|
... |
Finalmente 2021 chegou, depois de um ano marcado por muitos desafios, uma economia prejudicada e uma pandemia que forçou diversos empreendimentos a fecharem suas portas temporariamente, devido à medida de isolamento social adotada.
No entanto, é fato que nesse contexto o e-commerce brasileiro cresceu. Parte disso é devido à medida de isolamento social, o que fez com que muitas pessoas adotassem o mercado online como forma de realizar compras de produtos e serviços. A título de informação, somente de janeiro a maio de 2020, esse mercado obteve um crescimento de 65,7% e mais de 125 mil lojas online foram criadas.
Todavia, o que esperar do e-commerce brasileiro em 2021? Com o objetivo de lhe ajudar a visualizar melhor as principais tendências desse mercado em 2021, elaboramos este conteúdo. Veja quais são elas a seguir!
PRODUTOS VERDES E SUSTENTÁVEIS
A cada ano que passa, o discurso em torno da sustentabilidade ambiental vem se fortalecendo. Com isso, novas exigências são impostas às empresas para que elas alcancem com maior agilidade seus objetivos, como o aumento do número de clientes e vendas, por exemplo.
Nesse sentido, podemos dizer que produtos verdes e sustentáveis assumirão o controle neste e nos próximos anos. É importante destacar que a nova geração é formada por compradores críticos, conscientes de que seu comportamento de compra não é apenas baseado no consumo, mas em valores que podem garantir que o mundo se torne em um local melhor para se viver.
Por isso, as marcas do e-commerce, se ainda não fazem isso, devem assumir uma política pró-sustentabilidade, ecológica e economicamente responsável. Do contrário, a sua empresa poderá ter sua imagem prejudicada diante do seu público de interesse e da sociedade, de uma forma geral.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)
Espera-se que o investimento em tecnologias de inteligência artificial cresça neste ano, em 2021. A inteligência artificial é uma tecnologia que busca não apenas otimizar a realização de operações ou processos, mas garantir uma melhor experiência para o consumidor moderno, aquele que não apenas pesquisa tudo quanto pode sobre o produto ou serviço que deseja comprar, mas que leva em consideração sua experiência desde o primeiro contato com a empresa.
No âmbito do e-commerce, a inteligência artificial pode assumir tarefas básicas, como, por exemplo, atender ao cliente que busca por produtos ou serviços para tirar dúvidas ou otimizar sua experiência de compra. A IA é a melhor solução para a loja virtual que também busca reduzir custos, uma vez que se trata de uma tecnologia capaz de automatizar a maioria das operações diárias, como atendimento ao cliente e reconhecimento de dados básicos a respeito do consumidor (e-mail, telefone etc.).
O VISUAL GANHA FORÇA
No e-commerce, as imagens valem mais que mil palavras. Não se trata apenas de uma frase de efeito. No e-commerce, o visual vem ganhando cada vez mais força e fazendo com que lojas alcancem seus objetivos mais rapidamente, como a compreensão do seu cliente com relação aos seus produtos.
Para 2021, as lojas online devem investir em formatos modernos para venderem seus produtos pelas imagens. Tecnologias que podem ajudar nesse sentido são, por exemplo, vídeos 360º dos produtos e recurso de busca por imagem no âmbito de sua loja virtual, o que pode otimizar o processo de compra de um potencial cliente que está desejando saber mais visualmente sobre um produto.
Focar no registro de fotos de qualidade de seus produtos é, dessa maneira, uma condição fundamental para que a sua marca venda mais produtos, aumentando assim lucratividade. Isso pode fazer com que ela tenha mais dinheiro no caixa para investir na melhoria dos seus processos.
VOICE SHOPPING
O consumidor moderno busca, cada vez mais, por soluções que podem otimizar sua vida e garantir a ele uma excelente experiência de compra. Nesse sentido, podemos dizer que para 2021 o voice shopping é visto como uma tendência que pode garantir isso e muito mais.
O voice shopping é uma tecnologia que possibilita que o consumidor se utilize da inteligência artificial para realizar pesquisas por voz, como “Oi Alexa” ou “Ok Google”. Com outras palavras, são assistentes virtuais que facilitam a vida do consumidor, permitindo que ele ache o que procura mais rapidamente, a partir do comando de sua voz.
Vale dizer que a estimativa é que esse tipo de solução gere até 2022 mais de 40 bilhões de vendas. Isso porque as grandes marcas, como o Google e a Amazom, vêm investindo fortemente nesse tipo de tecnologia, com o objetivo de aprimorar a experiência de seus consumidores.
As empresas que desejam se destacar no mercado, ficando à frente da concorrência, devem, portanto, ficarem atentas a essa tendência.
BOAS PRÁTICAS DE SEO
Anos se passam, mas essa tendência nunca fica fora das principais listas que enumeram as principais tendências para um determinado ano, como é o caso de 2021.
Mas, e então, como sabemos, um dos segredos para se alcançar o sucesso no e-commerce é manter uma boa posição de sua página ou loja virtual nos mecanismos de buscas, como no Google, por exemplo. Isso permite que sua marca amplie seu alcance e, com base nisso, conquiste mais clientes, realizando mais vendas.
Boas práticas de SEO envolvem, por exemplo, uso adequado de palavras-chave, URL amigável, ou seja, fácil de encontrar e de ler, boas chamadas para ação, elaboração e publicação de conteúdos de qualidade em seu blog. Em suma, envolve tudo aquilo que pode garantir uma excelente experiência para o seu cliente.
Quando uma loja virtual investe em boas práticas de SEO, ela pode:
– Ter o seu site funcionando mais rapidamente, melhorando a experiência do consumidor;
– Ser encontrada com maior facilidade pelos seus potenciais clientes;
– Obter valor em seus produtos ou serviços a partir do fornecimento de conteúdos de qualidade para seus clientes ou potenciais clientes.
Agora que conhece algumas das principais tendências do e-commerce brasileiro para 2021, que tal adotá-las ou reforçá-las? É a melhor maneira para que alcance mais rapidamente seus objetivos, vindo, assim, a obter sucesso.
Gostou? Quer saber mais? Acesse: http://www.liveecommerce.com.br/