|
... |
Baiano de Salvador, Tomaz Viana é um jovem artista brasileiro muito reconhecido por seus grafittis. Dentro do grafitti, Toz, como é conhecido no meio artístico, também se propõe à criação de personagens e a partir deles a criação de objetos e esculturas.
Formado em Arte e Design, sua primeira exposição individual foi recente, em 2014, quando criou a exposição chamada de Metamorfose, no Centro Cultural Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. Um ano depois expos no exterior, em Paris, desta vez na chamada Instalação Vendedor de Alegria.
Mesmo jovem e com sucesso recente, Tomaz vem mudando o entendimento da arte no Brasil junto com Speto, revolucionando o olhar sobre o grafitti e democratizando o acesso a obras, com artes a céu aberto e de fácil acesso a todos os brasileiros.
A céu aberto
Toz está no grafitti há mais de 20 anos e, desde que começou, se mantem presente em eventos artísticos dentro e fora do Brasil. A partir desses eventos iniciou o interesse por obras em grandes painéis a céu aberto. De lá para cá, obras foram expostas em importantes locais de importantes cidade do Brasil, como a fachada do Hotel Marina, no Rio de Janeiro e um muro gigante na Zona Portuária do Rio.
A influência dos pais e o início na arte
Tomaz começou na arte muito cedo, ainda na casa de seus pais e por influência deles. Sua mãe era estudante de artes plásticas e seu pai publicitário, mas foi ganhar seu sustento aos 18 anos, quando começou a trabalhar com quadrinhos, animação e arte. O grafitti surgiu em sua vida em meados dos anos 90 e foi o que realmente o conquistou, por considerar algo mais simples, de fácil acesso e que está em suas raízes, já que até os homens das cavernas pintavam as paredes.
A valorização da cultura
Toz é um artista que acredita no processo de renovação da arte e que trouxe temas culturais em suas obras, como em sua exposição “Insônia”, que traz a noite como personagem principal. Nas artes estão presentes os elementos que ela, a noite, sugere.
Em outra parte da exposição, Toz traz os cristais que significam essa junção de elementos que formam uma pedra preciosa, assim como os elementos que formam a cultura de determinada região.
Toz continua produzindo e expondo suas obras pelo Brasil. Hoje tem residência fixa no Rio de Janeiro e costuma fazer obras que mixam a cultura brasileira, principalmente as culturas de sua terra natal, a Bahia e de sua atual residência.
~~ Sobre a Galeria de Artes Lívia Doblas ~~
Nossa Galeria de Arte iniciou suas atividades em 2009. Lívia Doblas realizava nessa época apenas a intermediação de obras de arte entre colecionadores que por algum motivo desejavam vender suas obras e outros que buscavam adquirir. Obras raras de artistas como Volpi, Carybé, Tarsila do Amaral entre outros.
Ao longo de todos esses anos iniciamos e ampliamos diversas coleções de arte de clientes de todo o Brasil. Realizamos diversas exposições com o intuito constante de divulgar e ampliar o conhecimento da arte brasileira.
Cientes da importância da arte para todo ser humano, queremos dividir essa paixão apresentando nosso acervo, histórias e experiência ao longo de todos estes anos.
Gostou? Quer saber mais sobre esse artista? Acesse: http://www.galerialiviadoblas.com.br/artistas/toz