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Pesquisa




Pesquisa inédita aponta que compras corporativas têm potencial de movimentar trilhões em prol do impacto socioambiental positivo
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| As compras corporativas representam uma oportunidade trilionária para
o impacto socioambiental positivo no planeta. A pesquisa inédita
Ecoa Cenários: Compreendendo as compras corporativas de impacto
no Brasil identificou os principais problemas de negociação entre
corporações e negócios de impacto, e quais caminhos para destravar o
enorme potencial desse mercado. A íntegra da pesquisa está disponível
para download gratuito no site: https://ecoaimpacto.com.br/.

| O conhecimento gerado pela pesquisa se tornou insumo para a criação de
uma iniciativa multissetorial para fomentar as relações comerciais: Ecoa - Coalizão para Compras de Impacto. A articulação – liderada pela Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE) e Yunus Negócios Sociais, com o apoio
da SAP – pretende transformar a prática de compras corporativas e públicas em uma força motriz para resolver desafios socioambientais, agregando sustentabilidade e impacto social às cadeias de valor.


SÃO PAULO | As compras corporativas no mundo representam, potencialmente, uma oportunidade trilionária para converter as cadeias de fornecimento global em um vetor de impacto socioambiental positivo. Considerada uma tendência mundial – sobretudo diante das pressões regulatórias que obrigam as companhias de capital aberto a reportarem suas práticas sustentáveis na cadeia de fornecedores, incluindo o Brasil. Somente a SAP Business Network, uma das maiores plataformas de compras corporativas do mundo, facilita transações anuais em torno de US$ 3,75 trilhões em produtos e serviços. Bastaria o comprometimento de 5% destes orçamentos de compras para uma transformação da ordem de mais de US$ 187 bilhões. O mercado de compras de impacto está avaliado atualmente em US$ 2,5 bilhões, mas as oportunidades são imensas. Adquirir produtos e serviços de negócios de impacto é uma prática que pode transformar o setor: segundo o Fórum Econômico Mundial, mais da metade do impacto ESG das empresas vem exatamente da sua cadeia fornecedores.

Com o objetivo de destravar as chamadas compras corporativas de impacto, Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE), Yunus Negócios Sociais e SAP conduziram a pesquisa inédita Ecoa Cenários: Compreendendo as compras corporativas de impacto no Brasil, que analisou o contexto atual da temática e identificou os principais desafios e as oportunidades de negociação entre corporações e negócios de impacto. A pesquisa foi lançada no Fórum de Economia de Impacto (20 de março), após uma prévia ter sido apresentada no Fórum Econômico Mundial 2025.

Em tempos de busca pelo alcance de metas em redução de emissões de carbono, contenção na geração de resíduos e ampliação dos impactos sociais positivos, as compras corporativas se configuram como uma importante alavanca de transformação. Segundo o levantamento Ecoa Cenários, oito a cada 10 empresas – entre as que participaram da sondagem – informaram que a pauta das compras corporativas tem conquistado relevância dentro das estratégias corporativas. E o Fórum Econômico Mundial acrescenta que aproximadamente dois terços de todo o potencial de impacto positivo gerado por uma corporação residem exatamente na sua cadeia de valor.

O valor disponível à mesa não é dos menores. Somente a SAP Business Network, ferramenta da SAP para a gestão da cadeia de suprimentos, dá suporte a aproximadamente US$ 3,75 trilhões em transações comerciais de produtos e serviços, conectando mais de 5,3 milhões de empresas globalmente. "Na SAP, acreditamos que as compras corporativas podem ser um motor de transformação sustentável e inclusão econômica. Ao conectar empresas a fornecedores de impacto, não apenas tornamos as cadeias de suprimentos mais resilientes, mas também impulsionamos a inovação e o crescimento sustentável. Iniciativas como a Ecoa reforçam nosso compromisso em apoiar um ecossistema de negócios mais inclusivo, gerando valor para as empresas, comunidades e a economia como um todo", afirma Kate Booth, diretora de Responsabilidade Social Corporativa da SAP para América Latina e Caribe.

