Campanha troca latas de aço por crédito no transporte público

Para incentivar a reciclagem de lata de aço pós-consumo, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), a Prolata e a Triciclo Soluções Sustentáveis promovem a ação “Dê passagem para a natureza, que ela retorna para você”. Celebrando o Dia da Natureza (4 de outubro), a iniciativa consiste na instalação de Retorna Machine na estação Brás do Metrô e da CPTM, na estação República do Metrô e no Terminal Metropolitano Jabaquara (EMTU).

O Retorna Machine funciona como um programa de fidelidade. Na medida em que o usuário deposita suas embalagens nas máquinas de venda reversa, adquire os “pontos triciclo”, que podem ser trocados por diversos benefícios. Na campanha “Dê passagem para a natureza, que ela retorna para você”, os usuários que depositarem embalagens de aço pós consumo nas Retorna Machines mencionadas podem trocar os pontos triciclo por crédito no Bilhete Único, no Cartão EMTU ou no Cartão BOM.

Cada embalagem de aço depositada nas Retorna Machines equivale a 10 pontos triciclo. Podem ser entregues latas de aço de tintas, alimentos e bebidas, entre outras. Os 10 passageiros que mais reciclarem em cada uma das estações serão bonificados com crédito extra equivalente a três passagens, isto é, com 3.780 pontos triciclo.

Toda pontuação gerada nesta campanha será em igual valor concedida para a Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho, instituição de acolhimento para crianças e adolescentes na zona sul de São Paulo. Ou seja: se forem coletados o equivalente a 10.000 pontos triciclo durante a campanha, a Triciclo concederá 10.000 pontos para a Casa do Zezinho.

“Estimular o cidadão a incluir em sua rotina o hábito de reciclar e ainda ter benefícios é uma das missões da Triciclo”, ressalta Felipe Cury, CEO da empresa. “A destinação das embalagens de aço pós-consumo em pontos de entrega voluntária (PEVs) – caso das Retorna Machines – facilita a coleta e a destinação correta das latas, que são 100% recicláveis”, destaca Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e diretora da Prolata.

Como participar?

Até 7 de outubro, as Retorna Machines estão localizadas na área livre da Estação Brás da CPTM, na plataforma de embarque da Estação República da Linha 4-Amarela sentido São Paulo-Morumbi e na entrada do túnel do Terminal Metropolitano da EMTU (Rua Nelson Fernandes, s/n).

Além da campanha, há Retornas Machines espalhadas pela cidade. Para participar, basta criar uma conta pelo site, pelo aplicativo Triciclo (basta baixa-lo na Google Play ou na Apple Store) ou em uma Retorna Machine, encontrar o local mais próximo, depositar a embalagem pós-consumo, atribuir os pontos triciclo pelo app ou site e trocá-los pelos benefícios.

Sobre a Prolata
A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente
Empresa: Press a Porter