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Carnaval, como isso impactará o e-commerce em meio a pandemia?
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Carnaval, como isso impactará o e-commerce em meio a pandemia?
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A pandemia deixou marcas no ano passado, e em 2021 suas consequências já começam a surgir pelo mundo com os lockdowns. E no Brasil com o adiamento do Carnaval, você sabe como isso impactará o seu e-commerce?

No Brasil, nenhum período festivo tem a mesma força que o carnaval, a folia nacional paralisa o país e movimenta a economia. Em 2020 a estimativa foi de 8 bilhões de reais movimentados durante os 4 dias oficiais de folia.

O adiamento do carnaval em 2021 vem para prolongar um período de baixa no comércio, conhecida como pré-carnaval, período que tradicionalmente fica entre o ano novo e a quarta-feira de cinzas. Nessa época, diversos setores sofrem uma queda nas vendas, principalmente no e-commerce.

Ou seja, além de todos ligados aos eventos diretamente, uma enorme cadeia produtiva será afetada, e o e-commerce se não se programar, será prejudicado por um prolongado período de vendas.


*QUAL O IMPACTO DO ADIAMENTO DO CARNAVAL PARA O E-COMMERCE?*

Qualquer data comemorativa é uma excelente oportunidade para o seu e-commerce impulsionar as vendas.

Com o adiamento do carnaval que seria a primeira data expressiva do calendário de 2021, o e-commerce perde a chance de explorar esse momento para dar uma guinada depois da baixa provocada pelo encerramento das festas de fim de ano.

Isso não é uma premissa somente para comércios que trabalham com fantasias e adereços ou que possua produtos no catálogo diretamente ligado à época, qualquer negócio que trabalha devidamente sua estratégia de venda, poderia ter um crescimento financeiro considerável no período do carnaval.


*CENÁRIO DESFAVORÁVEL NO COMEÇO DO ANO*

O período que antecede o carnaval é uma época desfavorável à venda do comércio eletrônico.

Marcado por pagamentos como IPTU, IPVA, rematrículas e com o endividamento causado pelos gastos altos do fim de ano, por exemplo, a população em geral evita as compras não essenciais nesse período.

Desse modo, com a previsão de crescimento no primeiro trimestre do ano por volta 0%, segundo informações do FGV/IBRE, devido ao agravamento da pandemia no país e incertezas quanto as ações do governo federal, a situação de baixa se agrava.


*A DESACELERAÇÃO É GENERALIZADA?*

Alguns setores serão muito afetados pelo adiamento do carnaval e terão que lidar com um período de baixa nas vendas que pode se estender por um longo período.

O melhor nesse caso é se planejar financeiramente para passar por este período e se reinventar.

Porém, em geral, é possível reverter a situação, montando estratégias elaboradas para conter os prejuízos e reduzir a baixa nas vendas.


*APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES*

O primeiro passo é verificar se é possível aproveitar outros eventos importantes do começo do ano.


*VOLTA ÀS AULAS*

Um momento para o qual muitos se planejam, os gastos com material para a volta as aulas é uma boa oportunidade, mesmo que o foco do seu negócio não seja a venda de material de papelaria e escritório.

Com o adiamento do carnaval é possível investir na categoria para alavancar as vendas do seu comércio.


*VERÃO*

A chegada do verão é por si só um evento importante, em um país tropical e alegre como o Brasil. Assim sendo, comércios de moda praia, bebidas e até o comércio de eletrônico e de gadgets, podem usar a estação mais ensolarada e quente do ano para promover as vendas e movimentar o seu e-commerce, mesmo com o adiamento do carnaval.


*PROMESSAS DE FIM DE ANO*

Promessas como entrar em forma, ou cuidar mais da saúde são as mais populares no fim de ano, isso é uma ótima oportunidade.

Vender produtos voltados para pessoas que buscar emagrecer ou ganhar mais condicionamento físico e melhorar seu bem-estar.

Nesse sentido, suplementos, material esportivo, relógios inteligentes e roupas, são exemplos, existem vários caminhos para transformar esse momento de mudança em maneiras de impulsionar as vendas.


*LIDANDO COM O ADIAMENTO DO CARNAVAL*

Apesar das dificuldades enfrentadas neste período de começo de ano e a concorrência cada vez mais acirrada no mercado, é possível criar estratégias e buscar um posicionamento mais categórico, sempre fazendo um bom investimento em mídias e comunicação.

Não espere uma data importante para começar a trabalhar em maneiras de dar evidência ao seu negócio.


*INVISTA EM MARKETING*

De antemão, estar em evidência é muito importante, ter estratégias de marketing é vital para que um e-commerce tenha sucesso. Use todas as mídias que o seu público-alvo está, publique conteúdo, e crie a expectativa nos seus consumidores de ter o seu produto ou serviço.

Antes de mais nada, com um planejamento e ações inteligentes é possível trazer um grande tráfego de usuários para o seu e-commerce, induzir neles a necessidade de compra e assim, fidelizar um público que não procurava pela solução que a sua marca oferece.


*OFERTE NOVIDADES*

Diariamente são lançados produtos e serviços novos da internet, seja uma maneira nova de se comunicar ou um produto que virou tendência. Por isso, procure estar atento ao o que seu público está buscando, o que está chamando a atenção da audiência que você quer para o seu e-commerce.

Trabalhe em ofertar novidades, seja produto ou serviço, independente do seu nicho é possível oferecer algo que vai atrair clientes, desde que feito com planejamento, e mesmo com o adiamento do carnaval, ainda a diversas temáticas que podem ser exploradas.


*PROMOÇÕES DIRECIONADAS*

Com o adiamento do carnaval, buscar outras formas de chamar a atenção do público pode exigir que pulverize suas campanhas de divulgação, ou seja, direcione promoções para públicos de regiões diferentes com propósitos diferentes.

Segmentar seu público-alvo e personalizar promoções para cada categoria de audiência pode ser uma maneira eficiente de conseguir alavancar as vendas.


*ATENDIMENTO*

A área de atendimento do seu negócio é um ponto fundamental para garantir o sucesso de todas as ações para alavancar suas vendas em épocas como a do adiamento do carnaval.

Um dos piores erros que uma empresa pode cometer é não dar atenção ao atendimento ao cliente, cuidar para que o seu site seja adequado, responsivo e de fácil navegação faz parte desses cuidados e podem gerar consequências, como:

• Uma experiência de atendimento ruim é o caminho mais fácil de perder o cliente.
• É mais caro conquistar um novo cliente do que mantê-lo.
• Atendimento personalizado é diferenciação do negócio.
• Um bom atendimento é o meio mais eficaz de fidelizar o cliente.
• Assim sendo, quando um cliente tem uma experiência de atendimento diferenciada, em geral, eles voltam a usar o serviço e indicam para seu círculo social.

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Editorias: Economia  Internet  Negócios  Serviços  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce  
Contato: Bruno Galdino Santana  
Telefone: 13-34536804-

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