Crescimento do e-commerce fora do eixo sudeste
Crescimento do e-commerce fora do eixo sudeste
...

No primeiro trimestre de 2021, a Neotrust realizou uma pesquisa a respeito do crescimento do e-commerce no Brasil. De acordo com os dados levantados, o setor apresentou continuidade no número expressivo de vendas.

Assim, é possível afirmar que foram efetuadas 78,5 milhões de compras online somente entre os meses de janeiro e março. Esses dados representam um aumento de 57,4% em relação ao mesmo período em 2020.

Em termos financeiros, é possível afirmar que o faturamento foi de R$35,2 bilhões, um aumento de 72,2% em relação ao ano anterior. De acordo com Fabrício Dantas, o diretor da Neotrust, esse cenário contrariou as expectativas.

De encontro a isso, Dantas chegou a pontuar que os analistas esperavam que a expansão do e-commerce passasse por uma redução de intensidade devido à chegada da nova variante da Covid-19. Entretanto, a evolução se intensificou.

Dessa forma, vale citar que os principais motivos para esse crescimento estão ligados às promoções realizadas no período, em especial ao Dia do Consumidor, que aconteceu em março. Além disso, como a pandemia se agravou em algumas regiões, o comércio físico passou novamente por um fechamento.

Outros dados interessantes revelados pela Neotrust estão ligados ao investimento do público nos produtos comprados online. De acordo com o levantamento, o ticket médio subiu em 9,4% e o gasto atual pode ser estimado em R$447,90.

Quando se pensa a respeito das regiões do Brasil que mais cresceram em termos de compras online, o Sudeste acaba sempre recebendo destaque. Com relação à pesquisa da Neotrust isso não é diferente e o total de 63% dos pedidos realizados no primeiro trimestre de 2021 partiram dessa região.

Entretanto, isso não significa que as demais áreas do território brasileiro não acompanharam o crescimento do comércio online. Nesse sentido, vale destacar que mesmo com os números expressivos do e-commerce no Sudeste, a porcentagem destacada representa uma queda de 3,9% em relação ao ano de 2020.

Isso aconteceu uma vez que o espaço das compras online está sendo gradualmente mais ocupado por outras regiões. Assim, o Nordeste passou a ganhar mais destaque em termos de crescimento da participação nas vendas do e-commerce.

De encontro ao que foi destacado, é possível afirmar que a região em questão foi responsável por 14,6% de todas as compras realizadas no período. O número citado representa um crescimento de 2,6% em relação a 2020.

Além do Nordeste, a região Sul também tem se mostrado relevante para o setor do e-commerce e contou com 14,1% do total de pedidos feitos no período em questão.

O Centro Oeste e o Norte, por sua vez, ainda que tenham apresentado números inferiores e contem com porcentagens mais modestas, foram responsáveis por, respectivamente, 6,2% e 2,1% das vendas de lojas online.

Vale ressaltar que um dos motivos para esse crescimento de outras regiões do país está ligado à entrega gratuita. Segundo o relatório da Neotrust, o número de compras feitas com frete grátis foi bastante significativo no primeiro trimestre de 2021.

Assim, os dados em questão revelaram que 53% dos pedidos contaram com esse tipo de entrega. Em comparação com o ano anterior isso revela um aumento de 6% de produtos sem custos adicionais para o consumidor.

Entretanto, é interessante pontuar que mesmo os 47% de clientes que chegaram a pagar pela entrega das suas compras em e-commerce contaram com alguns benefícios. Nesse sentido, vale ressaltar que a pesquisa da Neotrust apontou para uma diminuição no valor relativo à entrega.

Assim, o frete médio do período em questão foi R$18,15, o que representa uma queda de 15,5% em relação a 2020. Esses fatores serviram como incentivo para que clientes de regiões como o Nordeste se sentissem mais estimulados a comprar, visto que os valores de entrega praticados para essas áreas eram consideravelmente mais altos em momentos anteriores.

De acordo com Eduardo Fregonesi, o CEO da Synapcom, o crescimento do e-commerce revela que os consumidores estão contando cada vez mais com a possibilidade de comprar online e incluindo esse hábito nas suas rotinas.

Assim, isso não tem acontecido somente nos grandes centros urbanos, que sempre contaram com vantagens como a supracitada entrega gratuita. Logo, todas as regiões do Brasil estão se inserindo nesse modelo de compras e os vendedores estão se empenhando para garantir uma experiência positiva.

Portanto, para Fregonesi, a tendência é que as operações das lojas online se tornem cada vez mais otimizadas com objetivo de melhorar o processo para os consumidores. Dessa forma, a tendência é que o e-commerce se torne cada vez mais bem estruturado e abrangente.

Essa tendência positiva vem sendo observada há alguns anos, especialmente quando se fala a respeito de observar o crescimento das lojas online para além do Sudeste. Assim, uma pesquisa de 2018, realizada pelo Ebit Nielsen, revela que o Nordeste vem se destacando desde essa época.

Nesse sentido, o faturamento da região no ano citado foi de R$7 bilhões. Dessa forma, a sua representatividade no e-commerce foi de 13,2%, registrando o maior crescimento do Brasil. Em relação ao ano anterior, esses números revelaram uma alta de 27%.

Tudo isso destaca uma evolução que vem se consolidando ao longo dos anos. Portanto, trata-se de um mercado com muito potencial, quer se fale de grandes varejistas ou mesmo de lojas menores, que estão tentando se inserir no mercado digital.

Assim, por se tratar de uma região em crescimento em termos de consumo, o Nordeste deve ser olhado com atenção pelo setor do e-commerce, especialmente em ocasiões como promoções que, em geral, não contemplam o Nordeste em questões como o frete grátis.

Esse olhar mais atento será um diferencial para as lojas online que conseguirem perceber o potencial da estratégia. Como se trata de um mercado ainda pouco visado pelos varejistas em geral, aqueles que conseguirem sair na frente vão conquistar a confiança dos clientes e, por consequência, atingir o objetivo da fidelização.

Logo, ainda que os números do Sudeste sejam expressivos e os mais altos do Brasil, ter atenção às demais áreas será um diferencial para o e-commerce e, assim, ajudará a alavancar ainda mais o seu crescimento.

Gostou? Quer saber mais? Acesse: http://www.liveecommerce.com.br/

Editorias: Informática  Internet  Negócios  Serviços
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce
Contato: Bruno Galdino Santana