Pioneira no Brasil, a Ecoa – Coalizão para Compras de Impacto busca mobilizar recursos para negócios de impacto inclusivos e sustentáveis. A produção do estudo integra a articulação do grupo para disseminar a relevância de aproveitar o poder das compras corporativas para acelerar soluções transformadoras e, com isso, ajudar a reduzir o déficit de financiamento de US$ 1 trilhão para a humanidade atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Desafios e oportunidades
Com o objetivo de acelerar o desenvolvimento das compras corporativas inclusivas de impacto social e sustentáveis – chamadas na pesquisa de compras de impacto –, o mapeamento buscou compreender obstáculos e oportunidades na relação entre os atores envolvidos neste ecossistema. Com esse objetivo, a pesquisa Ecoa Cenários identificou três grandes obstáculos para que as relações comerciais se estabeleçam: dificuldade de conexão entre negócios de impacto e corporações (falta mapeamentos e ferramentas de conexão de negócios inclusivos, de impacto social e sustentáveis); burocracia e barreiras institucionais (políticas de compras excessivamente rígidas, difíceis de navegar e prazos de pagamento extensos); e falta de capacitação e sensibilização (pouco letramento das equipes de compras e dos fornecedores de impacto para estabelecerem, juntos, uma relação comercial).

Em uma perspectiva propositiva, o mapeamento traz recomendações para vencer os obstáculos: criação de bancos de fornecedores de impacto; elaboração de guias de boas práticas com critérios e objetivos claros para a seleção e contratação de negócios inclusivos, de impacto social e sustentáveis; estabelecimento de uma agenda recorrente de relacionamento entre potenciais compradores e lideranças de compras e o ecossistema de impacto; cocriação de manuais e modelos de políticas de compras flexíveis – com adaptação de prazos de pagamento e simplificação da homologação –; desenvolvimento de programas para a adoção de critérios de impacto nas compras; elaboração e disseminação de ambientes de aprendizagem e benchmark para profissionais de compras, sustentabilidade e outros potenciais setores envolvidos; criação de programas de desenvolvimento de fornecedores (capacitação dos negócios de impacto para atendimento de grandes corporações); e construção de programas e parcerias para discussão e qualificação.

Mais do que uma tendência, a compra de impacto é uma abordagem transformadora que tem o potencial de redefinir como corporações e grandes organizações, a exemplo da Organização das Nações Unidas (ONU), interagem com empresas sociais. “Ao focar em parcerias que priorizam o valor do impacto social e de sustentabilidade ambiental, as compras de impacto podem fechar lacunas críticas em financiamento e recursos para pequenas e crescentes empresas. Nesse cenário, há uma grande demanda em conectar as necessidades das grandes empresas com as soluções que os pequenos negócios em crescimento oferecem, ou seja, o ecossistema de organizações dinamizadoras pode ser um grande aliado para ambos os lados com potencial de ajudá-los a vencer os desafios dessa parceria. Hoje, as pequenas empresas geram mais de 50% dos empregos e contribuem significativamente com o Produto Interno Bruto da América Latina. A mobilização e capacitação desses atores por meio das cadeias de suprimento corporativas desbloqueia um imenso potencial, como mostra a pesquisa”, afirma Flora Bracco, head Brasil e líder global de Parcerias da Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE).

A íntegra da pesquisa está disponível para download gratuito no site https://ecoaimpacto.com.br/.


