETC COMUNICAÇÃO