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Adeus 2020! O que o cenário de vendas online pode esperar para 2021?
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Adeus 2020! O que o cenário de vendas online pode esperar para 2021?
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Ao longo dos últimos anos, as vendas online tornaram-se uma fonte de receita enorme para todo tipo de segmento. Os e-commerces e marketplaces ganharam muita força e, com os avanços tecnológicos e o aumento da utilização de telas por pessoas em todas as classes sociais, este formato tornou-se uma opção real de compra.

Isso se intensificou ainda mais em 2020, com a pandemia que fez com que as pessoas precisassem ficar em casa, além de fechar lojas físicas por todo o Brasil durante alguns meses. Não à toa, estudo feito pela Ebit | Nielsen indica que, no primeiro semestre deste ano, o crescimento foi de 47%, a maior elevação em relação ao semestre anterior em 20 anos.

Em valores gerais, os primeiros seis meses de 2020 movimentaram R$38,8 bilhões, enquanto em anos anteriores não chegava perto desses números. Portanto, com a grande transformação, realizada a cada instante e intensificada no contexto da pandemia, surge a pergunta: como será em 2021? Mesmo com a chegada da vacina e retomada de um estilo de vida mais normal, o que podemos esperar das vendas online para o próximo ano?

Isso é o que trataremos neste conteúdo, com algumas projeções sobre o que vai acontecer e no que as empresas atuantes nesta área devem se atentar para obterem os resultados desejados com o comércio online.


UTILIZAÇÃO DO PIX PARA RECEBIMENTO DE VALORES

Uma das principais novidades em termos de pagamentos bancários dos últimos tempos surgiu em 2020: o Pix, formato que permite transferências rápidas, a qualquer momento do dia, sem cobrança de tarifas, mesmo que sejam feitas em bancos diferentes.

Todas estas facilidades devem fazer com que esta ferramenta caia no gosto da maior parte das pessoas, que buscarão, cada vez mais, utilizá-la. Portanto, as empresas de e-commerce devem ficar atentas para disponibilizar esta possibilidade no momento da compra.

Não é difícil imaginar que muitos dos usuários darão preferência para lojas online que ofereçam este formato de pagamento, permitindo que tudo seja feito com velocidade e eficiência.

Além disso, para as próprias empresas é uma boa opção, já que o dinheiro cai rapidamente na conta, a qualquer hora do dia, seja dia útil, fim de semana ou feriado. O Pix, certamente, será uma tendência para as vendas online em 2021.


PERSONALIZAÇÃO DE PEDIDOS E COMUNICAÇÃO OMNICHANNEL

Essas duas tendências já são bastante vistas ao longo dos últimos anos, mas é possível imaginar uma intensificação em 2021.

Em relação à personalização de serviços, cada vez mais marcas e empresas devem oferecer a opção de os clientes entrarem nas lojas virtuais e escolherem de que forma eles querem o produto. Alguns negócios já fazem isso, mas ainda é muito comum a opção pelo produto pronto.

Principalmente em relação ao setor de vestuário, calçados e afins, cada vez mais deve se tornar possível que o comprador entre na loja virtual e selecione cores, modelos, detalhes estéticos etc. Colocar o cliente na frente do processo e deixá-lo confortável, em vez de oferecer um produto pronto e fechado, deve ser uma tendência que se acentuará no próximo ciclo.

Além disso, os atendimentos omnichannel, já muito citados como solução nos últimos anos, devem dar novos passos, tornando-se a referência em termos de comunicação e atendimento ao cliente.

Isso porque as pessoas, hoje em dia, não estão restritas a uma única tela. Elas podem descobrir um produto de interesse em uma rede social, depois entrarem em contato no chat do site ou ainda por outra rede. O pós-venda pode ser feito no WhatsApp. Resumindo: são vários os canais de comunicação entre marca e consumidor.

Sendo assim, é necessário que a empresa alinhe seus meios de comunicação. O cliente não vai gostar de dar várias informações no site da loja, por exemplo, e depois repeti-las em uma conversa no chat de vendas no WhatsApp ou no Messenger. É preciso que estes dados estejam integradas para que a comunicação seja eficiente, rápida e fluida.

Outro aspecto importante sobre o omnichannel é no caso de a empresa possuir loja física. Se a compra é feita pela internet, mas com retirada no local, este procedimento precisa estar alinhado e bem definido, para evitar erros na entrega, atrasos e outros fatores que tirem credibilidade da marca perante o comprador.


MAIOR VELOCIDADE DE NAVEGAÇÃO COM O 5G

Uma das principais novidades tecnológicas, que se intensificará em 2021, é a presença do 5G, que trará uma velocidade de navegação e capacidade de carregamento de páginas muito maior para os usuários.

Isso influencia diretamente o comércio e as vendas online. As lojas virtuais poderão ser mais completas, com mais detalhes, mais abas, sem o risco de lentidão na utilização por parte do comprador.

Afinal, ninguém gosta de estar fazendo uma compra e a página não abre ou tudo fica muito lento. Isso certamente é um motivo para desistência. Porém, com o 5G, isso não deve acontecer e as marcas podem pensar em sites e aplicativos com mais ferramentas, sem o medo de que isso torne a navegação lenta e desestimulante.

Por isso, certamente o aumento da presença desta tecnologia no Brasil, ao longo do próximo ano, terá impacto direto na forma como as vendas online serão feitas. As lojas que entenderem isso e encontrarem o equilíbrio entre capacidade de navegação do público e utilização de mais informações visuais no site/app, terão grande vantagem no e-commerce.

Mesmo com o crescimento maior em 2020 por conta do contexto, o fato é que o cenário das vendas online em 2021 também deve apontar para utilização destes serviços em massa. E as ferramentas citadas acima, como o Pix e o 5G, chegarão com força para trazer mudanças ao setor, seja na navegação ou no pagamento.

O fato é que todas as marcas precisarão estar ligadas para absorver as novas tendências e o crescimento contínuo deste formato de venda, que só tende a crescer em uma sociedade cada vez mais tecnológica e conectada.

Se os números precisarão ser postos em contexto, por conta do cenário ainda incerto da pandemia, o fato é que algumas tecnologias e práticas, como o atendimento omnichannel e a maior capacidade de absorção de pedidos personalizados, certamente são esperadas para alterarem o cenário em 2021.

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Editorias: Economia  Internet  Negócios  Serviços  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce  
Contato: Bruno Galdino Santana  
Telefone: 13-34536804-

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