|
Novidário apresenta mobiliário para as escolas dos novos tempos |
| ... | Passamos as primeiras décadas de nossas vidas na escola. Todos têm alguma memória do lugar e das experiências ali vividas. Experiências estas que moldam nossa personalidade e nos levam a vida adulta. Mas a escola que temos em mente é muito diferente da escola de hoje.
A principal mudança está no conceito de como o aluno aprende. Aulas expositivas onde o professor discorre sobre um conteúdo são pouco assimiladas. Metodologias ativas foram desenvolvidas e hoje o aluno é protagonista no processo de aprendizado. William Glasser desenhou a pirâmide de aprendizado, nela vemos que o aprendizado é maior quando se aprende fazendo.
Para aprender fazendo, o aluno precisa se apropriar do conteúdo, realizar trabalhos em grupo, participar de discussões e até mesmo apresentar seu trabalho para os colegas.
O aluno deve buscar o conhecimento e este não está somente dentro da sala de aula. Nesse contexto o aprendizado ocupa todos os espaços da escola. O ambiente deve colaborar com alunos e professores para o desenvolvimento das atividades e propostas pedagógicas.
A Novidário iniciou sua pesquisa sobre o ambiente escolar em 2009. Primeiramente pesquisamos Reggio Emilia e o resultado foi a Linha de móveis Origem. Feitas em Compensado as peças são leves e trazem autonomia ao aluno. Estantes baixas auxiliam na formação de cantos na sala de aula e contribuem para as atividades pedagógicas propostas pelo professor. Conheça as possibilidades de layouts no e-book Linha Origem.
Ampliamos as pesquisas, estudamos as diversas pedagogias e ambientes de ensino nacionais e internacionais. Ficou claro para nós que deveríamos começar a desenvolver móveis que contribuíssem na construção de ambientes colaborativos. O fruto deste trabalho é a Linha Jataí. Uma linha de mobiliário que teve como briefing a escuta ativa das reuniões que fizemos com professores, coordenadores, alunos e colaboradores da escola.
O trabalho da Novidário não se limita ao desenho do mobiliário, mas também na criação de layouts dos ambientes. A mistura de móveis com diferentes tipologias e ergonomias contribuem para desenvolvimento do modelo pedagógico de metodologias ativas. Conheça mais sobre o esse trabalho no e-book Ambientes que educam.
Gostou? Quer saber mais? Então acesse: https://novidario.com.br/
|
|
|
|
|
|