METODOLOGIA | As entrevistas do estudo Ecoa Cenários: Compreendendo as compras corporativas de impacto no Brasil foram conduzidas no segundo semestre de 2024, envolvendo dezenas de atores: corporações, negócios e organizações dinamizadoras do ecossistema de impacto socioambiental. Como parte da coleta de dados, o mapeamento envolveu questões sobre principais objetivos, dificuldades e possibilidades guardadas na estruturação de cadeias de fornecimento mais inclusivas, diversas e sustentáveis. Os stakeholders selecionados integram corporações (grandes empresas, em geral, referências do mercado ou em seu setor, que estão buscando alinhar as compras da companhia com objetivos sustentáveis); empreendedores (negócios sociais com o objetivo de oferecer produtos e/ou serviços alinhados com objetivos sustentáveis e que estejam dispostos e tecnicamente preparados para fornecer às organizações, no segmento Business to Business); e intermediários (instituições que fomentam o empreendedorismo, mobilizando o ecossistema e apoiando pequenos empreendedores; usualmente atuam como aceleradoras, incubadoras, consultorias de inovação e que atendem tanto os negócios sociais como também as corporações e podem contribuir na ponte entre esses dois lados).

Pilares da pesquisa
_Sessões de consulta | 35 atores entrevistados, em 10 sessões de grupos focais on-line. Foram ouvidas lideranças de compras e sustentabilidade, líderes da pauta de compra de impacto dentro de empresas, responsáveis por organizações dinamizadoras do ecossistema e empreendedores de impacto.

_Sondagem quantitativa | Foi elaborado e distribuído um formulário com perguntas gerais para diversos atores do ecossistema de impacto e corporações, de modo a coletar uma visão inicial de como o tema é tratado dentro das organizações.
Neste pilar, contamos com 101 respondentes, dos quais:
56,4% Negócios de Impacto Social
18,8% Organizações Dinamizadoras do Ecossistema de Impacto
13,9% Organizações sem Fins Lucrativos
9,9% Corporações
1% Governos

_Workshop de cocriação | 40 participantes envolvidos na sessão de cocriação ocorrida durante o Ecoa Fórum, realizado em novembro de 2024. Nessa sessão foram discutidas oportunidades de atuação diante dos principais desafios apresentados nas consultas.

_Pesquisa de dados secundários | Foram coletadas informações já disponíveis sobre o tema, com especial foco na atuação de coalizões internacionais que trabalham no fomento das compras de impacto em outros territórios, como Europa e Estados Unidos.



Sobre a Ecoa - Coalizão para Compras de Impacto | Pioneira no Brasil, a Ecoa – Coalizão de Compras de Impacto – iniciativa liderada pela Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE) e Yunus Negócios Sociais – é voltada a mobilizar recursos para negócios de impacto e Pequenas e Médias Empresas (PME), aproveitando o poder das compras corporativas para acelerar soluções transformadoras e, com isso, ajudar a reduzir o déficit de financiamento de US$ 1 trilhão para a humanidade atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa busca integrar fornecedores com produtos e serviços de impacto positivo nas cadeias de abastecimento corporativas e governamentais, promovendo uma economia mais justa, inclusiva e sustentável. Dedicada a impulsionar a agenda de compras corporativas de impacto no Brasil e no cenário global, o objetivo é construir um ambiente favorável para a entrada de negócios de impacto inclusivos e sustentáveis à cadeia de fornecimento de grandes corporações.


Sobre a SAP | Como líder global em aplicações empresariais e inteligência artificial para negócios, a SAP (NYSE:SAP) está no centro dos negócios e da tecnologia. Por mais de 50 anos, organizações confiaram na SAP para extrair o seu melhor ao unir operações críticas para o negócio que abrangem finanças, compras, RH, cadeia de suprimentos e experiência do cliente. Para mais informações, visite http://www.sap.com.




MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

_ ECOA - Coalizão de Compras de Impacto
Frida Luna Boutique de Comunicação
Betânia Lins betania.lins@fridaluna.info
Celular: (11) 9 7338-3879


_SAP
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Luciana Coen luciana.coen@sap.com
Telefone: 55 11 5503-2554
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Sala Virtual de Notícias; sap@iccom.com.br






Editorias: Economia  Governo  Negócios  Serviços  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 22/03/25
Fonte do release
Empresa: Betânia Lins  
Contato: Betânia Lins  
Telefone: 11-9 7338387-

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