|
... |
De forma simplificada, uma galeria de arte é um local que faz a ponte entre artistas, colecionadores e admiradores que desejam apreciar, aprender mais ou comprar pinturas, esculturas, gravuras e quaisquer manifestações artísticas, mas não só. Continue lendo e aprenda mais.
Qual a importância de uma galeria de arte
A galeria de arte atua de forma fundamental na relação entre artista e público. Existem vários tipos de empreendimentos comerciais que variarão de acordo com o tipo e modelo. Cada galeria pode funcionar de uma forma e ter diferentes propósitos.
Basicamente, a galeria apoia o artista em vários aspectos, aonde o sucesso de um impulsiona o outro.
Além de expor as obras e disponibilizá-las para o público, os profissionais da galeria atuarão em uma série de trabalhos administrativos, organizacionais, entre outros, que serão úteis e fundamentais no desenvolvimento de uma carreira.
Esta intermediação pode ser feita entre artista e colecionadores/público, como de acervos de colecionadores para outros colecionadores/público também.
Como é o trabalho?
A galeria pode atuar com a curadoria, suporte, monitoramento, venda, promoção, precificação, transportação de obras, organização de exposições e todo o trabalho que envolve divulgação que serão importantes para que o público e eventuais colecionadores tenham acesso ao trabalho do artista.
Dependendo da galeria este trabalho é oferecido em partes ou de forma total dando suporte para crescimento e desenvolvimento, assim como a construção de um portfólio.
Um curador será o responsável por fazer a seleção de artistas e obras, além de aprender teoricamente sobre as técnicas aplicadas para poder passar estas informações aos interessados. Ela pode ter ou não funcionários e assistentes para ajudar.
Em galerias grandes, pessoas são designadas para dar assistência ao que o artista precisar para que ele/a possa focar em criar, por exemplo. Já as menores podem dividir o trabalho, de acordo com a disponibilidade.
Por que o artista não expõe sozinho?
Nem sempre o artista possui conexões, conhece burocracias, sabe precificar, dispõem de tempo para cuidar de certos aspectos de sua carreira, verba para alugar o espaço ou conhecimento deste meio.
Principalmente quem está começando. Já os mais experientes e consolidados, acabam tendo uma forma cômoda, prática e eficiente em continuar fazendo seu trabalho.
A galeria ao trabalhar junto com um artista, estabelece uma relação de confiança e ajuda mútua, aonde a galeria de arte oferece seus serviços, além de dar mais confiança, estabilidade e empresta seu status ao artista para maior confiança do público.
Uma boa analogia é em comparação com a indústria fonográfica, onde a gravadora e selo dão todo o suporte para os músicos que assinam contrato. Sem essa conexão, o caminho pode ser difícil se quiser chegar ao mainstream, fazer sucesso ou tornar a profissão rentável.
Diferenças entre museu e galeria de arte
O museu apenas expõem as obras de arte e não comercializa. Já a galeria vende as obras, além de todo o trabalho de curadoria, divulgação, suporte e demais aspectos para que o artista foque em sua criação.
Visitar uma galeria de arte é uma boa forma de conhecer novos artistas, apreciar obras, aprender sobre arte, passar uma tarde de lazer e agradável, já que não é obrigatório comprar algo para visitar.
Gostou? Quer saber mais sobre Galeria de Arte? Acesse: http://www.galerialiviadoblas.com.br/