LGPD e Black Friday: como a nova lei influencia nas ofertas, vendas e segurança do seu cliente.
...

Era comum pegar o celular e receber notificações interessantes sobre produtos que havíamos comentado em uma conversa normal ou até mesmo um serviço que um dia chamou atenção nas redes sociais.

Com o tempo, começamos a ser bombardeados de informações sobre buscas que fazíamos sem pretensão alguma. Eram diversos anúncios do mesmo produto, porém de muitas marcas e nunca sabíamos de onde vinha tudo aquilo.

Principalmente em datas relevantes para o comércio, como o Black Friday, quando a enxurrada de propagandas e anúncios sobre determinado produto ou serviço, pesquisados há meses atrás, inundava as notificações dos eletrônicos.

Descobrimos, mais tarde, que as empresas de comunicação alcançaram uma nova fronteira em relação a captação de cliente para as empresas, a partir das informações que os celulares e computadores reuniam sobre os seus usuários.

Entretanto, isso levantou a questão da privacidade de dados, e por isso, em 2018, o então presidente, Michel Temer, aprovou a lei nº 13.709, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que começou a valer no segundo semestre deste ano.

A lei mudou o comportamento de muitas empresas, que ainda terão um tempo para se adaptar às novas exigências, regularizando a forma como gerem as informações dos seus clientes e deixando claro como os seus dados serão utilizados naquela plataforma.

A LGPD vai influenciar na forma como as empresas, principalmente aquelas que atuam apenas no espaço online, realizam suas ofertas, praticam a sua venda e gerenciam a segurança de dados dos seus clientes. A lei implicará multas sérias as empresas que não se adequarem aos novos parâmetros estabelecidos pelo texto.

Mas antes de falar como isso vai implicar no seu e-commerce e nas suas estratégias de venda para a Black Friday, vamos falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados:

O QUE É A LGPD?

O principal fundamento da lei é proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade, e o livre desenvolvimento da personalidade dos cidadãos. Com isso, ela estabelece regras para todas as empresas que coletam, armazenam e compartilham dados pessoais de terceiros.

A base dos e-commerces são formadas por armazenamento de dados. A partir dos cadastros dos seus clientes, é possível destinar as ofertas personalizadas e fazer um contato mais próximo, por isso é uma das áreas que mais terá que se adaptar às novas demandas.

A lei prevê:

• respeito a privacidade dos internautas;
• escolha se deseja ou não receber tais informações sobre a empresa, produto ou serviços;
• liberdade de expressão, informação, comunicação e opinião;
• proteção contra a violação da intimidade, da honra, e da imagem do usuário;
• entre outras determinações.

Caso as empresas não se adequem às exigências da nova lei, elas terão que arcar com multa que podem a chegar até R$ 50 milhões de reais.

Mas para não chegar a isso, a lei incentiva que as organizações façam as alterações necessárias, que é basicamente informar como os dados serão utilizados e pedir permissão aos usuários para esse gerenciamento. Caso a pessoa não aceite os termos, ela vai rejeitar a solicitação e os dados dela não serão utilizados.

As redes sociais, principalmente o Facebook, atualizou a sua política de termos recentemente, se adequando às regras da lei. O texto explica as alterações no contrato e deixa claro a forma como a empresa trata os dados dos usuários.

Basicamente, essa é a iniciativa que os e-commerces, e qualquer outra empresa que utiliza a internet, terão que ter para se adaptar a LGPD. Mas não é tudo. Confira a seguir como a lei vai influenciar nas ofertas, vendas e na segurança do cliente no seu negócio!

COMO ISSO INFLUENCIA NAS MINHAS OFERTAS, VENDAS E SEGURANÇA DO MEU CLIENTE?

Bem, se antes qualquer pesquisa levava aos seus produtos, agora o cliente tem que permitir que a sua marca faça ofertas e sugestões a partir do que é procurado nos mecanismos de buscas.

Os e-commerces terão que atualizar a sua Política de Privacidade e os Termos de Condições de Segurança. Os dois itens devem apresentar com clareza como os dados são tratados e quais as medidas que o site toma para proteger as informações do consumidor.

O usuário deve permitir o uso dos rastreamentos de dados, assim como o cultivo das informações para outros fins, como o envio de promoções personalizadas ou sugestões de produtos da marca.

O que os gerenciadores deverão fazer diante da LGPD:

• Criar formulários para coletar consentimento: principal pilar da lei, por isso o e-commerce deve garantir que o cliente permitiu o uso dos dados e seu gerenciamento;
• Equipe para gerenciar os dados: como a privacidade é de extrema importância, vazamentos ou uso indevido das informações vão manchar o nome da marca, por isso os e commerces deverão investir em profissionais ou empresas para criar e gerenciar mecanismos de proteção dos dados, assim como para garantir a integridade de todos os usuários;
• Adotar novas estratégias de divulgação: se antes apenas um acesso bastava para ter acesso a uma gama infinita de informações, agora os clientes querem garantir a sua privacidade e chegar ao seu produto de forma natural. Para isso, as empresas devem aderir a novas estratégias de atração de clientes, sem desrespeitar seus direitos online;

ESTRATÉGIAS ALCANÇAR MEU PÚBLICO NA BLACK FRIDAY

Por fim, se a LGPD modifica a forma como as empresas têm acesso e utilizam os dados dos clientes, quais estratégias devo adotar para as minhas promoções?

O mundo virtual já alterou, e muito, a forma como o consumidor reage às marcas, a aprovação da LGPD só vem para garantir que o novo comportamento seja respaldado por lei.

Atualmente as estratégias de marketing digital tem sido a carta na manga das empresas que querem atingir seus clientes ideais de forma natural, convencendo-os a adquirir seus produtos e serviços sem invadir o espaço pessoal.

O artigo “Marketing para e-commerce: práticas e recursos para tornar sua marca relevante”, da Live eCommerce, pode esclarecer como funcionam as ferramentas do marketing digital e como você pode aplicá-las na sua empresa.

Para saber mais sobre as mudanças da LGPD e como os e-commerces serão afetadas por ela, acesse o site da Live eCommerce e fique por dentro das novidades!

Editorias: Informática  Internet  Negócios  Serviços
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce
Contato: Bruno Galdino Santana