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Abandono de carrinho, como evitar que isso aconteça em sua loja virtual? |
| ... | O abandono do carrinho é um problema comum em qualquer e-commerce. Contudo, é preciso ficar atento à taxa de desistência da compra. Esse índice pode indicar problemas grandes sobre sua loja virtual, que atestam a saúde do seu negócio.
Quando isso acontece é fundamental tomar medidas para otimizar o e-commerce porque ele não está bem. Como evitar o abandono do carrinho?
Veja bem, esse problema atesta, no mínimo, que há algo errado com seu negócio. Afinal, se o consumidor chegou até a fase final da compra, mas decidiu não a realizar, significa que ele prefere buscar uma alternativa. É mais grave do que não atrair o cliente, pois nesse caso você já fez todo o trabalho mais difícil, mas não conseguiu reter o consumidor.
É importante então conhecer bem seu negócio para descobrir o que está gerando a rejeição. Além disso, é fundamental saber quais são as razões mais comuns para o abandono, pois assim você sabe como começar o processo de otimização.
Confira então as 5 causas mais comuns para o abandono do carrinho e algumas estratégias para você otimizar seu e-commerce.
5 causas comuns para o abandono do carrinho
1. Processo de compra lento Os consumidores desejam cruzar o processo de compra da maneira mais rápida e fácil possível. Um método complexo, com muitas ações e inúmeros preenchimentos de formulários, pode afastar seus potenciais clientes. Além de prejudicar a experiência de compra, você pode afastá-los do seu negócio permanentemente.
2. Falta de clareza ou surpresas inesperadas Antecipe-se e evidencie o preço real do produto. Revele o custo do cliente, o frete, os impostos, e todos os valores que ele irá pagar logo no início da compra. Ademais, não espere que o consumidor chegue à página de checkout para informá-lo que o item que ele deseja está esgotado.
3. Falta de opções de pagamento Os clientes online desejam pagar suas compras de forma prática e personalizada. Alguns consumidores podem concordar com a preferência de pagamento estipulada pelo site, mas grande parte deles prefere simplesmente abandonar o carrinho e procurar outra loja que lhes ofereça praticidade no pagamento.
4. Velocidade ou eficiência do site Um e-commerce lento, com muitos erros e falta de usabilidade perde rapidamente a confiança dos compradores. Eles ficam irritados e “transferem” a ineficiência da plataforma à sua empresa, fazendo com que a reputação da marca seja manchada. E mesmo que os consumidores finalizem sua compra, é muito improvável que você os fidelize como clientes.
5. Preço desafiador ou alto Por fim, um problema comum no mundo real e que foi, evidentemente, transferido para as lojas virtuais. Saiba que os preços de entrega não são os únicos custos que importam para os consumidores. O valor a ser pago, como um todo, é uma variável de peso na sua decisão de compra.
Existem outras razões, e boa parte delas são meramente pessoais. Contudo, com base nas causas mais comuns para o abandono do carrinho, podemos elaborar estratégias que ajudem seu e-commerce a reter o cliente. Veja abaixo.
Como diminuir a taxa de abandono do carrinho de compras
1. Facilite o processo O método de checkout jamais deve ser difícil para seus clientes, afinal, você quer que eles realizem a compra. Nada mais justo que facilitar o processo. Mantenha a mente constantemente pensando em como otimizar o carrinho. Dessa forma você sempre estará melhorando a experiência do cliente.
2. Seja claro sobre todas as despesas Como mencionamos acima, o cliente irá fugir do seu site o mais rápido possível se perceber que algum custo a mais não foi informado antes. Mas quando você demonstra claramente todas as despesas, você minimiza a probabilidade de espantar o consumidor, e aumenta a chance de fidelizar o cliente.
3. Inclua uma linha ou sinais de progressão nas páginas de compra Essa dica é simples, mas muito eficiente. Um sinal de progressão ajuda os usuários a reconhecerem onde estão no processo de checkout e quantas páginas ainda precisam percorrer. Pode não parecer, mas os potenciais clientes se sentem mais motivados a concluir a compra quando veem o caminho que já percorreram.
4. Insira miniaturas dos itens comprados no processo de checkout Em lojas físicas, os clientes precisam ver e sentir o produto que estão comprando. Por isso, em e-commerces é preciso simular essa etapa. Incluir miniaturas de itens no procedimento de checkout pode ser um meio de garantir essa sensação.
As miniaturas de itens podem ser valiosas para manter o item na memória do consumidor durante todo o processo de checkout.
5. Facilite a navegação Como já mencionamos, os clientes desejam adicionar produtos rapidamente ao carrinho de compras. Para isso, um site rápido e de fácil navegação é fundamental. Lembre-se de que quanto mais trabalho você forçar seus consumidores a fazer, menor será a probabilidade de eles adquirirem os itens do seu comércio eletrônico.
6. Considere o suporte em tempo real Muitos clientes têm dúvidas ao longo da compra, e como não conseguem esclarecê-las sozinhos, abandonam o carrinho. Você pode fornecer suporte ao vivo para evitar esse problema. De quebra obterá inúmeras informações sobre as razões para o abandono do carrinho no seu negócio.
7. Ofereça alternativas de pagamento Limitar a quantia de pagamentos pode colocar obstáculos entre você e seus clientes. Os compradores de hoje têm acesso a várias alternativas de pagamento, incluindo transferências bancárias diretas e aplicativos de pagamento.
8. Tenha uma plataforma de e-commerce eficiente Não conte apenas com o suporte do seu site. Tenha ao seu lado soluções eficientes para lojas virtuais, que permitam um gerenciamento eficiente do comércio eletrônico. Com o Live Smartcheckout, você tem um pacote de soluções completo para otimizar seu negócio e evitar o abandono do carrinho.
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