‘CineMundo’ chega em Ibirité para democratizar acesso à literatura e audiovisual
Foto: Fabiane Obregon

PROJETO CULTURAL ENTREGA ESTRUTURA E ACERVOS LITERÁRIO E AUDIOVISUAL PARA A CRECHE COMUNITÁRIA BEBÊ FELIZ E PARA O CENTRO LIBERTAÇÃO MULHER TRABALHADORA NO DIA 15 DE JUNHO

As cinematecas são responsáveis pela preservação e difusão literária e do audiovisual, e mote do projeto “CineMundo”. O objetivo é simples: estimular o desenvolvimento cognitivo de crianças e exercitar sua socialização, iniciativa e criatividade por meio da ludicidade das artes. No próximo dia 15 de junho (terça-feira), duas instituições da Região Metropolitana de BH recebem a instalação da estrutura física com seu respectivo acervo.

Construído em MDF, a estrutura conta com sistema de Home Theater, projetor interno para exibição dos filmes e tela projetora com amplo campo de visão, além de prateleiras para disposição literária. O acervo é composto por livros com títulos diversos (incluindo um título impresso em braile) e DVDs com filmes diferentes para cada “CineMundo”. Nesta etapa, as instituições contempladas são a Creche Comunitária Bebê Feliz e o Centro Libertação Mulher Trabalhadora.

“O projeto contribui para o fomento e difusão da literatura, para a acessibilidade ao audiovisual e para a formação de plateia, valorizando comunidades carentes deste tipo de iniciativa. Ao todo, mais de 30 mil crianças serão impactadas pelas cinematecas, que serão distribuídas pelo país”, comenta Ricardo Martins, proponente do projeto.

Por conta dos protocolos para a contenção da propagação do novo coronavírus, no momento o projeto será entregue sem a presença das crianças. “Claro que gostaríamos de tê-las no momento da entrega, mas nesse momento a prioridade é garantir que as crianças tenham acesso às cinematecas assim que voltarem às atividades presenciais”, pontua o supervisor de eventos, Ewerton Silvino.

Incentivadora das ações em Ibirité, a empresa Ibiritermo enfatiza a importância das cinematecas para a sociedade: Contribuir com arte, cultura e educação faz parte do DNA da Ibiritermo. Através destes três pilares sociais acreditamos em um futuro melhor e promissor para as comunidades de Ibirité.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “CineMundo” é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio da Ibiritermo e produção de Ricardo Martins LTDA.

“CineMundo” em Ibirité
Instituição Beneficiada: Creche Comunitária Bebê Feliz
Endereço: Av. das Acácias, 275, Palmares – 2ª Seção
Data e Hora: Terça-feira, 15 de junho de 2021, às 09h

Instituição Beneficiada: Centro de Libertação Mulher Trabalhadora
Endereço: R. Otacílio Negrão de Lima, 634, Bairro Alvorada – 5ª Seção
Data e Hora: Terça-feira, 15 de junho de 2021, às 14h

Sobre a Ibiritermo
A IBIRITERMO está localizada no bairro Jardim das Rosas em Ibirité e tem como vizinhos os bairros Cascata, Petrolina e Eldorado. São moradores destes bairros famílias de baixa renda que anseiam pelo desenvolvimento local sustentável. Diante desta realidade e em consonância com os valores e compromissos dos sócios Edison S.p.A e PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S.A. como integridade, respeito ao próximo e espírito de colaboração, a IBIRITERMO está engajada em ações de responsabilidade social, acreditando que toda comunidade reúne potencialidades capazes de transformar sua realidade e melhorar suas condições de vida. Assim esperamos estar cumprindo o papel na construção de uma comunidade mais digna, mais justa e preparada para enfrentar os desafios desta transformação social e cidadã.

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Educação  Sociedade  Teen
Empresa: ENTRE ASPAS Assessoria de Imprensa e Comunicação