Menos de um terço dos consumidores se sente seguro para fazer compras online durante a pandemia

A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, revela que apenas 29% dos usuários da Internet se sentem \"muito seguros\" ao fazer compras online, apesar do fato de 61% usarem o comércio online com mais frequência do que antes da pandemia causada pela COVID-19. A ESET analisa os serviços bancários e compras online em sua pesquisa sobre tecnologia financeira global (FinTech), para a qual entrevistou 10.000 consumidores no Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Japão e Brasil.

A ESET pediu que os usuários compartilhassem suas opiniões e experiências sobre compras e serviços bancários online, e as respostas revelaram até que ponto o e-commerce aumentou durante a pandemia. 61% dos usuários em todo o mundo declararam que estão comprando online com mais frequência do que antes da pandemia, aumentando para 70% na faixa etária de 25 a 34 anos. A pesquisa também mostra que o aumento das compras online veio para ficar, mesmo depois que a pandemia acabar; 40% dos consumidores esperam comprar mais online.

Por outro lado, os usuários não confiam o suficiente na segurança das transações que realizam na Internet: apenas 29% afirmaram se sentir \"muito seguros\", contra 16% que não se sentem \"seguros”. No entanto, 69% dos usuários acreditam que podem reconhecer um e-mail ilegítimo na forma de phishing, que imita uma das lojas online que costumam usar. Isso pode indicar uma maior percepção desses tipos de ataques. De acordo com a ESET, esses resultados mostram que ainda há um longo caminho a percorrer para proteger e gerar confiança do usuário, principalmente se o comércio online continuar a crescer, mesmo que não haja mais confinamento.

O banco online gera mais confiança
A confiança demonstrada pelos usuários dos aplicativos de banco é maior do que nas transações comerciais. 83% dos entrevistados globais admitem que gerenciam suas contas pela Internet, dos quais 24% o fazem exclusivamente de seus celulares. 39% dos usuários admitem que se sentem muito seguros, indicando que os bancos estão um passo à frente do varejo quando o assunto é segurança e confiança do consumidor.

“A COVID-19 limitou nossas interações pessoais de uma forma muito significativa. Por isso, ninguém se surpreende com a ascensão do comércio online”, afirmou Ignacio Sbampato, diretor de negócios da ESET. “No entanto, o que nos surpreendeu é que, previsivelmente, esse movimento continuará mesmo quando as restrições à mobilidade forem suspensas. Com isso em mente, estamos preocupados com o fato de que menos de um terço dos compradores negocia com confiança. Se não melhorarmos a conscientização sobre as medidas de segurança ao comprar online, os usuários continuarão a se considerar em risco ao fazer pagamentos. É essencial que compradores e empresas mantenham os dados com segurança durante todo o processo de compra. Proteger os consumidores é essencial e nossa missão como empresa de segurança cibernética é oferecer as tecnologias mais inovadora”.

Com relação à Proteção de Dados Pessoais, diversos tipos de regulamentações surgiram - locais, regionais e globais - que buscam garantir a integridade das informações de usuários e clientes e controlar a exposição dos dados.

Para descobrir quais regulamentos se aplicam em cada país e como cumpri-los, a ESET convida você a visitar o site:

Para saber mais sobre segurança da informação, acesse o portal de notícias da ESET: http://www.welivesecurity.com/br/

Editorias: Informática  Internet
Empresa: aboutCOM