Omnichannel: por que você deveria adotar essa estratégia?
Omnichannel: por que você deveria adotar essa estratégia?
...

Com o passar dos anos e as mudanças e evoluções da sociedade, impactadas fortemente pela conexão cada vez maior entre pessoas, diminuindo distâncias e barreiras, é importante que as lojas também se preocupem em se adaptar às novas realidades, buscando estratégias eficientes para conquistar mais clientes, fidelização de um público etc.

Entre os diversos conceitos que surgiram neste contexto, está o chamado omnichannel. Neste conteúdo, apresentaremos mais detalhes sobre o que é este conceito e de que forma utilizar a estratégia auxilia os negócios e faz com que o processo de crescimento da marca seja potencializado.

O QUE É OMNICHANNEL?

Para começar a conversa, é importante entender corretamente do que se trata o conceito de estratégia omnichannel. O prefixo omni vem do latim e significa todo, inteiro. Não à toa, o termo onipresente é usado para algo que está em todos os lugares, por exemplo. Channel, por sua vez, é canal, em inglês.

Portanto, conhecendo a raiz da palavra, já fica mais fácil buscar o entendimento sobre o termo omnichannel. Trata-se de unificar todo o canal de vendas em um único espaço. Por exemplo, em tempos de e-commerce cada vez mais presente, é necessário ter uma organização que permita reunir lojas físicas e virtuais em um mesmo contexto, além de facilitar a comunicação entre profissionais da loja e os potenciais consumidores.

Com o omnichannel, é possível captar uma maior quantidade de clientes, cada um de acordo com suas preferências. O indivíduo que gosta de navegar pela internet em casa e comprar on-line estará contemplado, assim como quem prefere ir à loja, pegar o produto e analisar, também. Além disso, os próprios vendedores podem se integrar nas diversas plataformas, oferecendo auxílio para garantir a melhor experiência de compra para o usuário.

Portanto, com a adoção da estratégia omnichannel, a intenção principal é integrar procedimentos e garantir a todos os clientes que sua forma preferida de compra está garantida, fazendo com que a sensação seja de satisfação e facilidade, o que é fundamental no processo de fidelização do cliente. Se ele gostar da experiência, as chances de repeti-la são bem maiores.

VANTAGENS DA ESTRATÉGIA OMNICHANNEL

Conhecendo o conceito e entendendo de que forma ele atua para garantir uma melhor experiência ao cliente, além de integrar processos dentro da empresa, algo cada vez mais em voga nas corporações, é possível listar agora uma série de vantagens para as instituições que optam pela utilização desta estratégia.

Primeiro de tudo, é mais fácil criar uma identificação da marca quando há unidade nas diferentes plataformas. Se não existir esta integração, é mais difícil ficar na mente dos clientes e conseguir fazer com que eles se lembrem imediatamente da empresa na hora em que precisam de um serviço relacionado ao segmento de atuação do negócio.

Por exemplo: é fundamental utilizar estímulos visuais no site e que se repitam na fachada de uma loja física. Ou, ainda, dentro do espaço da loja, é possível haver monitores e conexões que remetam ao layout do e-commerce. Assim, visualmente, a marca vai acostumando o cliente aos seus parâmetros. Assim, quando ele tiver contato com estes símbolos, facilmente remeterá à empresa. Mas para que isso aconteça, é importante a integração de venda a partir da estratégia omnichannel.

Outro aspecto fundamental é a facilidade gerada para o potencial comprador. Um dos fatores que causa dor de cabeça é escolher um produto em uma loja virtual, recebê-lo e não ser o ideal. Se a empresa não oferece uma forma rápida e fácil de trocá-lo, a experiência do cliente é péssima.

Portanto, com a utilização do formato omnichannel, esse problema está resolvido. A integração entre formatos dá diversas opções ao comprador, inclusive ir à loja para buscar o produto comprado e, caso não fique satisfeito, resolver o problema pessoalmente. Certamente, uma empresa que oferece esta possibilidade sai na frente dos concorrentes no mercado.

REDUÇÃO DE CUSTOS FINANCEIROS

E, para além das vantagens relacionadas ao relacionamento e satisfação dos clientes na hora de realizar a compra, o que gera lucros financeiros e de credibilidade a longo prazo, os benefícios econômicos vão além. É possível reduzir custos com a utilização da estratégia omnichannel.

Com a centralização de informações, dados e processos em um único sistema, não é necessário ter um número tão grande de programas e softwares para várias funções diferentes, economizando com custos de assinaturas, compras e afins. Além disso, a partir do momento em que há integração entre os diversos setores, a tendência é de que os gastos gerais diminuam, com tudo ficando condensado em um único meio.

Isso sem falar no fato de que, com um sistema centralizado, as chances de erro diminuem, a possível insatisfação de clientes também e, com isso, os custos com reparo de problemas também cai. Embora pareça um fator pequeno, em longo prazo pode fazer muita diferença.

E, por fim, um último aspecto que também será refletido nos potenciais ganhos econômicos é o fato de a imagem da marca ficar associada à modernidade, integração e solução de problemas, algo essencial no mundo empresarial.

Usando o omnichannel, o negócio já passa a mensagem de que há um padrão claro de atuação, visando à melhor experiência para os clientes, garantindo presença nos mais diversos mercados e com uma qualidade semelhante em todos eles. Assim, se colocam à disposição para oferecer o melhor serviço ao cliente, na plataforma preferida dele. Isso fortalece demais a visão que os usuários e o próprio mercado têm da empresa, tornando-a uma referência e, com isso, aumentando seu reconhecimento e, consequentemente, aumentando vendas e o lucro final.

CONCLUSÃO

Estas são, portanto, algumas das razões pelas quais a estratégia omnichannel deve ser adotada pelo seu negócio. No mundo atual, tudo depende de integração e de valorização da experiência dos clientes. E utilizar esta ferramenta é imprescindível para este processo.

Gostou? Quer saber mais? Acesse a Live eCommerce : http://www.liveecommerce.com.br/
Além disso, visite também nossas páginas nas redes sociais e se cadastre para receber informações diretamente na sua mão. Não perca tempo e aprenda tudo sobre o omnichannel e outras estratégias de venda.

Editorias: Internet  Negócios  Serviços  Propaganda e Marketing
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce
Contato: Bruno Galdino Santana