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Não é de hoje que as compras online se tornaram uma realidade para muitas pessoas.
Isso significa que as empresas, independentemente do porte, precisam se adaptar em algum momento a esse novo cenário para não ficarem para trás na venda de produtos e serviços.
Em primeiro lugar, entre as opções encontradas para reforçar esse tipo de comércio, há duas que se destacam: as lojas virtuais e os marketplaces.
Mas, afinal, qual escolher? Devo criar minha própria loja online ou vender através de plataformas de terceiros?
Agora, acompanhe o artigo que preparamos a seguir e entenda um pouco mais sobre o assunto. Vamos lá?
VOCÊ SABE DIFERENCIAR UMA LOJA VIRTUAL DE UM MARKETPLACE?
De forma bastante simples, podemos dizer que uma loja virtual é um site que possui um único vendedor, no caso, o dono dessa loja. Logo, existem apenas duas partes envolvidas em todas as vendas realizadas em uma plataforma como essa: o vendedor e o cliente.
Para que fique mais claro, uma loja virtual pode ser associada a qualquer loja física, só que online.
Já um marketplace, é um tipo de e-commerce (comércio eletrônico) onde diversos vendedores disponibilizam seus produtos, podendo até mesmo competir entre si.
Nesse sentido, as partes envolvidas são mais numerosas, envolvendo administradores do site, diversos comerciantes e, obviamente, os compradores.
Por analogia, o marketplace seria um shopping, que possui lojas dos mais variados segmentos (e que muitas vezes se repetem), ocupando um mesmo espaço e disputando os clientes.
CONHEÇA AS PRINCIPAIS VANTAGENS DE CADA UMA DESSAS PLATAFORMAS
Por possuírem conceitos tão diferentes, tanto as lojas virtuais quanto os marketplaces oferecem benefícios muito específicos, vejamos:
*LOJA VIRTUAL*
Entre os pontos positivos de se investir nesse tipo de comércio estão:
• Total controle sobre o site: o vendedor pode personalizar cada pequeno espaço da loja virtual, deixando tudo com a identidade visual da marca e garantindo sua presença online de uma maneira única;
• Oportunidade de remarketing: com uma loja virtual é possível fazer uma captação e fidelização mais precisa de clientes, utilizando para isso e-mail marketing, promoções exclusivas e personalização de publicidade com base nas preferências do público;
• Maiores lucros: vender um produto diretamente do seu site significa que todo o lucro irá para o seu caixa, já que não é necessário pagar taxas ou comissões para outras plataformas;
• Não há concorrência: no caso de uma loja virtual, a concorrência pode estar no marketing online, não no site em si, onde apenas uma marca é responsável pela comercialização total de produtos.
Agora, quando o assunto são os desafios enfrentados por quem decide escolher essa opção, encontramos pontos como:
• Configuração: ao optar por uma loja virtual, o vendedor fica 100% responsável pela customização do site, o que requer investimento de tempo e dinheiro;
• O marketing fica por sua conta: quem possui uma loja virtual precisa correr atrás de clientes e investir em propaganda, garantindo um tráfego maior para o seu comércio.
O marketing da sua marca é algo primordial para você? Então, aproveite para conferir o artigo especial que preparamos sobre práticas e recursos para aumentar a visibilidade do seu e-commerce!
*MARKETPLACE*
No caso de um marketplace, podemos mencionar como pontos positivos:
• Não é preciso correr atrás de clientes: um marketplace, geralmente, já possui uma base sólida de clientes, ou seja, os vendedores não precisam correr atrás de compradores por conta própria, usufruindo do marketing já existente na plataforma;
• Confiança já construída: um dos principais desafios de uma loja virtual é fazer novos clientes confiarem nos produtos e serviços oferecidos, mesmo não tendo indicações preexistentes. No marketplace, esse não é um problema;
• Facilidade para começar as vendas: nesse caso, você não precisa se preocupar com a estrutura do site, bastando alguns minutos para se cadastrar e começar a vender os seus produtos ou oferecer seus serviços;
• Pagamentos facilitados: o marketplace também se responsabiliza por todas as transações realizadas na plataforma, poupando o vendedor de lidar com a parte burocrática da venda.
Assim como no caso das lojas virtuais, os marketplaces também possuem seus próprios desafios, que incluem:
• Menor lucro: ao oferecer os seus produtos em um marketplace os vendedores precisam desembolsar uma porcentagem por cada venda realizada, como uma espécie de comissão;
• Não é possível personalizar sua página: seus produtos ficarão expostos seguindo o layout do site, o que tira completamente a identidade visual da marca;
• Existe muita competição: você provavelmente não será a única pessoa a vender determinado produto na plataforma, logo será necessário baixar os preços e se preparar para uma briga acirrada por clientes.
ENTÃO, ONDE DEVO OFERECER MEUS PRODUTOS E SERVIÇOS?
De um ponto de vista geral, as duas opções, tanto a loja virtual quanto o marketplace, podem soar bastante vantajosas para quem está começando nesse universo de vendas online.
No entanto, é preciso ficar de olho nos prós e contras, pesar os lados positivos e negativos e se preparar para os desafios enfrentados em cada uma delas.
Uma das principais dicas, nesse caso, é focar no que é mais importante para o momento atual da sua empresa (seja ela de pequeno, médio ou grande porte).
Se você está em busca de reconhecimento para a sua marca, é fundamental criar uma identidade única e exclusiva, o que só pode ser feito através da loja virtual, por exemplo. O mesmo vale para assuntos relacionados com a concorrência ou com o faturamento.
Por isso, antes de decidir de uma vez por todas qual a melhor opção para o seu negócio, coloque tudo na ponta do lápis, tenha total conhecimento dos valores disponíveis para investimento e de como você pode recuperá-los em curto e longo prazo.
Portanto, com um pouco de planejamento é paciência, é possível alcançar todos os resultados esperados!
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