E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Da sala de aula para a ficção: filme Ferrugem traz uma realidade presente na vida dos jovens
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Temas como cyberbullying, limites da privacidade e assédio online, presentes
no roteiro do filme Ferrugem, são abordados pela Geekie, na plataforma Geekie One. Com a disciplina Educação Digital, conteúdo se propõe a ensinar nativos digitais a lidar com os riscos e desafios, além de identificar oportunidades.

São Paulo, 17 de setembro de 2018 – O tema do filme Ferrugem está mais próximo da realidade do que pensamos. Como a maioria dos adolescentes, Tati adora compartilhar a vida nas redes sociais e registrar todos os momentos – inclusive os íntimos. Como a personagem principal do longa-metragem, os adolescentes brasileiros não conseguem dimensionar os riscos dessa exposição. De acordo com pesquisa TIC Kids Online, quando desafiados a julgar as próprias habilidades na internet, 76% dos jovens brasileiros acreditam saberem mais do que os pais; 71% afirmam conhecer muito sobre como usar a rede. No entanto, da teoria à prática, em um experimento da mesma organização, 30% dos jovens não souberam verificar se uma informação na internet estava correta. Esse dado é relevante, porque prova que o nativo digital precisa de orientação; da mediação de pais e professores.

Para preparar os alunos, a Geekie – empresa referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo – transformou a disciplina de Educação Digital em ferramenta pedagógica para que as escolas possam combater a propagação de conteúdo sexual, do preconceito, de atos de intolerância e discursos de ódio online, sobretudo nas redes sociais. Com sequências didáticas apoiadas em casos reais, a dinâmica tem o objetivo de disseminar entre os alunos com idades entre 13 e 17 anos a noção de que a liberdade de expressão não deve ser confundida com manifestação irrestrita de opinião preconceituosa. Por meio de questões e dinâmicas que despertam empatia, os alunos são convidados a refletir individualmente e debater em grupo o tema. Assuntos correlatos como limites da privacidade, cyberbullying e assédio online também são abordados em sequências didáticas.

Educar os jovens para os desafios e oportunidades das redes sociais é um tema de especial relevância diante do aumento dos episódios de intolerância nas redes sociais. Uma pesquisa sobre cyberbullying, conduzida pela IPSOS com 20,8 mil pessoas em 28 países, aponta o Brasil como o segundo no número de agressões online. A cada 10 pais entrevistados, três disseram que os filhos já sofreram violência na internet; 53% dos pais brasileiros afirmaram que o ataque partiu de colegas de classe do filho, que cometeram o ataque em redes sociais.

Mestre em Educação pela Stanford University, Claudio Sassaki – cofundador e CEO da Geekie – defende que a tecnologia deve estar próxima da linguagem do estudante, gerando identificação e motivação. Na prática, a tecnologia não é mais um diferencial para os jovens; diferente é o fato de a escola ser o único lugar onde a tecnologia fica de lado na vida deles. “A escola e a família precisam ensinar os jovens a lidar com as oportunidades, os riscos e os desafios de estarem conectados”, avalia Sassaki. Segundo o pesquisador independente e empreendedor, educar para a cidadania digital vai além da disseminação da compreensão de conceitos como pegadas digitais.

“O aluno tem que ser preparado para ver e compreender a relevância desse conhecimento; entender como as pegadas digitais influenciam na forma como ele será visto na internet; como a reputação online pode influenciar a busca de um emprego ou vaga acadêmica, no futuro”, analisa, acrescentando que esse aprendizado envolve disponibilizar insumos para o alcance da cidadania – ou seja, uma aprendizagem significativa e relevante para o cotidiano do aluno.

Sobre Ferrugem
Vencedor do Festival de Gramado, Ferrugem – filme dirigido e roterizado por Aly Muritiba – Ferrugem fala sobre os jovens hiperconectados, ciberbullying e revenge porn. No roteiro, Tati (Tifanny Dopke) é uma estudante do Ensino Médio que adora registrar a própria rotina nas redes sociais; ela começa a conhecer melhor um colega do colégio, Renet (Giovanni de Lorenzi). Depois de perder o celular em uma viagem com a turma, começa a viver o drama de ter conteúdos privados rodando por todo o colégio. O papel dos amigos e da família entra em cena.

Sobre a Geekie
Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em 2011 – pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo – com a missão de transformar a educação do país. Nos últimos seis anos, a empresa tem desenvolvido soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem. Com foco no Ensino Médio e Fundamental II, a empresa alia tecnologia de ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Única plataforma brasileira de ensino adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Guia de Tecnologias Educacionais – que identifica soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do ensino brasileiro – em sua trajetória a Geekie alcançou mais de 5 mil escolas públicas e privadas de todo país, impactando cerca de 10 milhões de estudantes.

Entre as certificações mais relevantes, a empresa destaca: WISE 2016 (Qatar Foundation), TOP Educação (Revista Educação, categoria software educacional mais lembrado do mercado), Empreendedor Social Brasil (Folha de São Paulo e Fundação Schwab), Empreendedor Social Mundial (Fundação Schwab), Trip Transformadores e Empresas Mais Conscientes (Revista IstoÉ) – além de compor a rede global de empreendedores Endeavor. A Geekie conta com também com investidores de tradição na área educacional como família Gradin (por meio do fundo Virtuose), Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann (por meio do Fundo Gera), SAS - Plataforma de educação, além dos fundos americano Omidyar Network e japonês Mitsui & Co. http://www.geekie.com.br




MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Geekie
Frida Luna Boutique de Comunicação
Betânia Lins imprensa@geekie.com.br
Celular: (11) 9 7338-3879

Editorias: Criança  Educação  Feminina  Sociedade  Teen  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Betânia Lins  
Contato: Betânia Lins  
Telefone: 11-9 7338387-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: betanialins2
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.