Aplicativo mobile: por que sua loja virtual deve ter um?
Aplicativo mobile: por que sua loja virtual deve ter um?
...

Com o crescimento das possibilidades tecnológicas, alterações nas formas de comunicação com o público e apresentação de produtos, as lojas virtuais (que por si só já são um fenômeno recente e em evolução exponencial) precisam olhar para o mercado e para o contexto e explorarem novas ideias.

Uma dessas ideias é apostar em um aplicativo mobile. Diversos tipos de serviços, dos mais variados setores, já trabalham intensamente com este formato. As lojas virtuais não podem ficar atrás. E por que não?

Isso é o que discutiremos a seguir: por que sua loja virtual deve ter um aplicativo mobile? E, depois de entender os motivos, lembre-se que o Live App é o melhor produto do mercado para quem quer construir seu app de loja virtual.

Assim, não é preciso fazer tudo sozinho, sem a melhor estrutura e conhecimento prévio. Basta conhecer nosso serviço. Temos todas as ferramentas para seu negócio ter um aplicativo de sucesso.

*Entrada em um mundo que precisa ser explorado*

Para começar a falar sobre os motivos de ter um app para a loja virtual, a questão principal é: o mundo caminha, no século XXI, para uma constante digitalização e virtualização de relações que, antes, eram preferencialmente analógicas e presenciais.

Então, se até alguns anos atrás o natural era a pessoa ir até uma loja na rua e comprar seus produtos, isso vem sendo constantemente alterado para as compras online. Sendo assim, as empresas do segmento precisam superar a concorrência de que forma? Oferecendo a melhor experiência digital para compra.

E aí entra a necessidade de um aplicativo mobile. É o melhor formato de criar um vínculo forte com os clientes e de tê-los sempre por perto. Ter uma loja virtual que dependa do acesso por meio de ferramentas de busca, como o Google, ou acesso por links de redes sociais, funciona, mas gera concorrência.

Se a pessoa não tem uma loja específica em mente e coloca o produto que deseja em uma busca, é preciso que a sua marca seja a primeira a aparecer. E isso não é tão simples, embora possível. Com o app, a pessoa é constantemente exposta à sua empresa, quando pega o dispositivo (celular, tablet etc.). Em um clique, ela tem os seus produtos, sem nenhum concorrente.

Isso gera uma possibilidade de fidelidade maior, diminui o risco de desistência ou de o potencial comprador esperar para procurar outras lojas. No Google, ele pode navegar, pesquisar e escolher. Mas se ele já se coloca diretamente no aplicativo, toda a experiência está pronta. Ele olha os produtos, já coloca no carrinho, pagamento é feito ali mesmo.

Ou seja, os aplicativos mobile, que são tendência em todas as áreas, são o caminho do presente e do futuro e não estar presente nesta modalidade significa enfraquecer o negócio e não criar uma fidelização bacana com o público.

*Facilidade na navegação*

Outro fator que faz com que o aplicativo seja a melhor opção tem a ver com a própria natureza do mobile. Os navegadores de internet, nos celulares, são diferentes daqueles dos computadores. Por isso, não basta montar um site para PC e acreditar que a navegação será igual no mobile. É necessário otimizar, criar um layout específico para o mobile etc.

Além de isso gerar um trabalho enorme, não é tão efetivo quanto criar um app, que já é feito especificamente para funções mobile, principalmente quando criado com um produto de qualidade como o Live App.

Assim, não é preciso se preocupar em ter um site otimizado para o mobile de forma decisiva, já que o aplicativo entrega a experiência perfeita para o visitante. A navegação é mais simples e intuitiva, facilita a visualização dos produtos e, desta forma, garante uma disposição maior para o usuário seguir na página, aumentando as chances de compra.

Isso sem falar no fato de que um app ainda pode oferecer determinadas funções off-line. Então, mesmo em um espaço ou momento em que a pessoa esteja sem internet, ela pode seguir navegando, olhando os produtos e, assim, criando uma familiaridade maior com a marca, o que é essencial para qualquer loja.

*Possibilidades de interação*

Para completar, o aplicativo mobile é capaz de gerar uma experiência muito mais personalizada, já que a empresa consegue entender melhor o comportamento do usuário que utiliza a ferramenta, como por exemplo: quais produtos ele pesquisa com mais frequências, quais os valores médios de compra, taxa de conversão nas compras e a forma de pagamento utilizada.

Afinal, ao baixar o app, o cliente lança informações, cria um perfil e isso é mensurado de forma mais efetiva do que por um site na internet.

E, a partir do colhimento destes dados, é possível gerar notificações que possam interessar aquele usuário, criar possibilidades de bônus, descontos ou promoções. Além disso, o relacionamento fica mais próximo e, com o conhecimento das preferências da pessoa em questão, é possível realizar ações como envio de uma notificação para alertar sobre um novo produto disponível.

Pense: determinado usuário costuma comprar as calças jeans de uma loja virtual de roupas. Com o app, é possível perceber isso pelo histórico daquele perfil. Quando uma nova leva deste produto chegar, basta enviar um lembrete ao cliente, possivelmente com uma promoção especial. As chances de converter uma venda são enormes.

Este é um exemplo prático para entendimento, mas o fato é que conhecer melhor quem usa os serviços da loja é um passo fundamental para a fidelização de clientes e aumento da base de pessoas que comprarão daquela loja.

*Conclusão*

Estas são, portanto, algumas das razões pelas quais uma loja virtual deve apostar em um app, para além do site normal de e-commerce. Relacionamento melhor com o público, alinhamento com uma tendência mundial e possibilidades melhores de convencimento para vendas. Seja qual for o principal motivo para você, certamente a opção por um aplicativo mobile melhora o negócio.

Gostou? Quer saber mais? Então acesse: http://www.liveecommerce.com.br/

Editorias: Informática  Internet  Mídia  Negócios  Serviços
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce
Contato: Bruno Galdino Santana