E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Uma jornada pelos benefícios nutricionais da Banana
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Uma jornada pelos benefícios nutricionais da Banana
...

professora de nutrição da Estácio e doutora em ciências da saúde explora os segredos da fruta amarela no Dia Mundial da Banana



A banana é a fruta mais consumida no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A fruta possui uma data, o Dia Mundial da Banana, celebrado dia 22 de setembro. É um dos produtos mais exportados e o Brasil fica na 4ª posição do ranking mundial de produção, somando 6,9 mil toneladas, ficando atrás apenas da Índia, China e Filipinas.

No Brasil, as variedades mais famosas são a nanica, prata, da terra e ouro, podendo ser usadas para consumir crua no dia a dia, assada, frita, bolos, vitaminas e até mesmo como cosmético. A banana contém diversos benefícios para a saúde como a redução da pressão arterial, auxílio na digestão, evita cãibras musculares e combate a depressão. É rica em fibras, vitaminas C, B1, B2 e B6.

Segundo Arissa Felipe Borges, coordenadora do curso de nutrição da Estácio, a banana é uma fruta repleta de nutrientes que contribuem significativamente para a saúde e o bem-estar. “A fruta é rica em potássio, vitamina C, vitamina B6 e fibras, oferecendo uma composição nutricional que promove a função muscular, a saúde cardíaca, a digestão eficiente e um sistema imunológico fortalecido”, explica.

A banana, de acordo com a coordenadora, é uma fonte de energia devido ao seu teor de carboidratos, incluindo glicose, frutose e o amido resistente. “Esse trio fornece um combustível de liberação lenta, mantendo os níveis de energia estáveis ao longo do dia e ajudando a evitar os picos e quedas de açúcar no sangue. Com sua fibra dietética, a banana contribui de forma benéfica para a saúde digestiva, regulando o trânsito intestinal e prevenindo a constipação”, orienta.

Arissa fala também sobre a presença de amido resistente, que promove um microbioma intestinal saudável, além de contribui para a sensação de saciedade, auxiliando no controle do apetite. A presença do potássio nas bananas desempenha um papel fundamental na saúde cardiovascular, ajudando a regular a pressão arterial e reduzindo o risco de doenças cardíacas. A combinação de potássio e fibras também contribui para a saúde das artérias e a manutenção de níveis adequados de colesterol”, explica a nutricionista.

Além de seus benefícios nutricionais, a Arissa fala como que a banana é versátil na culinária. “Pode ser consumida sozinha como um lanche rápido, adicionada a smoothies para dar cremosidade e doçura natural, incorporada em receitas de panquecas, bolos e pães para um toque saudável, ou até mesmo congelada para criar sorvetes saudáveis e refrescantes”, finaliza.

Editorias:   Alimentos  Ecologia e Meio ambiente  Negócios  Telecomunicações  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Ana Caroline Feitosa de Assis  
Contato: Ana Caroline Feitosa de Assis  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.