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Cada vez mais, a modalidade de vendas online cresce. Afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas e querendo as soluções na palma da mão, sem precisar se locomover até uma loja física para comprar um produto, qualquer que seja sua função e seu segmento. Por isso, as lojas virtuais são uma tendência cada vez maior.
Junto com elas, outro conceito que surgiu e ganhou força é o marketplace. Trata-se de um espaço, também virtual, no qual várias marcas e lojas podem vender. Geralmente, há uma empresa por trás, fornecendo o espaço e a parte de manutenção tecnológica, com diversos lojistas utilizando o local para fazer suas ofertas.
Mas, para um vendedor, quais as vantagens e desvantagens deste processo? Por que vale a pena, ou não, pegar a própria loja virtual e integrá-la a um marketplace? Isso é o que falaremos nas próximas linhas, apresentando pontos bons e ruins de realizar esta ação e investir em colocar a própria marca em um mercado virtual.
VANTAGENS DO MARKETPLACE
Vamos começar pelas vantagens de utilizar o marketplace. O que torna a integração da loja um fato positivo para sua empresa?
1) Aumento do número de visitantes: A tendência é de que, em um marketplace, mais pessoas tenham acesso ao seu produto. Afinal, um cliente pode entrar no espaço virtual para pesquisar determinado conteúdo e acabar navegando pelo site. Com isso, por vezes é possível que ele nem conheça ou esteja interessado, inicialmente, em comprar da loja, mas ao ver determinada oferta, acaba se interessando.
Ou seja, enquanto na própria loja virtual, separada, é preciso que o público vá até ela e seja chamado a agir (no caso, a visitar os produtos e comprá-los), no marketplace é possível que ele encontre uma solução diferente daquela pela qual entrou no site. As chances de vender aumentam, bastando realizar ofertas atraentes de produtos relevantes.
2) Menor necessidade de convencimento do público: No caso da própria loja virtual, é necessário convencer o público a consumir o serviço/produto. Afinal, ao navegar ele terá menos opções e todas em um segmento específico.
Já no marketplace, é mais provável que ele entre para navegar, para passear como se fosse um shopping, buscando ofertas tentadoras ou mesmo só para saber preços de determinados produtos. Mas, neste momento, ele tem acesso ao portfólio de uma marca mesmo sem ter sido chamado por ela. E pode se convencer mais facilmente a comprar.
Além disso, é mais fácil vender quando o cliente já está passeando pelo marketplace e comprando de outras lojas, por exemplo. Já que ele já está investindo em outros produtos, por que não resolver o problema de vez e pagar também por mais um serviço? Assim, o pagamento é feito de uma vez, pode ser dividido em mais parcelas, etc.
3) Economia: por fim, ainda podemos falar sobre as vantagens na redução de custos pela opção de integrar a loja virtual a um marketplace. São vários os fatores que influenciam nesta economia.
Com uma loja virtual própria, é preciso arcar com os custos de manutenção do site, pagar as taxas sobre o domínio, ter uma equipe de TI pronta para ajudar em eventuais problemas, entre outros detalhes técnicos. Ao realizar a integração, vários destes custos somem.
A própria empresa responsável pelo marketplace cuida da parte técnica, como domínio do site, reparo de questões técnicas, etc.
Além disso, como já dissemos acima, o fato de estar unificado com outras lojas diminui a necessidade de realizar um trabalho maciço de marketing, para convencer as pessoas a acessarem especificamente a sua empresa. Muitos potenciais clientes podem entrar para ver outras marcas e produtos, acabarem tendo acesso ao portfólio da loja e se interessar.
Ou seja, é possível reduzir gastos com o marketing porque a necessidade de atração de público diminui, pois as pessoas naturalmente entrarão no marketplace e conhecerão a loja em questão. Tudo isso gera economia e alivia o orçamento.
DESVANTAGENS DO MARKETPLACE
Mas nem só de coisas boas vive o marketplace. Por isso, é fundamental que as marcas também considerem as desvantagens na hora de pesar na balança e definir pela integração ou não da loja virtual.
1) Menor personalização do serviço: é inegável que um fator cada vez mais importante é ter uma marca personalizada, que fique na mente das pessoas como uma referência no segmento de atuação. Por isso, o marketplace pode trazer uma desvantagem: a falta de identificação do cliente com o negócio.
Ele pode até optar pelo produto, mas como viu diversas opções de diferentes empresas, além de o próprio site ser organizado por um terceiro, não cria uma empatia e identificação com a marca em si. Sendo assim, em uma compra futura, nada garante que ele vai pensar em repetir a compra na loja. Vai entrar no mesmo marketplace, mas pode acabar optando por outra marca.
2) Incapacidade de agir no relacionamento com o cliente: além disso, o relacionamento com o cliente também acaba prejudicado. Como esta parte é feita pelo próprio servidor do marketplace, a loja em si perde poder de negociação. Se houver algum problema, é mais difícil se comunicar com o cliente e resolver a questão, limpando também a imagem da marca e demonstrando empatia com o descontentamento do público.
Ou seja, tudo acaba ficando muito terceirizado, sem a possibilidade de a própria loja se apresentar como uma solucionadora de problemas, além de uma simples vendedora de produtos. Se o foco da empresa é em um relacionamento mais próximo, possivelmente o marketplace não é a opção ideal, valendo mais a pena o investimento em uma loja virtual própria, com o estilo ligado à própria empresa.
Estas são, portanto, algumas das vantagens e das desvantagens de se apostar em integrar a loja em um marketplace. Existem prós e contras e, por isso, é preciso que os gestores da marca entendam quais problemas precisam ser resolvidos e se, neste trabalho de solução, cabe ou não a integração.
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