E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Lata amassada não prejudica qualidade dos produtos
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

A maioria dos brasileiros acredita que alimentos conservados em latas de aço amassadas podem representar algum risco à saúde e deixam de comprar, promovendo, assim, um desperdício de produtos que poderiam ser consumidos sem problema algum. A Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) quebra esse mito e esclarece: a lata de aço tem uma película interna elástica que não se rompe e que se molda à embalagem sem prejudicar a qualidade dos alimentos.

Há mais de 40 anos, as latas de alguns alimentos – como os derivados do tomate, que são mais ácidos – eram revestidas com uma película rígida de verniz que não permitia o contato do alimento com o aço. Quando a lata sofria algum choque e se amassava, esta película, por ser rígida, se rompia, permitindo o contato do alimento direto com o aço da embalagem, causando alteração na aparência e no gosto do alimento.

Com a evolução da tecnologia na produção de embalagens de aço, a película deixou de ser rígida e se tornou flexível. Essa mudança garante que o alimento não entre em contato com o aço nem quando a lata está amassada, não desprendendo resíduo do aço.

São muitas as vantagens do consumo de enlatados. Além de garantir segurança na alimentação, as latas representam uma opção sustentável, pois preservam 100% o sabor e todas as características nutricionais dos alimentos. A lata de aço é ainda capaz de preservar os alimentos por mais tempo, com vida de prateleira variando de 12 a 60 meses. Sendo 100% recicláveis, as latas de aço podem ser recicladas infinitamente.

Lata estufada x lata amassada
“É importante para o consumidor saber diferenciar a lata amassada - que não representa risco algum para a saúde - da lata estufada, que pode conter algum tipo de microorganismo devido ao mau processamento e que deteriora o alimento dentro da lata. A contaminação não é causada pela lata, mas por uma característica do próprio alimento/processamento”, explica a engenheira de alimentos Thais Fagury, presidente da Abeaço.

Sobre a Abeaço
Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site http://www.abeaco.org.br.

Editorias: Alimentos  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Press a Porter  
Contato: Rosa Pellegrino  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.