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Quem é proprietário de um comércio eletrônico e deseja se atualizar e expandir seu negócio, não pode ignorar o crescimento das pesquisas por voz.
Trata-se de um dos recursos mais importantes para o comércio digital atualmente, sendo também a maior aposta atual dentre as novidades do e-commerce. É a grande tendência de 2021.
Devido a isso, muito já foi discutido sobre as pesquisas por voz e diversas pesquisas já foram realizadas. Elas explicam, por exemplo, por que os usuários estão utilizando esse recurso, onde ele é mais comum e quais as vantagens do sistema.
Nesse sentindo, neste artigo você vai entender mais sobre a funcionalidade que é tendência no e-commerce em 2021 e vai descobrir por que você deve focar sua atenção nessa nova tecnologia. Confira!
*Pesquisas por voz no Brasil*
Um número cada vez maior de pessoas no Brasil está usando a voz para realizar suas buscas. Pesquisas demonstram que, em 2020, mesmo em cenário de pandemia, houve um aumento de 47% nas pesquisas por voz. Além disso, cerca de 48% dos entrevistados já utilizaram a pesquisa ao menos uma vez. Outros 20% disseram que utilizam o recurso diariamente.
O brasileiro parece ter apreciado o recurso, o que poderá aumentar o uso da pesquisa por voz. Para 63% dos entrevistados, o uso do assistente de voz é algo comum em seu dia a dia. Ou seja, podemos concluir que o Brasil, muito além de estar a par da tendência, é um dos países que encabeçam o uso do novo recurso.
*A expansão da pesquisa por voz no mobile*
Mais de um quarto da população mundial, 27%, utiliza o recurso de pesquisa por voz em seus smartphones. A pesquisa da GlobalWebIndex, de 2018, revela ainda que dois terços dos usuários possuem entre 16 e 34 anos. Outra grande vantagem para os comerciantes online é que o público usuário é bastante diverso. Entre os homens, 28% já aderiu, e entre as mulheres 26%.
No Brasil a tendência também é forte. Segundo pesquisa da iProspetc, de 2019, 41% das pesquisas brasileiras já eram por voz naquele ano. A preferência se dá por causa da rapidez e praticidade da pesquisa. Além disso, 28% afirmou que utiliza o recurso ao menos uma vez por dia.
A busca por informações comerciais é o que motiva 78% dos entrevistados a realizar pesquisas por voz. Grande parte deles, 75%, também pega contatos de restaurantes, e 64% busca por informações geográficas. Há quem ligue e mande mensagem dessa forma, o que representa 64% dos entrevistados.
Os que acompanham anúncios diários por meio das pesquisas por voz são 60%. Há também quem utilize para dirigir (56%), na cama (55%), vendo TV (55%), cozinhando (52%) e trabalhando (48%). Outro dado relevante é que 27% das pessoas que utilizam a pesquisa por voz não o fazem nos smartphones, e sim em smart speakers ou alto-falantes inteligentes. E entre os pesquisados, 70% dizem que desejam adquirir um desses.
*Pesquisa por voz x Pesquisa por digitação*
Hoje é até possível dizer que a busca por digitação está com os dias contados. Uma pesquisa recente, da PricewaterhouseCooper, empresa de consultoria em transações, constatou que de cada 10 clientes, 7 deles (de fato 71%), prefere a pesquisa por voz.
Vale dizer que a popularidade está se dando logo no início do recurso. A maioria dos usuários gostam apenas de fazer consultas básicas, como verificar o clima, tocar uma música ou pedir sugestões. Já existem outras ações mais avançadas e ainda desconhecidas, como realizar compras on-line ou regular vários outros dispositivos domésticos inteligentes.
*Uso de alto-falantes inteligentes*
O uso de alto-falantes inteligentes, os smart speakers, está aumentando, e consequentemente o uso da pesquisa por voz. Muitas vezes se pensa a pesquisa por voz no mobile, mas dispositivos como Alexa, Google House e HomePod estão no centro dessa revolução.
Segundo a NPR, 52% dos proprietários desses alto-falantes inteligentes utilizam o dispositivo todos os dias. Mais de um terço deles faz pesquisas por voz.
Considerando que boa parte dessa utilização se dá em um contexto comercial, pense no lucro a ser feito por eles. As pessoas querem que o assistente compre por eles, por isso os esforços do e-commerce devem estar em oferecem suas soluções.
*Pesquisa por voz na jornada dos clientes*
Se cada vez mais pessoas fazem compras por meio da busca por voz, é necessário reconhecer em qual fase do funil de aquisição é preciso considerar a voz. Para nossa sorte já há pesquisa a respeito. Segundo pesquisa de 2018 da Narvar, os compradores online usam o auxílio de voz mais intensamente nas fases de pré-compra do que não compra em si. Elas pesquisam o produto e utilizam lista de compras. Nos Estados Unidos, a maioria dos consumidores usa suporte de voz para estudar os produtos, enquanto mais de um terço o usa para incluir coisas novas em sua lista de compras.
Além disso, a assistência por voz também é utilizada:
Rastreamento de pacotes: 30% dos consumidores online.
Classificação e reviews: 20% dos consumidores.
Recomprar itens: 17% dos consumidores.
Em resumo, essas estatísticas são fundamentais para quem possui um e-commerce. É de suma importância não só produzir conteúdo para pesquisa por voz como também otimizar o seu site para atrair esses consumidores.
*Live Voice: Busca por voz customizável*
“Então preciso otimizar todo meu e-commerce para a busca por voz?”. Sim, mas calma. Você pode fazer isso de forma prática e rápida.
A ferramenta que ajuda e irá ajudar muitas novas empresas é a Live Voice, da Live eCommerce. Ela otimiza sua loja virtual no sentido de atrair os potenciais clientes que utilizam a busca por voz. Por meio da coleta dos produtos certos, ela pode gerar mais velocidade e praticidade para você e seu potencial consumidor.
A Live Voice irá otimizar a navegação mobile do seu cliente, fornecendo uma nova experiência de compra. Além de facilitar a fidelização do cliente, ela irá mudar a forma de o consumidor buscar e encontrar seu produto.
Com mais velocidade, há mais recorrência de compra. O cliente entenderá que possui mais vantagem no que diz respeito ao tempo, e sabemos que este fator é primordial para as vendas hoje.
A Live Voice é totalmente configurada no painel da sua loja, permitindo uma filtragem de informações e contribuindo para o ranqueamento em sua loja virtual. Depois de tudo o que você leu neste artigo, fica claro por que é preciso de uma ferramenta assim, e por que Live Voice é uma grande tendência para o e-commerce em 2021.
Gostou? Quer saber mais? Então acesse: http://www.liveecommerce.com.br/